>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 4 de maio de 2011

05/05/2011 - quinta-feira* - DIA DA FESTA DO DRAGÃO NA CHINA


05/05/2011 - quinta-feira*   
Dia da Festa do Dragão na China - Neste festival, os chineses festejavam a artemísia, erva sagrada na China, no Brasil conhecida como erva de São João.

Magia: Coloque folhas desta erva dentro de uma boneca de pano e pendure-a na porta de casa hoje para afastar as energias negativas.  Para despertar o poder do dragão em sua vida, leve-o para casa em uma representação.  As representações chinesas e de fantasia medieval costumam ser as melhores. Ele é muito usado também para proteção contra energias negativas e pode ser usado como pingente, decoração ou amuleto. Consagre-o em noite de lua cheia ou crescente e cerque-o de cristais, meditando sobre as qualidades que ele possui e você gostaria de empregar em seus objetivos. Avise-o também de que deve proteger sua família, negócios ou lar. Ele é sempre um ser muito atento, mas não o engane com intenções malignas. Ele saberá reconhecer uma malícia e cobrará o preço.  (fonte: http://bruxaguinevere.blogspot.com)

Dia Nacional das Comunicações - para comemorar o nascimento do Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de 2 mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso País.
O Marechal Rondon era descendente de índios, destacado militar, sertanista e geógrafo brasileiro.

Dia de Rondon - O Marechal Rondon foi um incansável defensor dos povos indígenas do Brasil, ficou famosa a sua frase: "Morrer, se preciso for; matar, nunca. - Faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, com quase 93 anos.


Dia da Arma de Comunicações - Comemorado no Exército brasileiro, para marcar a data do Nascimento do militar e sertanista brasileiro, Cândido Mariano da Silva Rondon ou simplesmente Marechal Rondon, que veio ao mundo em 05/05/1865 e é tido como patrono da Arma de Comunicações do Exército do Brasil.  


Dia da Língua Portuguesa e da Cultura - comemorado em todo o espaço lusófono e instituído em 2005 pela CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e que conta com Guiné Equatorial, Maurícia e Senegal na condição de observadores. (fonte: www.olocutor.com)  

Dia Internacional da Parteira - instituído pela Organização Mundial da Saúde e apoiado por entidades de defesa das mulheres por todo o mundo. Mesmo tratando-se de um direito constitucional assegurado, boa parte das mulheres não tem acesso real à assistência institucional ao parto. Comunidades rurais na sua maioria vivem em situação de isolamento, por isso o trabalho da parteira torna-se indispensável nessas comunidades.

Dia Mundial de Higienização das Mãos -  O Dia Mundial de Higienização das Mãos foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com pesquisas, o simples gesto reduz em 50% o índice de mortes por diarreia e em 25% as por infecções respiratórias, e são mais eficientes do que prevenção por meio de vacinas ou intervenções médicas. Além disso, pesquisas mundiais apontam que 40% das pessoas não lavam as mãos depois de ir ao banheiro. Lavar as mãos é um hábito simples que previne doenças e reduz infecções. Assim, promove a segurança não só de pacientes e profissionais da saúde, mas também de toda a população.

Dia Nacional de Luta dos Estudantes de Farmácia pela Saúde ou "Dia Nacional do Uso Correto de Medicamentos" - Comemorado por alunos e professores de cursos de farmácia no Brasil, conforme diretriz da Enefa  (Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia) e do MEF (Movimento Estudantil de Farmácia), com muitas orientações sobre medicamentos para o público em geral.  (fonte: www.olocutor.com)  

Dia Nacional dos Líderes Comunitários  - comemorado no Brasil, conforme Lei nº 11.287 de 27/03/2006.

Aniversariantes 05 de maio (amigos do Orkut e Facebook)  

- Ariene Santos
- Maria Luiza Souza
- Renata
- Sylmara Tamagnini 
- Nega
- Elisabete Débora
- Nelson Moreira
- Letícia e Sérgio 
- Bianca de Araújo Laurianol

Aniversariantes 05 de maio (menos famosos)


1818 – KARL MARX, filósofo e teórico político alemão (Morreu em 1883).

Karl Marx


 KARL HEINRICH MARX
Nascimento: 05/05/1818, Téveris, Trier, margens do rio Mosela, fronteira com a Prússia Renana (atual Alemanha)
Falecimento: 14/03/1883, Londres, Inglaterra
Causa: Pleurisia
Politico e cientista social, historiador e revolucionário.
"Os filósofos não tem feito outra coisa se não interpretar o mundo de diferentes maneiras: o importante é transformá-lo."  (fonte: http://www.projetovip.net/0505.htm)

1865 – MARECHAL RONDON, militar e sertanista (Morreu em 1958).

Marechal Rondon

 CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON
Nascimento: 05/05/1865, Morro Redondo, Mato Grosso, Brasil
Casamento: Francisca Xavier (1892): 7 filhos
Falecimento: 19/01/1958, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Militar (Marechal, 1955), sertanista, geógrafo e professor, por 23 anos desbrava o norte do país, realizando levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e linguísticos, além de estabelecer relações cordiais com dezenas de tribos indígenas; Major do Copor de Engenharia, chefia várias missões para instalar linhas telegráficas no interior, principalmente a linha Cuiabá-Santo Antonio da Madeira (1907 a 1915); funda o SPI (Serviço de Proteção ao Índio) em 1911; preso pelos getulistas, é o autor do projeto do Parque do Xingu (1952); indicado ao Nobel da Paz (1957) ).(fonte: http://www.projetovip.net/0505.htm)


Tyrone Power

 TYRONE EDMUND POWER JRNascimento: 05/05/1914, Cincinati, Ohio, Estados Unidos
Filiação: Tyrone Power e Patia Riaume
Casamento: Annabella (23/04/1939 a 26/01/1948, divórcio); Linda Christian (27/01/1949 a 07/08/1956, divórcio): filhos Romina Francesca (02/10/1951) e Taryn (13/09/1953); Debbie Ann Minardos (07/05/1958 a 15/11/1958, sua morte): filho Tyrone William Power IV (22/01/1959)
Falecimento: 15/11/1958, Madrid, Espanha
Causa: Ataque cardíaco
Ator cinematográfico (estréia em "School for Wives", 1925); na II Guerra Mundial, após o bombardeio de Pearl Harbor, alista-se nos fuzileiros e é piloto de transporte de material e feridos em Iwo Jima e Ikonawa; destaca-se em "Jesse James" (1939), "Blood and Sand" (1941), "The Black Rose" (1950), etc; último filme: "Salomon and Sheba" (1959, "Salomão e a Rainha de Sabá", não creditado); tem uma estrela na Calçada da Fama (6743 Hollywood Boulevard). (fonte: http://www.projetovip.net/0505.htm)

1917 – DALVA DE OLIVEIRA, cantora (Morreu em 1972).

Dalva de Oliveira

 VICENTINA PAULA DE OLIVEIRA
Nascimento: 05/05/1917, Rio Claro, São Paulo, Brasil
Casamento: Herivelto Martins (1936 a 1950): filho Pery Ribeiro
Falecimento: 31/08/1972, 17:15 h, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Hemorragia no esôfago
Cantora popular e atriz cinematográfica (estréia em "Samba em Berlim", 1943) radicada no RJ; destaca-se com samba-canções como "Ave-Maria", "Bandeira Branca", "Errei Sim", etc; no TRIO DE OURO, participa de chanchadas como "Pif-Paf" (1945), "Fogo na Canjica" (1948), "Pra Lá de Boa" (1949), etc; Rainha do Rádio (1951).(fonte: http://www.projetovip.net/0505.htm)



1918 – DINO 7 CORDAS, violonista brasileiro (Morreu em 2006).



1927 – DIVALDO PEREIRA FRANCO, médium psicógrafo e palestrante

1946 – BETH CARVALHO, sambista

1954 - CHITÃOZINHO, cantor  

1975 – WILSON SIDERAL, cantor

ANJO DO DIA:
Categoria: VIRTUDES

Príncipe: RAFAEL
Pessoas críticas e um pouco introspectivas pela necessidade em analisar tudo mentalmente. Práticas organizadas, têm grande poder de observação. São pouco expansivas, mas quando mostram-se carinhosas, são delicadas e gentis, adorando fazer surpresas. Analisam os fenômenos místicos estudando e pesquisando em várias fontes para tirar suas próprias conclusões. Seu lema é "ver para crer". Para viverem tranqüilas, necessitam de um lugar calmo e sem complicações. Em nome de sua paz de espírito e privacidade, são capazes de sacrificar tudo o que já conseguiram, afastando-se para começar de novo. Inteligência aguda, voltada para a realidade concreta, têm tendência à solidão, mas gostam de companhia, desde que não sejam incomodadas em suas coisas íntimas ou em sua privacidade. Suas decisões são acertadas e construtivas.
47º Gênio - ASALIAH (05/Mai - 17/Jul - 28/Set - 10/Dez - 21/Fev) - SALMO 104 –
Este anjo ajuda a ter conhecimento sobre as Leis de Deus e elevará consciência até Ele. Ajuda a descobrir a verdade nos processos e atingir os objetivos e metas construtivas. Facilita a compreensão em contemplar as coisas divinas representadas na natureza. Quem nasce sob esta influência terá caráter agradável e conseguirá se destacar devido a seu enorme carisma. Justo por excelencia, incorruptível e de fé elevada, a verdade será uma constante em suas atitudes. Dinâmico, vive seu dia-a-dia de maneira espetacular, aproveitando cada segundo para realização imediata de cada idéia que surge. Não lhe agradam as confusões, principalmente as de ordem sentimental. Seu bom gosto poderá ser notado desde a casa bem mobiliada, com conforto, até suas roupas de boa qualidade. Profissionalmente, poderá fazer sucesso como empresário, desenhista, cirurgião ou qualquer atividade onde a firmeza e destreza das mãos seja importante. Dotado de facilidade para se expressar, poderá ser um grande orador ou ótimo professor. Gênio Contrário: domina a ação imoral e escandalosa, os escândalos públicos e os sistemas perigosos. A pessoa sob a influência deste gênio contrário poderá ser permissivo, propagador de sistemas ilusórios, envolver-se em amores múltiplos, praticar crime sexual e violência no ato de amar(fonte: comamor)

IN MEMORIAM:

Napoleão Bonaparte

 NAPOLÉON BONAPARTE
Nascimento: 15/08/1769, Ajáccio, Córsega (então francesa); devido à descendência italiana, o sobrenome era grafado "Bounaparte" (o "u" foi retirado em 1796, para torná-lo "mais francês")
Filiação: Carlo Bonaparte e Laetizia Ramolino
Casamento: Josefina Tascher de la Pagerie (1796) e Maria Luisa, Arquiduquesa da Áustria (1810; filho: Napoleão II, 20/03/1811); outros filhos: Carlos, Conde de Léon (1806, com Éléonore Denuelle de la Plaigne) e Alexandre, Conde Walewski (1810, com Marie Laczinska, Condessa Waleska)
Falecimento: 05/05/1821, 17:49 h, prisioneiro dos ingleses (há 16 anos), ilha de Santa Helena
Causa: Câncer no estômago (pesquisas recentes levantam a possibilidade de envenenamento gradual por arsênico branco)
Militar (um dos maiores estrategistas da História); forma-se na Escola Militar em 42* lugar, numa turma de 58 alunos; General (1793), invade o Egito (1798), onde profere a célebre exclamação: "Do alto destas pirâmides, 40 séculos vos contemplam";; Primeiro Cônsul (1799, após golpe de Estado) e Imperador (18/05/1804); vence a Batalha de Austerlitz (02/12/1805 - a "Batalha dos 3 Imperadores"); invade Portugal (1807) e Espanha (1808); chega a dominar 2/3 do globo, ficando conhecido como "Grande Corso"; perde a última batalha em Waterloo (18/06/1815), Bélgica; tinha apenas um testículo.
Últimas palavras: “France, armeé, teté l'armeé, Joséphine..." ( "França, o Exército, Josefina..." ); referenciando em ordem o que mais amava
"Em Política, um absurdo não é um obstáculo". (http://www.projetovip.net/0505.htm)  



  • 1994 - MÁRIO QUINTANA, CONSIDERADO "O POETA DAS COISAS SIMPLES"


  • Mário de Miranda Quintana   nasceu em Alegrete, em 30 de julho de 1906 e morreu em Porto Alegre em 05 de maio de 1994. Foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. 
    Considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia, pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida. Traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universal, entre elas Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust. 
    Em 1940, ele lançou o seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira, que recita o poema Quintanares, de sua autoria, em homenagem ao colega gaúcho. No mesmo ano ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano.
    Em 1976, ao completar setenta anos, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governo do estado do Rio Grande do Sul.
    Em 1980 recebeu o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto da obra. 
     Monumento a Mário Quintana (dir) e Carlos Drummond de Andrade,
    na Praça da Alfândega de Porto Alegre, obra de Francisco Stockinger
    FRASES:
    - “Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro”.
     Mário Quintana
    - “A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda”.
    Mário Quintana
    - ”Não te irrites, por mais que te fizerem...
    Estuda, a frio, o coração alheio.
    Farás, assim, do mal que eles te querem,
    Teu mais amável e sutil recreio”...
    Mário Quintana
    CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA
    (antigo Hotel majestic, em Porto Alegre)

  • SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL,   É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
    - CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                        DOMÊNICO
    "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!



  • Orkut (perfil II): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=12284695624417393699
    Facebook: Vanisa Razuk



  • Um comentário: