>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

RABANADA - RECEITA ESPECIAL DE NATAL

- Rabanada –
           Receita Especial de Natal

A rabanada é um prato de origem portuguesa que costumava ser servido na ceia de Natal. As pessoas decidiram aproveitar, de maneira criativa, os restos de pão duro, que a maioria jogava fora. O prato recebe nomes diferentes em outros estados do Brasil.
Lá na terrinha, o doce é conhecido como "fatia de mulher parida".
No nordeste do Brasil, a rabanada é chamada de "fatia parida".


Rabanada de leite 
Ingredientes:
Pão para rabanada (você encontra em quase todas as padarias, especialmente no fim do ano. Compre uma bisnaga grande, porque fica mais fácil de fatiar)
Leite para molhar os pães (não posso te falar a quantidade porque não sei quanto pão você vai comprar!)
Ovos para passar os pães (também depende da quantidade de pão)
Óleo para fritar a rabanada (se você não for cozinhar para um batalhão, te garanto que uma garrafa dá!)
Açúcar para adoçar o leite e para polvilhar a rabanada
Canela para polvilhar também
Modo de preparo:
Corte o pão para rabanada em cortes diagonais, para as fatias ficarem maiores, (3cm!) Não corte grossão porque senão a rabanada vai ficar toda seca por dentro. Se ficar muito fina, vai ficar meio mole…
Em uma vasilha, coloque o leite e adoce bem! É gostoso bem docinho, mas não é pra melar demais, ok?! Em outra vasilha, vão os ovos. Pode colocar logo uns 4 (o ovo todo, com a clara e a gema. E não é para bater, só fure as gemas e misture bem).
Para fritar, use uma frigideira grande, se tiver. Caso não tenha, escolha a sua panela mais larga. Encha com óleo até uma altura que seja maior que a metade das fatias de pão, mas que não cubra a fatia toda.
Uma dica: se couberem 4 rabanadas na sua panela, faça todo o processo de 4 em 4 fatias. Se couberem 3, faça de 3 em 3… Vou explicar como se fossem 4.
Ligue o fogo para esquentar o óleo. Enquanto isso, coloque as fatias no leite, uma por uma. Depois, vá virando cada uma, na ordem que você colocou. Depois, na mesma ordem, vá tirando as fatias e passando para a vasilha com o ovo. Dê uma espremidinha de leve para não ficar com muito leite, na hora de tirar. Depois de colocar as 4 fatias no ovo, vire-as, também na ordem que você as colocou. Ainda na mesma ordem, leve-as para a panela para fritar. O óleo tem que estar quente para começar, depois mantenha em fogo médio. Para saber a hora de virar a rabanada na panela, veja se ela está bem dourada. Frite dos dois lados e, quando tirar, coloque-as em uma travessa forrada com papel toalha, para escorrer o óleo.
Repita o processo até acabarem os pães. Depois de fritar tudo, polvilhe a mistura de açúcar e canela sobre a rabanada. Essa mistura é simples: em uma vasilhinha, misture açúcar e canela a seu gosto, só não deixe ficar muito branco! Se quiser, pode preparar uma vasilha com o açúcar e canela e passar cada rabanada como você faz com o brigadeiro no granulado.

Rabanada de vinho
É a mesma coisa da receita de leite, só troque o leite por vinho tinto. Adoce o vinho, igualzinho você fez com o leite.
Já sei o que você está se perguntando: que diabo de vinho eu compro??? Pode ser qualquer vinho suave ou de mesa. Até Sangue de Boi serve! Rs!… Leia no rótulo o tipo de vinho, não tem mistério!
A conservação da rabanada é importante, muita gente deixa para fora da geladeira vários dias. Não pode… Se você fez hoje, ainda dá para ficar fora até amanhã de noite. Se ainda sobrar, guarde na geladeira! Se você não gostar de comer a rabanada gelada, dê uma aquecidinha no microondas.
Espero que você aproveite esta receita super simples para se aventurar na cozinha neste Natal! 
(Fonte: www.socorronacozinha.wordpress.com)


Rabanadas da Suzana Vieira
Ingredientes
- Pão amanhecido cortado em fatias
- Leite desnatado para umedecer
- 2 ovos batidos (use os que contem menos colesterol)
- Óleo (para fritar)
- Açúcar misturado com canela a parte
Modo de Preparo
Umedeça as fatias de pão no leite. Tire o excesso com as mãos, passe nos ovos e frite em óleo bem quente. Deixe escorrer no papel-toalha. Deixe o açúcar com canela a parte para quem desejar.
Pulo do Gato: Teste a temperatura do óleo com um palito de fósforo


Rabanada Salgada
Ingredientes
2 pães de rabanada
1/2 litro de leite
2 ovos
300 gramas de queijo parmesão ralado grosso
orégano a gosto
1 pitada de sal
500 gramas de margarina
Modo de Preparo
Corte o pão amanhecido em fatias de aproximadamente 3 cm. Mergulhe o pão no leite rapidamente, não deixe molhar demais). Em seguida, bata ligeiramente os ovos com um garfo e passe os dois lados do pão nesses ovos. Em outro recipiente, misture o queijo, o sal e o orégano e passe o pão, de forma que cubra todos os lados do pão.
Em uma frigideira, antiaderente, coloque duas colheres cheias de margarina, fogo brando,coloque duas ou três fatias de pão e deixe dourar todos os lados. Vá acrescentando mais margarina sempre que colocar mais pão na frigideira.
Pulo do Gato: A primeira remessa da fritura, costuma grudar um pouco, por isso o fogo deve ser bem baixo, depois vai regulando de acordo com o seu fogão. A rabanada não pode ficar muito mole.



Versão da Wikipedia


A rabanada nasceu de restos de pães duros e que a maioria das pessoas jogava fora. Na França a Rabanada é chamada de Pain perdu.

A rabanada é uma fatia de pão de trigo (normalmente cacete) que, depois de molhada em leite, vinho (no Minho usa-se Vinho Verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, é passada por ovos e frita.

As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar ou mel. Outrora, a palavra rabanada era apenas utilizada para norte do rio Mondego e à mesma sobremesa atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida.
No Brasil é um prato típico da ceia de natal, sendo raramente consumido fora dessa data.
Fonte(s):

Rabanadas - 1

Ingredientes e Preparo:

  • 8 pães franceses amanhecidos (duros) --
  • 1 litro de leite de vaca;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 8 ovos;
  • 4 colheres (sopa) de maisena (amido de milho);
  • 4 pitadas de sal;
  • Manteiga light e óleo de soja;
  • Canela;
  • 5 colheres (sopa) de açúcar;
  • Amêndoas para decorar.
Preparo:
  1. Corte os pães em fatias de 1 (um) centímetro.
  2. Junte o leite de vaca ao leite condensado e mergulhe o pão nessa mistura para amolecer.
  3. Bata as claras em ponto de neve, adicione as gemas e continue batendo até obter uma mistura homogênea.
  4. Acrescente a maisena e o sal e bata até ficar cremosa.
  5. Envolva as fatias de pão nesse creme e, numa frigideira com um pouco de manteiga e óleo, frite-as, virando para dourar dos dois lados.
  6. Junte canela ao açúcar até ganhar cor de chocolate e passe nele as rabanadas.
  7. Após, empilhe numa vasilha as rabanadas em forma de pirâmide (para ficar bonito) e decore com algumas amêndoas por cima das rodelas das rabanadas.
  8. Rendimento: Mais ou menos 40 fatias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário