>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 13 de fevereiro de 2011

*14/02/2011 - segunda-feira* - Dia de São Valentim


*14/02/2011 - segunda-feira*   

Dia de São Valentim - relacionado em muitos países do mundo como o DIA DOS NAMORADOS, porque era nesta data que, no antigo Império Romano se comemorava o Festival do Amor de Afrodite . No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio (wikipedia). 


Lenda de São Valentim
As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações - umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.  
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.  
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou? foi proibir os casamentos dos jovens!
Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.  
Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).  
Com o decorrer do tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França ? e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX.  
Atualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em muitos países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.



Dia do Botonista  -  para marcar a data do nascimento do compositor, escritor, e pintor brasileiro, Geraldo Cardoso Décourt, tido como o inventor do jogo de botões, além de ser um incansável batalhador em prol de colocar esse esporte ao lado dos entretenimentos mais populares do Brasil (fonte: www.olocutor.com) - saiba mais: http://www.clubedobotao.com/?p=954

ACONTECEU NA HISTÓRIA:
A ovelha Dolly permanece embalsamada no Museu Real da Escócia, em Edimburgo
14/02/2003 - MORRE A OVELHA DOLLY - A ovelha Dolly que veio ao mundo em 05/07/1996, morreu em 14 de fevereiro de 2003, foi  o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. O nome Dolly é uma referência aos seios da atriz  Dolly Parton,  pois Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo.
Apesar das suas origens, Dolly teve uma vida normal de ovelha e deu à luz dois filhotes, sendo cuidadosamente observada em todas as fases. Em 1999 foi divulgado na revista Nature que Dolly poderia tender a desenvolver formas de envelhecimento precoce, uma vez que os seus telómeros eram mais curtos que os das ovelhas normais. Esta questão iniciou uma acesa disputa na comunidade científica sobre a influência da clonagem nos processos de envelhecimento, que está ainda hoje por resolver.
Em 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado por alguns sectores como sinal de envelhecimento. Dolly foi abatida em Fevereiro de 2003 para evitar uma morte dolorosa por infecção pulmonar incurável. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum, em Edimburgo, Escócia. (fonte: wikipedia)





Aniversariantes 14 de fevereiro – (amigos do Orkut e Facebook): 

Gisely
Vitor Miranda
Thawany Soares 
Aniversariantes 14 de fevereiro - (menos famosos):

1930 – Carlos Zara, ator brasileiro (morreu em 2002).
1944 – Reginaldo Rossi, cantor e compositor brasileiro.
1946 - Dicró, compositor e cantor de samba brasileiro.
1969 – Adriana Behar, jogadora brasileira de voleibol, medalhista de prata nas Olimpíadas de Sydney e Atenas.

 
ANJO DO DIA: 
Categoria: POTÊNCIAS
Príncipe: CAMAEL (SAMUEL)
 Pessoas que são extremamente justas, pois conseguem ver as coisas sob vários aspectos diferentes. Sempre preocupados em agradar a todos, não gostam de situações conflitantes e buscam sempre a harmonia. São dotados de uma sensibilidade afetiva rara, demonstrando sempre carinho e cordialidade para com seus semelhantes. Não toleram situações de injustiça, buscando sempre o diálogo em defesa dos oprimidos. Possuem inteligência viva e percepção rápida; são tranqüilos, quietos, moderados e refinados, não apreciando a superficialidade. Seu maior defeito poderá ser a indecisão. Sua vocação será fazer despertar nas pessoas a facilidade de viver sem problemas, com autoconfiança e otimismo.
40º Gênio - IEIAZEL (28/Abr - 10/Jul - 21/Set - 03/Dez - 14/Fev)- SALMO 87
Este anjo protege as pessoas que exercem atividades ligadas à imprensa e à literatura. Liberta da depressão e do pânico. Quem nasce sob esta influência amará a leitura, as ciências e todo o conhecimento de modo geral. Terá idéias brilhantes e de destaque na sociedade,, pois, por ser dotado de extrema autoconfiança, será sempre indicado para assumir postos de liderança. Compreenderá prontamente os problemas dos outros, não conseguindo dizer não aos que necessitam, mesmo sabendo que alguns deles não merecem seu auxílio. Descuidado em relação ao dinheiro, que nunca lhe faltará, pensa que por amor tudo vale a pena. Só se casará por amor, esperando que a afeição seja retribuída. Terá mente imaginativa, memória fotográfica e apesar de não aceitar muito a própria mediunidade, suas conclusões serão mais intuitivas do que elaboradas pela lógica. Poderá fazer muitas viagens e morar em vários países diferentes, mostrando em cada lugar que estiver a riqueza de sua personalidade e a nobreza de seu caráter. Profissionalmente poderá obter sucesso como músico, pintor, escritor, livreiro, editor e gráfico. Através da arte, música ou pintura, libertará as pessoas de baixo astral até mesmo kármico. Defensor da cultura, poderá ser bom novelista, conselheiro ou historiador. Caso seja pintor, se encaminhará para as pinturas sensitivas e/ou abstratas.
Gênio Contrário: domina a gula, o desleixo com o corpo, a sujeira, o pessimismo, a prostituição, a crítica destrutiva, o complexo de perseguição e a melancolia. A pessoa sob a influência deste gênio contrário poderá isolar-se do convívio social e envolver-se com tratamentos cosméticos ou cirúrgicos que danificam o corpo. (fonte: comamor)

IN MEMORIAM:
TAIGUARA CHALAR DA SILVA
Nascimento: 09/10/1945, Montevidéu, UruguaiFalecimento: 14/02/1996, São Paulo, BrasilCausa: Câncer na bexiga
Músico, cantor e compositor popular (décadas de 1960 e 1970) radicado no Brasil (1949); sucessos com canções como "Hoje", "Universo do Teu Corpo", "Viagem", etc.; um dos símbolos de resistência à censura durante a Ditadura, tem mais de 100 músicas vetadas; exila-se na Inglaterra (início de 1973); retorna em 1975 e grava "Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara", mas todas as cópias são recolhidas pela Censura; exila-se mais uma vez na África e Europa, voltando em meados da década de 1980.



SIMPLÍCIO
FRANCISCO FLAVIANO DE ALMEIDA
Nascimento: 1916, Itú, São Paulo, Brasil
Casamento: Helena Maria (1959): filhos Francisco Alberto e Luiz Eduardo
Falecimento: 14/02/2004, à noite, num hospital, Itú, São Paulo, Brasil
Causa: Pneumonia e hemorragia interna (decorrente de falência múltipla dos órgãos)
Humorista, pioneiro da comicidade na TV; começa a vida artística no circo; entra para a rádio (estréia no "O Clube dos Mentirosos", Rádio Cultura) e TV (estréia no primeiro programa de humor da televisão: "A Praça da Alegria", TV TUPI) levado por Manoel de Nóbrega; trabalha nas redes RECORD, BANDEIRANTES, GLOBO e SBT; responsável pela fama de na sua cidade ser tudo grande (1967, a partir de um programa humorístico da Rede GLOBO).


SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
 CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO. 
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!




  • “Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas”  (Luis Fernando Veríssimo).

    Facebook: Vanisa Razuk



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário