>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Festival Santista de Teatro abre inscrições para 53ª edição

Lançamento

Festival Santista de Teatro abre inscrições para 53ª edição

De A Tribuna On-line

Créditos: Divulgação

“Respeitável Público” é o tema do 53º Festival Santista de Teatro, o FESTA, que será realizado entre os dias 15 e 23 de abril. Os preparativos para esta edição já estão acontecendo desde o ano passado, e as inscrições serão abertas nesta quarta, dia 26 de janeiro, aniversário do município de Santos.

O lançamento será feito na Pinacoteca Benedito Calixto, durante o II Sarau Santista, que começa a partir das 15 horas. Estarão presentes diversos nomes da cena teatral, literária e musical da Baixada Santista.

Novidade
Neste ano, o festival de teatro mais antigo no Brasil em atividade volta a ser de âmbito nacional, sendo aberto a grupos de todas as regiões do País. A intenção da comissão organizadora é, com isto, recolocar o FESTA entre os eventos teatrais mais importantes no cenário brasileiro, além de trazer à Baixada Santista produções com maior diversidade e qualidade. As produções do litoral também terão seu espaço no festival.

Mudanças
Desde 2009, o FESTA deixou de ter o caráter amador para incluir produções profissionais em sua programação. Leandro justifica que a mudança se deu para, além de incentivar a profissionalização da classe teatral, aumenta o número de boas produções que possam ser selecionadas.

Histórico
Criado em 1958, o FESTA é o festival de teatro em atividade mais antigo do País. Sua criação foi encabeçada pela musa do Modernismo, Patrícia Galvão, a Pagu, com apoio do teatrólogo Paschoal Carlos Magno e o dramaturgo Plínio Marcos.

Nestes mais de 50 anos, o festival mostrou em seus palcos talentos como os irmãos Cláudio e Sérgio Mamberti, Greghi Filho, Jandira Martins, Tanah Corrêa, Ney Latorraca, Bete Mendes, Carlos Soffredini, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário