>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CRECHE NOTURNA JÁ FUNCIONA EM MONGAGUÁ

Primeira creche noturna já funciona em Mongaguá

Cidade é a segunda da Baixada Santista a disponibilizar o serviço

As mães de Mongaguá que trabalham ou estudam no período noturno e não tinham com quem deixar os filhos menores de 3 anos, agora já podem ficar tranquilas. Desde o último dia 10, funciona em Mongaguá a creche noturna, na creche Vila Atlântica (Avenida Costa e Silva, 570). A única Cidade da Baixada Santista a disponibilizar o serviço no período noturno além de Mongaguá é São Vicente.

Atualmente são matriculadas 46 crianças, mas a capacidade é de 60. O serviço noturno acontece das 18 às 23 horas, de segunda a sexta-feira. “Não são todas as 46 que frequentam diariamente. Nossa média diária é de 17, 20 crianças. Tem criança que vem, por exemplo, dois dias na semana, quando a mãe tem curso”, explicou a diretora Viviane de Lucena Batista. “Só pelo fato de podermos proporcionar que as mães terminem os estudos, já é válido”, continuou.

Esse é o caso de Elizangela Oliveira dos Santos, que ficou dois anos sem estudar, para cuidar do filho, Gustavo, de 1 ano e 4 meses. “Não tinha ninguém para ficar com ele. Se não fosse a creche, iria desistir dos estudos”.


As crianças jantam por volta das 17h15, com direito à sobremesa saudável, como mamão e salada de frutas. Os menores também tomam mamadeira antes de ir para casa. À noite, além da diretora, trabalham no local três pajens, uma merendeira e uma servente.

A merendeira Noraneide Nonato conta que ganhou uma neta na creche noturna. “A Ana Carolina (3 anos) só me chama de ‘vó’. Todos acham que devo parecer a avó dela”.

A diarista Filomena Cícera dos Santos sentiu o alívio no bolso quando foi lançada a creche noturna. “Antes precisava pagar alguém para ficar com a Ana Luiza até a hora que eu chego do trabalho, o que apertava um pouco o orçamento. Agora pelo menos consigo economizar”, comemorou. “Além disso, todas as funcionárias são maravilhosas”, completou.

Algumas crianças ficam apenas durante parte do período noturno, como o pequeno Davi, 2 anos e 9 meses, portador de paralisia cerebral, que fica até às 21 horas. Quem vai buscá-lo normalmente é o pai, David Napoleão de Carvalho. “A iniciativa é boa, ajuda bastante. Se não tivesse a creche noturna, ele teria que ficar com meu pai”, disse.

Exigências - Para conseguir uma vaga, a mãe ou responsável precisa apresentar, na Diretoria de Educação (Avenida São Paulo, 2050, Centro) documentos que comprovem que estuda ou trabalha à noite. “Vamos entrar em contato com a escola ou o empregador a cada dez ou 15 dias para nos certificarmos sobre a frequência da mãe”, informou a coordenadora das creches, Márcia Tamagnini.

“A creche noturna é uma solicitação antiga do prefeito Paulinho (Paulo Wiazowski Filho), que conseguimos implantar agora, com muita satisfação”, afirmou a diretora de Educação, Maria Marta Soares.

Estrutura – A creche Vila Atlântica é formada por uma sala de aula, dois berçários, dois maternais e duas brinquedotecas. No período diurno, 169 crianças utilizam os serviços. Toda colorida, com brinquedos e decoração nas paredes, a creche recebeu, em outubro último, 32 berços. Segundo a diretora da unidade de ensino, em breve será construída uma bancada de apoio para banheiras.
(fonte: Prefeitura de Mongaguá/Imprensa - fotos: Jonas de Moraes)

MATÉRIA ENVIADA POR:
    DOMÊNICO

Um comentário:

  1. Essa diretora, além de muuuito competente, é um exemplo de simpatia, humildade, simplicidade e bom humor. Fico tranquila em deixar minha pequena em suas mãos todos os dias.Viviane Lucena é a ALMA da CRECHE VILA ATLÂNTICA. Parabéns pela escolha, Paulinho!

    ResponderExcluir