>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FELIZ ANO NOVO CHINÊS - ANO DO COELHO

Feliz Ano Novo Chinês!

deldebbio | 3 de fevereiro de 2011


Celebra-se no dia da primeira lua nova – é nesse dia que começa o primeiro mês do calendário tradicional chinês. A festa é feita de fogos de artifício, alegria nas ruas e muitas atividades tradicionais, como as romarias, recepção aos deuses, jantares em família seguidos de visitas aos amigos para desejar felicidade, feiras e festas de lanternas.
Feliz ano Novo Chinês!

(fonte: http://www.deldebbio.com.br/index.php/2011/02/03/feliz-ano-novo-chines/)







 
A partir de hoje o Coelho é rei. Na China, bem entendido. Hoje é o primeiro dia do Ano Novo chinês, também conhecido como Festa da Primavera, a mais importante das festas tradicionais chinesas.

Na China, uma onda de paixão pelo animalzinho peludo invadiu o país em forma de capas de telemóveis com desenhos de coelhos, receitas várias de coelho em todos os restaurantes, coelhos de estimação à venda na rua, roupa com coelhos, coelhos de plástico a enfeitar montras de lojas, coelhos dourados (que assim como o vermelho, é a cor da sorte) em cada esquina e orelhas de coelho em bandeletes de menina.

A alegria é compreensível. Depois das catástrofes naturais cuja responsabilidade atribuem ao Tigre (signo que regeu o ano passado), o ano do Coelho, segundo fonte do Museu do Oriente, será auspicioso, próspero, cheio de felicidade e muito amor. É também um ano de competência, atividade e riqueza. Um verdadeiro sonho, portanto. 




A festa
Celebra-se no dia da primeira lua nova - é nesse dia que começa o primeiro mês do calendário tradicional chinês. A festa é feita de fogo de artifício, alegria nas ruas e muitas actividades tradicionais, como as romarias, recepção aos deuses, jantares em família seguidos de visitas aos amigos para desejar felicidade, feiras e festas de lanternas.

Imagine o Natal e os preparativos e cuidados que todos os anos lhe dedica. É exatamente assim com o Ano Novo chinês/Festa da Primavera.

Vale quase tudo: roupas novas, limpeza a fundo das casas, jantares em família (o pratos mais típicos são o Jiaozi, uma espécie de rissol cozido e recheado de carne e legumes, e o bolo de ano novo feito de massa de arroz, doces e frutos), danças do dragão, das lanternas e dos tambores, fogo de artifício e bombinhas barulhentas.

O coelho e o horóscopo
Vamos por partes. O Coelho é o quarto signo do horóscopo chinês e o mais sortudo, já que simboliza a longevidade e, segundo a crença chinesa, a sua essência deriva da lua (afinal, este é um calendário lunar). Segundo especialistas dos signos chineses, os nativos de coelho são benevolentes, calmos e responsáveis. O animalzinho de orelhas compridas simboliza a graciosidade, boas maneiras, bondade, sensibilidade e beleza. Só coisas boas. Se está a pensar ser mãe/pai este ano, aproveite, já que o rebento nascerá sob a influência deste bicho.

O horóscopo chinês, dos mais antigos do mundo, rege-se da seguinte forma: cada conjunto de 60 anos forma um ciclo e cada ciclo tem cinco dúzias de anos. Cada ano desta série tem um animal associado: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Reza a lenda que Buda convocou todos os animais para um banquete mas que apenas estes 12 compareceram. Como forma de mostrar a sua gratidão, atribuiu um ano a cada animal.

Mas não fica por aqui. É que a par dos signos, existem os elementos: Metal, Terra, Fogo, Água e Madeira. Cada nativo do signo está também sob a influência deste elemento, consoante a data de nascimento.

Confuso? O melhor é concentrar-se nas coisas boas: este ano promete.


(fonte: http://www.ionline.pt/conteudo/102291-bem-vindo-ao-ano-do-coelho-o-melhor-do-horoscopo-chines) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário