>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

*17/02/2011 - quinta-feira* - DIA DO FESTIVAL DE QUIRINALIA

*17/02/2011 - quinta-feira*
Dia do Festival de Quirinalia -  realizado em honra de Quirino, que era venerado na Mitologia Romana como deus precoce do estado romano - comemora-se a morte de Rômulo e sua ascensão como Quirino.
Na  mitologia romana,  Quirino foi um antigo deus que representava o Estado Romano. Seu nome viria de quiris, que significa "lança". Outra teoria propõe que seria derivado de co-viri ("homens juntos"); na medida em que ele personificava a força militar e econômica do populus romano coletivamente.
A esposa de Quirino era Hora. Na arte, era representado como um homem  com barba e com roupa  religiosa e militar.
História
Acredita-se que Quirino tenha sido originalmente um deus da guerra sabino. Os sabinos tinham uma colônia próxima ao local onde Roma foi fundada, e ergueram um altar ao deus no Monte Quirinal, uma das Sete Colinas de Roma. Quando os romanos povoaram a região, acabaram por absorver o culto de Quirino ao seu sistema de crenças arcaico - anterior à influência grega - e, ao fim do século I a.C,  Quirino já era considerado como sendo Rômulo deificado.


Legado
Séculos depois da queda do Império Romano, o monte Quirinal, em Roma, permanece associado com o poder - tendo sido escolhido como a sede da casa real, após a tomada da cidade pelos Savóia, e posteriormente como a residência dos presidentes da República Italiana, o Palácio do Quirinal.(foto) (fonte: wikipedia)


Aniversariantes 17 de fevereiro – (amigos do Orkut e Facebook): 
. Dr. Paulo Roberto F. de Oliveira
. Guilherme Moreno (Bloco do Avestruz)
. Rosana Arbex
. Maria Helena
. Vilma Ríspoli Straforini
. Mônica Schimidt
. Suellen Cristina
. Alessandra Cabral
. Vereador Sílvio Itaóca
Aniversariantes 17 de fevereiro - (menos famosos): 
1943 – Fernando Gabeira, jornalista, ex-guerrilheiro e político brasileiro.
1951 – Amado Batista, cantor e compositor brasileiro.
1953 - Peninha, compositor e cantor brasileiro.
1973 – Elaine Bast, jornalista brasileira.
1981 – Paris Hilton, atriz, modelo, cantora e empresária norte-americana.
1982 - Adriano, futebolista brasileiro, apelidado de O Imperador.
1987 – Ísis Valverde,  atriz brasileira.

ANJO DO DIA: 
Categoria: VIRTUDES
Príncipe: RAFAEL
Pessoas críticas e um pouco introspectivas pela necessidade em analisar tudo mentalmente. Práticas organizadas, têm grande poder de observação. São pouco expansivas, mas quando mostram-se carinhosas, são delicadas e gentis, adorando fazer surpresas. Analisam os fenômenos místicos estudando e pesquisando em várias fontes para tirar suas próprias conclusões. Seu lema é "ver para crer". Para viverem tranqüilas, necessitam de um lugar calmo e sem complicações. Em nome de sua paz de espírito e privacidade, são capazes de sacrificar tudo o que já conseguiram, afastando-se para começar de novo. Inteligência aguda, voltada para a realidade concreta, têm tendência à solidão, mas gostam de companhia, desde que não sejam incomodadas em suas coisas íntimas ou em sua privacidade. Suas decisões são acertadas e construtivas.
43º Gênio - VEULIAH(01/Mai - 13/Jul - 24/Set - 06/Dez - 17/Fev)- SALMO 87
Este anjo destrói as forças dos inimigos e liberta os escravos, as pessoas deprimidas ou com vícios. Influencia na prosperidade das empresas e fortifica os que ocupam posição de destaque. Quem nasce sob esta influência tende a ter um comportamento íntegro. Utiliza idéias modernas e ações estratégicas, para aprimorar seu trabalho e consolidar sua posição. Observa cuidadosamente cada caminho, antes de dar o primeiro passo. Terá acúmulo de conhecimento, adquirido a custa de muito trabalho. Será nobre e sincero e altruísta em seus relacionamentos. Profissionalmente, poderá fazer sucesso como empresário, político, cientista ou em qualquer atividade relativa a medicina. Gênio Contrário: domina a discórdia entre patrão e empregado ou entre sócios, a destruição de empresas, a catástrofe, a ruína, os acidentes, o apetite insaciável, o egoísmo sem limites, o dogmatismo, as intrigas e os maus conselhos. (fonte: comamor)
 
IN MEMORIAM:
 
MOLIÈRE
Nascimento: 15/01/1622, Paris, frança
Falecimento: 17/02/1673 – Paris, França.
Foi um dramaturgo além de ator, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Molière usou as suas obras para criticar os costumes da época. É considerado o fundador indireto da Comédie-Française. Dele, disse Boileau: Dans le sac ridicule où Scapin s'enveloppe je ne reconnais plus l'auteur du Misanthrope - ("No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo"). Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.
(saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moli%C3%A8re
 

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
Nascimento: 12/01/1746, Zurich, Suíça
Falecimento: 17/02/1827, Brugg, Suíça
Professor, escritor e filósofo, reformulador dos métodos educacionais e criador do aprendizado intuitivo.
Pestalozzi, o teórico que incorporou o afeto à sala de aula - Para o educador suíço, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança
(imagem: Pestalozzi com seus órfãos)
Para a mentalidade contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à cabeça quando se fala em ciência, método ou teoria. Mas o afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Nenhum deles deu mais importância ao amor, em particular ao amor materno, do que o suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).
Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. "Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação", diz a escritora Dora Incontri, uma das poucas estudiosas de Pestalozzi no Brasil.
A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador suíço não concordava totalmente com o elogio da razão humana. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral – isto é, encontrar conscientemente, dentro de si, a essência divina que lhe dá liberdade. "Pestalozzi chega ao ponto de afirmar que a religiosidade humana nasce da relação afetiva da criança com a mãe, por meio da sensação de providência", diz Dora Incontri. (saiba mais:
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/teorico-incorporou-afeto-sala-aula-423096.shtml?page=3)


PIXINGUINHA - ALFREDO DA ROCHA VIANA FILHO
Nascimento: 23/04/1897, BrasilFalecimento: 17/02/1973, Rio de Janeiro, BrasilCausa: Infarto
Músico (flauta e saxofone), arranjador, compositor e maestro, cria o jeito brasileiro de orquestrar; primeira composição: chorinho "Lata de Leite" (1911); funda o grupo "Os 8 Batutas", que se apresenta internacionalmente; autor de "Carinhoso" (1927), etc; espalha o ritmo do choro em todo o país e escreve cerca de 2.000 músicas (a maioria ainda inédita e sem letra). (fonte:
http://www.projetovip.net/0217.htm)


MONSUETO CAMPOS DE MENESES
Nascimento: 04/11/1924, Favela do Pinto, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 17/02/1973, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer no fígado
Músico (baterista e percursionista), cantor, compositor e ator comediante de TV e cinema (14 filmes - 11 brasileiros); primeira gravação de sucesso: "Me Deixe em Paz" (1952); autor de sucessos como "Mora na Filosofia", "Me Deixa em Paz", etc; apresenta-se na América, Europa e África em grupos de samba e cabrochas; atua em filmes como "Treze Cadeiras" (1957), "Na Corda Bamba" (1958), "Quem Roubou meu Samba", etc; deixa inacabado o filme "O Forte"; pintor primitivista (anos 1960). (fonte: http://www.projetovip.net/0217.htm)


   
SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

  • “Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas”  (Luis Fernando Veríssimo).
    Facebook: Vanisa Razuk

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário