>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

*15/02/2011 - terça-feira* - FESTIVAL DE LUPERCÁLIA

*15/02/2011 - terça-feira*   

Festival de Lupercália, festival romano de fertilidade dedicado à deusa Juno em seu aspecto Lupa - a loba-, simbolizando o aspecto procriador da Mãe Natureza.
Realizavam-na na gruta de Lupercal, no monte Palatino (uma das Sete Colinas de Roma). Teria sido onde, segundo a tradição,  Pã - também chamado Fauno Luperco (o que protege do lobo), em cuja honra se fazia a festa -- tomou a forma duma loba e amamentou os gêmeos Rômulo e Remo.
Ritual do Dia: neste festival da fertilidade vamos honrar o Deus Pã, também conhecido como Lupercus, deus selvagem e sensual. Dizem que festejar esta data sempre abre as portas para momentos de muita alegria. Acredita-se que a felicidade atrai a felicidade, assim devemos acender um incenso de ervas e lembrar de uma situação
muito feliz em nossas vidas

Dia da Iluminação de Shakyamuni ("Nirvana") -  comemorado pelo budismo, para marcar a data do falecimento do Buda Shakyamuni que, Embora tenha alcançado a libertação sob a árvore de Bodhi (Iluminação), muito antes de sua morte, 15 de fevereiro é tido como o dia em que ele entrou no pleno Nirvana por muitos budistas, deixando para trás a forma terrena. (fonte: www.olocutor.com). 
NOTA: O budismo é uma doutrina filosófica e religiosa derivada do hinduismo. Provém do sánscrito “Buddh”, que significa “acordar das trevas da ignorância para entrar na luz do conhecimento”.
Surgiu dos ensinamentos de Siddharta Gautama, posteriormente conhecido como Buda “O Iluminado”, que nasceu na Índia no século  VI a. C. (aproximadamente no ano 563 a. C.). A “Iluminação” é a essência do ensinamento budista. Todas as suas doutrinas e práticas servem para ajudar o ser humano, homem ou mulher, a alcançar o  seu próprio potencial de Iluminação, o Nirvana. (saiba mais:
http://www.h2hlatino.org/articulos.php?id=68)


Dia Estadual do Pesquisador Científico -  comemorado no Estado de Minas Gerais, conforme Lei de 2008, para marcar a data do nascimento do matemático, astrônomo e físico italiano, Galileu Galilei, que veio ao mundo em 15/02/1564.


NA HISTÓRIA:
15/02/2005 - O site de vídeos YouTube é criado. (foto da sede do YouTube na Cafilórnia

Aniversariantes 15 de fevereiro – (amigos do Orkut e Facebook): 
. Cícera de Assis
. o Luhh
. Marcos Antonio Santos
. Rosineide Abreu
. Eliene Ferreira (Floricultura & Bufet Juju Flores -fone: 3507-6360 
Aniversariantes 15 de fevereiro - (menos famosos):
1564 – Galileu Galilei, matemático, astrônomo e físico italiano (morreu em 1642).
1039 - Edith Veiga, cantora brasileira conhecida como a rainha do bolero.
1950 – Sílvia Bandeira, atriz brasileira.
1956 - Ratinho, apresentador de televisão brasileiro.
1969 – Marina Person, atriz, cineasta e apresentadora brasileira.
1989 – Diego Monar, jogador de base do Santos.

 
ANJO DO DIA: 
Categoria: VIRTUDES
Príncipe: RAFAEL
Pessoas críticas e um pouco introspectivas pela necessidade em analisar tudo mentalmente. Práticas organizadas, têm grande poder de observação. São pouco expansivas, mas quando mostram-se carinhosas, são delicadas e gentis, adorando fazer surpresas. Analisam os fenômenos místicos estudando e pesquisando em várias fontes para tirar suas próprias conclusões. Seu lema é "ver para crer". Para viverem tranqüilas, necessitam de um lugar calmo e sem complicações. Em nome de sua paz de espírito e privacidade, são capazes de sacrificar tudo o que já conseguiram, afastando-se para começar de novo. Inteligência aguda, voltada para a realidade concreta, têm tendência à solidão, mas gostam de companhia, desde que não sejam incomodadas em suas coisas íntimas ou em sua privacidade. Suas decisões são acertadas e construtivas.
41º Gênio - HAHAHEL(29/Abril - 11/Jul - 22/Set - 04/Dez - 15/Fev)-  SALMO 119
Este anjo é invocado contra os inimigos da religião e os caluniadores. Protege a palavra verdadeira de Jesus, os seus missionários e as pessoas ligadas ao sacerdócio a obterem a paz. Quem nasce sob esta influência ama a verdade, é cumpridor de seus deveres e obrigações. Tem forte poder de concentração e sabedoria para dicernir e julgar. Enfrenta os problemas com maturidade e em seu íntimo, sente que Deus reservou-lhe uma grande missão. Este anjo concede o dom da comunicação, o carisma e a facilidade para o aprendizado dos mais diversos assuntos, principalmente na área esotérica. Poderá ter pontos de vista que entrarão em conflito com outras religiões. Profissionalmente, poderá fazer sucesso como professor, médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo ou em qualquer atividade ligada ao esoterismo.
Gênio Contrário: domina a neomancia, a desonra, a adoração de ídolos, os rituais profanos, as cerimônias eróticas e os escândalos. A pessoa sob a influência deste gênio contrário poderá ter condutas impróprias à moral vigente na sociedade onde vive. Poderá ser pregador de uma falsa sa religião, para se beneficiar de recursos materiais. (fonte: comamor).
 
 
IN MEMORIAM:
15 de Fevereiro - Iluminação de Shakyamuni
Neste dia celebra-se o falecimento do Buda Shakyamuni. Embora Shakyamuni tenha alcançado a libertação sob a árvore de Bodhi (Iluminação) muito antes de sua morte, este é o dia em que entrou no pleno Nirvana, deixando para trás a forma terrena.
Ocorreu perto da cidade de Kushinágara às margens do rio Hiranyavati. Diz-se que no momento de sua morte Buda estava dormindo em uma cama preparada entre duas árvores. Sua cabeça para o norte, seu rosto para o oeste e sua mão direita fazendo as vezes de travesseiro. Naquele momento, flores brancas desabrocharam nas árvores e caíram sem cessar.
Muitos de seus discípulos, o rei e sua família, homens e mulheres de todas as idades, e mesmo pássaros e animais estavam reunidos, suspirando de tristeza. Buda fez seu último discurso, expondo a verdade fundamental – mesmo que o corpo físico morra, o Darma é eterno, para que seja possível ver o Buda é preciso ver o Darma. Dessa forma, ele ensinou a seus discípulos sobre os preceitos e sobre como eles deveriam manter a prática do Caminho de Buda. Esse sermão, na tradição zen, chama-se Yuikyogyo, o Último Ensinamento de Buda Shakyamuni.
O termo "Buda" é um título que significa "aquele que sabe", ou "aquele que despertou", e se aplica a alguém que atingiu um nível superior de entendimento e a plenitude da condição humana. Foi aplicado, e ainda o é, a várias pessoas excepcionais que atingiram um tal grau de elevação moral e espiritual, que se tranformaram em mestres de sabedoria no oriente, onde, em muitos países, se seguem os preceitos budistas. Porém, o mais importante dos budas, e também o real fundador do budismo foi Sidarta Gautama.
Algumas afirmações de Buda
“ O que somos é consequência do que pensamos.”
“ Por mais que na batalha se vença um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias.”
“ Qual é o caminho da salvação? É a retidão; é a meditação; é a sabedoria.”
“O verdadeiro sábio não é guiado por outrem, não se apega a nenhuma opinião sobre as diferentes doutrinas; ele está além de qualquer disputa.”
(fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=7&p_secao=58 
SIDARTA GAUTAMANascimento: 08/04/c. 556 a.C., Kapilavastu, norte da Índia (atual Nepal)
Falecimento: 15/02/0000, Kusinara, bosque de Mallas, ÍndiaPríncipe e líder religioso, funda o Budismo; seu nome quer dizer "o sábio, o iluminado, aquele que sabe".
Últimas palavras: "A decadência é inerente a todas as coisas compostas. Monges, vivei fazendo de vós mesmos a vossa ilha, convertendo-vos no vosso refúgio. Trabalhai com diligência para alcançar a vossa Iluminação."
"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos fazemos o nosso mundo."(fonte:
http://www.projetovip.net/0215.htm)

  
PAULO DE FRONTINNascimento: 17/09/1860, Raiz da Serra de Petrópolis, Rio de Janeiro, BrasilFalecimento: 15/02/1933, Rio de Janeiro, BrasilEngenheiro e pol¡tico; aumenta em mais de 15.000.000 l o potencial de abastecimento d´água do Rio de Janeiro (1888, com Raimundo Teixeira Belfort Roxo); dirige as obras de abertura da Av. Central (1904, atual Av. Rio Branco, durante a Prefeitura de Pereira Passos) e da Estrada de Ferro Central do Brasil (1906 a 1910); Conde pela Santa Sé (1909, concedido pelo Papa Pio X), é Senador, Prefeito (1919) e Deputado Federal; em sua Prefeitura alarga a Av. Atlântica e constrói as Av. Delfim Moreira e Niemeyer; é tido como Patrono da Engenharia Brasileira.(fonte: http://www.projetovip.net/0215.htm)



NAT KING COLE
NATHANIEL ADAMS COLESNascimento: 17/03/1919, Montgomery, Alabama, Estados Unidos
Filiação: Edward Coles e Perlina Coles
Casamento: Nadine Robinson (1937)
Falecimento: 15/02/1965,Estados UnidosCausa: Câncer no pulmão
(sua filha Natalie Cole)
Músico (pianista) e cantor, um dos maiores intérpretes do jazz, participa da transformação da "Idade de Ouro" para o "Swing", deixando o estilo mais próximo da juventude dos anos 40 e 50; primeira gravação de sucesso: "Straight Up and Fly Right" (1942); inspira estilos como o Frank Sinatra, Tony Bennett, Oscar Peterson e Daian Kral.(fonte:
http://www.projetovip.net/0215.htm)



MILTON MORAISNascimento: 1930, Fortaleza, Ceará, BrasilFalecimento: 15/02/1993, Rio de Janeiro, BrasilCausa: Câncer no pulmão
Ator de teatro, cinema (estréia em "A Estrada", 1956) e TV (estréia em "O Retrato de Laura", 1969); destaca-se em filmes como "Os Senhores da Terra" (1970), "Um Edifício Chamado 200" (1973), "Pra Frente, Brasil" (1982), etc. e em novelas da Rede Globo, como "Bandeira 2" (1971), "O Espigão" (1974), "Saramandaia" (1976), etc.(fonte:
http://www.projetovip.net/0215.htm)



ALCEU COSTA FILHO
Nascimento: Bicas, MG, 02/06/1947
Falecimento: Uberlândia, MG, 15/02/2004
Médium e escritor espírita brasileiro
Desde criança mantinha contato com espíritos e figuras que os adultos lhe faziam crer ser apenas produto de sua imaginação.
Teve contato, ainda jovem, com outros dois médiuns consagrados: Chico Xavier e  Zé Arigó, que, na ocasião já incorporava o espírito do médico alemão Dr. Fritz. Ambos o estimularam a continuar com os seus dotes mediúnicos, mas Alceu encontrava-se seriamente preocupado com problemas com suas sessões de mentalização e, aconselhado por espíritos mentores, retirou-se de tais trabalhos por algum tempo. Ainda assim, os fenômenos espirituais continuaram a se manifestar ao seu redor.
Prosseguiu a sua vida profissional como metalúrgico e comerciário; em seus últimos anos de vida, devido a desgaste físico pela sua idade, viu-se obrigado à aposentadoria  precoce.
Ainda assim, resolveu dedicar-se integralmente à Doutrina Espírita, estudando e psicografando obras, em sua maioria ditados pelas entidades espirituais que se denominavam "Nina Arueira" e "Filipe". Dedicou-se com fervor à doutrina até 2004, ano em que morreu de parada respiratória decorrente do rompimento de um aneurisma cerebral. (wikipedia)





  • SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
    CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
    CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                        DOMÊNICO
    "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

    “Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas”  (Luis Fernando Veríssimo).
    Facebook: Vanisa Razuk


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário