>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

*19/10/2010 - terça-feira* 
 .Dia de Dia de São Pedro de Alcântara - padroeiro dos guardas noturnos e também padroeiro do Brasil.
É o dia de São Pedro de Alcântara, padroeiro dos vigilantes e guardas noturnos. O santo nasceu em Alcântara, província de Estremadura, na Espanha, em 1499. O nome de batismo era Juan Garavito. Aos 16 anos de idade foi enviado ao convento e tornou-se um "Franciscano Descalço". A vigília era uma de suas práticas de austeridade mais radicais e, por isso, foi escolhido o "santo padroeiro dos guardas noturnos". Ele morreu em 1562, por causas naturais. São Pedro de Alcântara também é o padroeiro do Brasil, por decisão do papa Pio IX, em 1862. Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas -Autor: Marcelo Duarte
SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA – PADROEIRO DO BRASIL - “Desde que Sua Majestade Real e Imperial recebeu, sob o nome de Pedro I .... a missão de governar e dirigir este povo .... esteve convencido .... e se persuadiu de que não poderia reger e administrar os negócios desta Nação, sem que antes se interessasse em ter um Padroeiro celestial que, por sua intercessão junto de Deus, lhe assegurasse os meios de bem agir,  de bem dirigir e de bem administrar. “Não foi necessário longa reflexão. Já pela devoção especial que ele tinha por São Pedro de Alcântara .... já por trazer, como imperador, o próprio nome do santo, ele decidiu escolhê-lo como padroeiro principal de todo o império .... [e] suplica a S.S. o Papa Leão XII que se digne com sua benevolência apostólica, confirmar a escolha”. Isso foi feito a 31 de maio de 1826.
NOTA: É lastimável que essa festa, antes tão solenemente comemorada no Império, tenha caído no olvido com o advento da República, de modo tal que poucos são hoje em dia os brasileiros cientes de que São Pedro de Alcântara é o padroeiro de nossa nação.
Cfr. Pastoral Coletiva dos Arcebispos e Bispos das Províncias eclesiásticas de São Sebastião do Rio de Janeiro, Mariana, São Paulo, Cuiabá e Porto Alegre. Rio de Janeiro, 1911. Apêndice XXX, pp. 619, 620. In Frei Estefânio Piat, cuja citação bibliográfica da obra encontra-se na nota 1 da p. 20).( saiba mais:
http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/C8E2C17D-E2CA-E7E2-A60908BAB4B8FAED/mes/Outubro1999)

. Dia do Guarda Noturno


.Dia da Inovação - Após aprovação de lei federal em janeiro de 2010, o dia 19 de outubro é agora o Dia da Inovação, relembrando a data do vôo que Santos Dumont fez com o 14 Bis em torno da Torre Eiffel em Paris há exatos 109 anos.

NA HISTÓRIA:
1901 – Santos Dumont convoca jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível nº 6 em torno da Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch.

 
ANIVERSARIANTES (amigos do Orkut):
 
.Dr. Claudinei (fisioterapia e acupuntura)

.Foffa (simplesmente com Deus)

.Vaguinho Donato

.Eduardo

.Juliana Franco

ANIVERSARIANTES (menos famosos):   
.1913 - Em 19 de outubro de 1913, nasce no Rio de Janeiro Vinícius de Moraes. A carreira diplomática em Los Angeles, onde serviu como cônsul por cinco anos, o deixou afastado da música. A parceria com Toquinho nos últimos dez anos de sua vida, o lança em excursões intermináveis e o transforma numa estrela.
.1922 – Dias Gomes, teatrólogo e novelista (morreu em 1999).
.1933 – Geraldo Majella Agnelo, cardeal brasileiro.
.1934 – Glória Menezes, atriz brasileira.
.1944 – Peter Tosh, pioneiro músico de reggae/ska jamaicano (morreu em 1987).
.1975 – Ricardo Garcia, jogador de vôlei brasileiro.
.1976 – Patrícia Poeta, jornalista brasileira.

Anjo do Dia:
Categoria:  ANJOS  - Príncipe:  GABRIEL  
Pessoas emotivas, atentas, possuem flexibilidade e compreensão e sempre encontram soluções para os problemas. Têm grande facilidade de adaptação a qualquer realidade. Tendem a fugir de qualquer situação onde haja cobrança, principalmente familiar ou sentimental. Vivem períodos alternados de participação ou do mais absoluto distanciamento. Alcançam o que desejam e nunca hesitam quando têm que tomar partido. Deverão ter cuidado para não se fecharem em seus mundos.
68º Gênio - HABUHIAH(26/Mai - 07/Ago - 19/Out - 31/Dez - 14/Mar) -  SALMO 105 -  
Este anjo ajuda a conservar a paz, a eliminar a força dos maldosos e a curar os problemas de saúde. Exerce influência na agricultura, criação e fecundidade. Quem nasce sob esta influência tem classe, é elegante, nobre e altruísta em seus relacionamentos. Seu bom astral é contagiante. É poderoso, inteligente e com sua profunda capacidade de análise, consegue catalogar tudo que lhe chega às mãos, cortando aquilo que não interessa. Consegue reunir em seu interior: liberdade, integridade e totalidade - encanta a todos onde quer que esteja. Espírito maternal, ajuda a todos, às vezes até de forma ingênua. Para progredir em seu caminho, é importante que utilize sua habilidade para harmonizar as relações entre os entes mais próximos, cuidando para não deixar para trás nenhuma mágoa ou rancor. Só se aproximará, com a ajuda de seu anjo, das pessoas certas com as quais tenha afinidades. Profissionalmente, poderá trabalhar em qualquer atividade relativa à natureza. Terá destaque e habilidade com as mãos, principalmente no plantio (agricultura ou jardins). Poderá ser um grande fitoterapeuta, agrônomo, jardineiro e botânico. 
Gênio Contrário: domina a esterilidade, a presunção e a fome. A pessoa sob esta influência facilitará a propagação de doenças como a aids, terá atitude crítica contra os que têm habilidade para ensinar e desejará má sorte para os familiares.(fonte: comamor).



IN MEMORIAM:
Camille Claudel – Arte, paixão e loucura
(Aisne, Fr, 08/12/1864 – 19/10/1943)
Com apenas 17 anos, Camille chegou a Paris, onde conheceu um dos maiores artistas de seu tempo, Auguste Rodin, de quem se tornou assistente, musa e amante. A partir daí, seus destinos estariam para sempre entrelaçados. (por Bia Baldim)
Camille Claudel morreu em 1943, aos 79 anos de idade, pobre, sozinha numa cama de hospício, onde ficou por mais de 30 anos. Em vida, ela foi atormentada por um amor impossível, pelos preconceitos da sociedade francesa do século 19 e pela doença que a levou ao isolamento. A própria família a renegou. A sobrinha-neta de Camille, Reine-Marie Paris, autora de uma tese sobre a vida da artista (Camille Claudel, de 1984), conta que brincava entre as esculturas guardadas na casa do avô, Paul, irmão de Camille. “Até pouco tempo atrás, a família tinha vergonha da escultora e o nome de Camille sequer era pronunciado”, diz. Mas o que essa artista brilhante fez de tão grave? Por que suas obras ficaram escondidas e esquecidas por tanto anos? (saiba mais: historia.abril.com.br/.../camille-claudel-arte-paixao-loucura-433551.shtml )
Filme - O filme CAMILLE CLAUDEL (França, 1988 - California Filmes) relata a vida da escultora. Conta com a direção de Bruno Nuytten e a participação de Isabelle Adjani como Camille e Gerard Depardieu como Rodin.




"QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário