>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

*04/01/2011 - terça-feira* - LUA NOVA EM CAPRICÓRNIO


*04/01/2011 - terça-feira*  
Lua Nova em Capricórnio: é a fase para começos e abertura. Fertilidade pelo casamento - a união do Sol e da Lua - dos princípios masculino e feminino. Ideal para plantar novas idéias e intenções. Os três primeiros dias da Fase Nova o`Escuro da Lua` são especialmente adequados a preces e mentalização do que se pretende de novo na vida.  
LUA NOVA DE JANEIRO ACONTECE HOJE, DIA 04  -  Lua Nova de Janeiro acontece dia 04 às 6h15 a 13º36' do signo de capricórnio, o signo da Cabra. É o signo das corporações, instituições e organizações governamentais. Remete à estruturas, às pessoas mais velhas, experientes e às figuras de autoridade. O signo do elemento terra é voltado para questões práticas e de sobrevivência, para o lado material da vida. É a lua da concretização, experiência, objetividade, profissão, organização, metas, estrutura e base.
É uma Lunação favorável para ter sucesso em alguma meta e concluí-la com estrutura e disciplina. Também protege para o despertar da ambição ou estabilizar alguma área de sua vida. É a lua da montanha a conquistar. Para aqueles que ocupam cargos de responsabilidade, como políticos, a lua nova em capricórnio propicia conduzir a liderança com respeito e dignidade. (fonte: http://astrologiaeradeaquario.blogspot.com/2011/01/lunacao-janeiro-2011.html
Dia da Abreugrafia - para homenagear o criador do exame Manuel Dias de Abreu, que nasceu em 04 de janeiro de 1894. 
Abreugrafia é o nome dado no Brasil a um método rápido e barato de tirar pequenas chapas radiográficas dos pulmões, para facilitar o diagnóstico da tuberculose, doença mortal. O teste, que registra a imagem do tórax numa tela de raio-x, espalhou-se pelo mundo.
O inventor do exame, Manuel Dias de Abreu, foi indicado ao Nobel em 1950 e teve o invento batizado em sua homenagem aqui no Brasil. Comemora-se no dia quatro de janeiro (04/01) o "Dia Nacional da Abreugrafia".

Dia Mundial do Braile -
O Dia Mundial do Braille, que se comemora a 4 de Janeiro, evoca o nascimento de Louis Braille e a sua ação em prol da integração dos cidadãos com deficiência visual.
O braille é uma forma de escrita própria para deficientes visuais, composta por uma célula constituída por 6 pontos em relevo que, através de várias combinações, correspondem aos sinais e letras do alfabeto.
É lido através dos dedos e escrito numa máquina própria.
Sem este sistema de escrita os deficientes visuais, dificilmente conseguiriam ler ou escrever mensagens.

Dia do Hemofílico -  comemorado extra-oficialmente no Brasil, em tributo ao cartunista brasileiro, Henrique de Sousa Filho (o "Henfil"), que morreu vítima de Aids. Foi contaminado numa das muitas transfusões de sangue que ele teve de fazer para minorar os sintomas da Hemofilia. (fonte: olocutor.com)

Periélio da Terra em relação ao Sol.
Em astronomia, o periélio é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, planetóide, asteróide ou cometa, que está mais próximo do Sol.  Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação de toda a sua órbita.  A distância entre a Terra e o Sol no periélio é de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros. Isto ocorre uma vez por ano, próximo do dia 4 de janeiro.


NA HISTÓRIA:
04/01/1950 - inicia a divulgação comercial do disco de vinil, mais conhecido como LP, pela RCA Victor. Atualmente, eles são encontrados e vendidos como relíquias. Mesmo assim, os DJ´s usam e abusam dos vinis, pois facilitam nas mixagens musicais em festas

04/01/1954 - Com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley pagou 4 dólares para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio, Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fizeram juntos algumas gravações comerciais.

04/01/2010 – Burj Dubai, o edifício mais alto feito pelo homem, é inaugurado. O Burj Khalifa Bin Zayed, anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos,  sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu construído pelo homem, com 828 metros de altura.  Sua construção começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizada devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed Al Mahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi,  depois que este emprestou US$10 bilhões para evitar que Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.


ANIVERSARIANTES (amigos do orkut)
Vivi
Nilton (Boca) e Kátia Pomelli



ANIVERSARIANTES (menos famosos):  
1643 – Isaac Newton, físico britânico (morreu em 1727).
1809 – Louis Braille, professor e músico francês, inventor do alfabeto para cegos que leva seu sobrenome (morreu em 1852).
1839 – Casimiro de Abreu, poeta brasileiro (morreu em 1860).
1894 – Manuel Dias de Abreu, médico brasileiro, inventor do diagnóstico da tuberculose, o exame conhecido como Abreugrafia (morreu em 1962).
1934 – Elias Gleiser, ator brasileiro.
1962 – Norton Nascimento, ator brasileiro (morreu em 2007).



Anjo do Dia:  

Categoria:  ANJOS  - Príncipe:  GABRIEL  

Pessoas emotivas, atentas, possuem flexibilidade e compreensão e sempre encontram soluções para os problemas. Têm grande facilidade de adaptação a qualquer realidade. Tendem a fugir de qualquer situação onde haja cobrança, principalmente familiar ou sentimental. Vivem períodos alternados de participação ou do mais absoluto distanciamento. Alcançam o que desejam e nunca hesitam quando têm que tomar partido. Deverão ter cuidado para não se fecharem em seus mundos.
72º Gênio - MUMIAH - (30/Mai - 11/Ago - 23/Out - 04/Jan - 18/Mar) - SALMO 114
Este anjo ajuda a ter triunfo e conduz a descobertas que geralmente são úteis. Quem nasce sob esta influência gosta das mudanças porque são renovadoras e está sempre reformulando seu modo de pensar. Detesta coisas ilusórias e está sempre ajudando as pessoas a saírem dos estados opressivos ou deprimentes. Procura incessantemente a verdade. Seu poder espiritual faz com que a luz divina intervenha no mundo material. Profissionalmente, poderá ser um magistrado de renome ou um grande advogado. Poderá trabalhar com elementais, medicina alternativa ou oriental.
Gênio Contrário: domina o desespero, a esterilidade, a tristeza, a agressividade, o egoísmo e a rebelião com os pais e parentes. A pessoa sob esta influência poderá ter uma visão pessimista do mundo, criticar e zombar daqueles que não conseguem estabilizar-se na vida. (fonte: comamor)
 
 
saiba mais, clique...:

IN MEMORIAM :   

MARIA FELIPA
MARIA FELIPA DE OLIVEIRA
Nascimento: Ilha de Itaparica, Bahia, Brasil
Filiação: Descendente de africanos sudaneses
Falecimento: 04/01/1873, Bahia, BrasilAtivista e patriota negra; de grande beleza, porte atlético e dotes de capoeirista, trabalha de marisqueira; luta contra os portugueses que não reconhecem a independência, liderando homens, índios e mulheres na queima de 42 embarcações que pretendem atacar a Baía de Todos os Santos e Salvador, comandados pelo General Madeira de Melo; de outra feita, dá uma surra de galhos de cansanção (conhecida pelos efeitos idênticos ao da urticária quando em contato com a pele) em 2 vigias portugueses: Araújo Mendes e Guimarães das Uvas.
(fonte:
http://www.projetovip.net/0104.htm)


ERASMO DIASNascimento: 02/06/1924, Paraguaçu Paulista, São Paulo, Brasil
Casamento: Uma filha
Falecimento: 04/01/2010, Hospital do Câncer A. C. Camargo, São Paulo, SP, BrasilCausa: Câncer no estômago e fígado.
Militar (Coronel), jurista, historiador e político; formado em História pela USP (Universidade de São Paulo) e Direito pela Universidade da Guanabara; um dos fundadores da ARENA, é Deputado Federal, Estadual e Vereador (até 2004) pelo PP (Partido Progressista); Secretário de Segurança Pública de SP (03/1974 a 03/1979), comanda a invasão da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) durante reunião de estudantes para refundar a UNE (União Nacional dos Estudantes), prendendo cerca de 1.700 estudantes (noite de 22/09/1977); autor de várias obras acadêmicas.
(fonte: http://www.projetovip.net/0104.htm)



HENFIL - HENRIQUE SOUSA FILHO
Nascimento: 05/02/1944, Ribeirão das Neves, Minas Gerais, Brasil
Casamento: Gilda Consenza (1968 a 1970, separação): filho Ivan (1969); tem um relacionamento com Berenice Carvalho (1970 a 1977)
Falecimento: 04/01/1988, ao lado de seu irmão Betinho, Rio de Janeiro, RJ, BrasilCausa: AIDS - "Acquired Immune Deficiency Syndrome" - (adquirida em transfusão de sangue - era hemofílico), já debilitado mentalmente
Cartunista (estréia na revista "Alterosa", 1964, onde cria os personagens OS FRADINHOS, que o notabilizariam); passa para o jornal "Diário de Minas" (1965) e tem seus trabalhos publicados no "Jornal dos Sports" do RJ, além das revistas "Realidade", "Visão", "Placar", "O Cruzeiro", "Jornal do Brasil " (1969) e "O Pasquim"; quadrinista, jornalista e escritor; dotado de humor crítico e satírico, cria os personagens GRAUNA, UBALDO O PARANÓICO, etc.
(fonte: http://www.projetovip.net/0104.htm)


Padre Léo – (Delfim Moreira, 09/10/1961 – São Paulo, 04/01/2007)
Foi um sacerdote da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.
Era cantor, compositor, apresentador, pregador e escritor.
Filho de Joaquim Mendes e Maria Nazaré.
Entrou para a Renovação Carismática Católica em 1973.
Em 12 de outubro de 1995, fundou a Comunidade Bethânia, que, hoje, conta com mais de 30 membros e 5 casas espalhadas pelo Brasil, que têm como objetivos acolher e oferecer tratamento a dependentes químicos, alcoólatras e portadores do vírus HIV, além de menores abandonados.
Em abril de 2006, padre Léo começou um tratamento contra o câncer que teve e, mesmo debilitado, esteve presente no evento "Hosana Brasil 2006", da Comunidade Canção Nova, em dezembro, muito abatido pelo tratamento.
Têm 23 livros publicados, a maioria editados pela Editora Canção Nova e pela Loyola. O último intitula-se Buscai as coisas do alto, escrito durante o tratamento contra o câncer. Outros títulos: Viver com HIV, A cura do ressentimento, Rezando a vida, Famílias restauradas, etc.
Morreu no Hospital das Clínicas em São Paulo de infecção generalizada em consequência de um câncer incurado. (fonte: wikipedia)

 

“Quando a gente acha que tem todas as resposta, vem a vida e muda as perguntas”  (Luis Fernando Veríssimo).
Facebook: Vanisa Razuk

2 comentários:

  1. Cara amiga Vanisa Razuk, é muito bom acessar e ler as informações e as materias colocadas a disposição da nossa Comunidade. Parabens - Sgt Raimundo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sargento Raimundo... Agradeço seu comentário e fico feliz em saber que meu trabalho não está sendo em vão.
    Um abraço... Vanisa

    ResponderExcluir