>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

*20/01/2011 - quinta-feira* - Dia Nacional do Fusca

*20/01/2011 - quinta-feira*   

Dia Nacional do Fusca - No Brasil o primeiro Volkswagen foi fabricado em janeiro de 1959, mas desde 1950 os “besouros” já passeavam pelas ruas do país. Por uma corruptela do nome, acabou sendo chamado de Fusca e assim ficou conhecido. Desde então foram vendidos no Brasil mais de 3.350.000 “fucas”, outra versão do apelido.
A última montadora Volkswagen a produzir o Fusca encerrou a fabricação do modelo em 30 de junho de 2003, no México, totalizando 21.529.464 de unidades no mundo.

Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi que habitavam as terras de Pindorama - Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural  (fonte: suapesquisa.com/indios)


DIA DE BABA YAGA – comemorado pelos Búlgaros em 20 de janeiro - Esta deusa búlgara é a deusa da morte e renovação. Muitas vezes precisamos deixar algo partir para um novo renascer. Acenda uma vela escura e invoque Baba Yaga. Peça que limpe as energias negativas e abra caminhos para as coisas novas e boas em sua vida.

Dia de São Sebastião – Glorioso Mártir Romano – (Feriado em várias cidades brasileiras, que tem como padroeiro São Sebastião) - São Sebastião nasceu em Petrória *, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.
Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.
Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.
Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.
Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

Dia de Oxossi e caboclos (Umbanda)  - Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.
Na Umbanda, São Sebastião corresponde a Oxóssi
Oxóssi é o Orixá masculino iorubá responsável pela fundamental atividade da caça. Por isso na África é também cultuado como Ode, que significa caçador. (saiba mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ox%C3%B3ssi )


Dia do Farmacêutico -  Em 3 de Novembro de 2010 o Senado aprovou o projeto de Lei PLC 145/08 instituindo dessa forma oficialmente o Dia Nacional do Farmacêutico no Brasil.  A data foi escolhida por um fato histórico, no dia 20 de janeiro de 1916, foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (A.B.F), no Rio de Janeiro.


NA HISTÓRIA:

20/01/1951 - É inaugurada a TV Tupi no Rio de Janeiro – Brasil.

20/01/1961 – John Fitzgerald Kennedy toma posse como o 35º presidente dos Estados Unidos da América.

20/01/1969 – Richard Nixon  toma posse como 37º presidente dos Estados Unidos da América.

20/01/1972 – A TV Difusora de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, faz a primeira transmissão experimental em cores da televisão brasileira.

20/01/1981 – Ronald Reagan jura seu cargo como 40º presidente dos Estados Unidos.
1985 – É inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos.

20/01/1983 - Morre Mané GarrinchaManuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, morreu em 20 de janeiro de 1983. Ele jogou 60 partidas pela seleção brasileira. Estreou em 1955 contra o Chile no Maracanã. Com Garrincha, o Brasil conseguiu 52 vitórias e 7 empates. Com Mané e Pelé juntos, o Brasil nunca perdeu.

20/01/1985 – Ronald Reagan  toma posse de seu segundo mandato como Presidente dos Estados Unidos.

20/01/1966 – Data em que supostamente teria acontecido um acidente envolvendo um OVNI na cidade de Varginha, Minas Gerais,  tendo sido morto e capturado seres extraterrestres, no caso do ET de Varginha.

20/01/2002 – O corpo do prefeito Celso Daniel, da cidade de Santo André, SP, é encontrado com 11 tiros.

20/01/2009 – Barack Hussein Obama II toma posse como 44º presidente dos Estados Unidos.


ANIVERSARIANTES 20 de janeiro (amigos do orkut)
Maria Paula Gallo
Ariane Christine Jesus
ANIVERSARIANTES 20 de janeiro - (menos famosos):

1866 – Euclides da Cunha, escritor brasileiro (morreu em 1909).
1916 - Chacrinha, radialista e apresentador de televisão brasileiro (morreu em 1988).
1920 - Frederico Fellini, cineasta, roteirista italiano (morreu em 1993).
1930 - Edwin Aldrin, militar, astronauta, 2º homem a pisar na Lua.
1961 – Jorge Kajuru, jornalista e apresentador de televisão brasileiro.
1961 - Mônica Torres, atriz brasileira.
1973 – Luciano Camargo, cantor brasileiro de música sertaneja.


ANJO DO DIA:
Categoria: QUERUBIM
Príncipe: RAZIEL
Pessoas que suportam qualquer coisa para conseguir alcançar sempre um resultado positivo. Extremamente emotivos, sentimentos profundos e estáveis. Compreendem o mundo de maneira própria, dão grande importância à família. Tímidos, generosos, carinhosos, amigos leais, bons confidentes. Perdoam sempre. Têm boa saúde e mãos para cura. Constroem coisas permanentes, inclusive casamento e amizades.
15º Gênio - HARIEL - (04/Abr - 16/Jun - 27/Ago - 08/Nov - 20/Jan)-  SALMO 93 - Este anjo é invocado contra os incrédulos da religião. Sua influência está ligada aos sentimentos religiosos, que se distinguem pela pureza. Ajuda a descobrir tudo o que é útil e novo, protegendo as ciências e as artes. Tem grande pureza de sentimentos, é simples mas refinado para os valores materiais e sociais. Irresistivelmente perfeito, terá tendência a estudos das ciências esotéricas. Terá grande iluminação instituindo ritos e costumes que poderão contribuir para a expansão da espiritualidade. Realista, estará sempre com os pés no chão. Tem facilidade em aprender, criar e estudar. Sempre bem humorado. Profissionalmente poderá fazer sucesso como professor, advogado, artesão, restaurador e estudioso de pinturas e objetos antigos.
Gênio Contrário: Domina os cataclismas e as guerras de religião. Influencia os hereges na propagação de métodos perigosos, dificultando a descoberta de métodos novos e apoiando manifestações contrárias a movimento esotéricos. Terá percepção individual e egoísta da espiritualidade, podendo intitular-se guru ou guia espiritual. Será brilhante defensor e propagador de doutrinas errôneas e grande organizador de guerras religiosas.(fonte: comamor).

Nossa amiga Vera Seckler convida todos os amigos:
Abertura da Exposição Mongaguá Século XXI
Data: 31/01/2011
Horário: 20h00
Local: Casa da Memória



PRAIA GRANDE - CIDADE DA CRIANÇA
1º FLASH BACK
O MELHOR DOS ANOS 70, 80 E 90
DATA: 29/01/2011
HORÁRIO: 21H00
ENDEREÇO: R. ADRIANO DIAS DOS SANTOS, 266 - SOLEMAR
PREÇO ÚNICO: R$ 10,00
INFORMAÇÕES: (13) 3493-1005


SAIBA MAIS:


   

IN MEMORIAM:

 MESTRE VITALINO
Vitalino Pereira dos Santos
(10/07/1909 – 20/01/1963)
Foi um CERAMISTA popular brasileiro.
Filho de lavradores, Mestre Vitaliano foi um artesão por retratar em seus bonecos de barro a cultura e o folclore  do povo nordestino.
As obras de Vitalino ganharam reconhecimento na região Sudeste a partir de 1947, quando o artista plástico Augusto Rodrigues o convidou para a Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana, realizada no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1949, a fama foi ampliada com exposição no Masp. Em 1955, integrou na Suiça, a exposição Arte Primitiva e Moderna Brasileiras.
O reconhecimento do artista foi ampliado após a sua morte. A biografia do artista inspirou o samba-enredo da Império da Tijuca nos carnavais de 1977 e 2009. A Festa de São João de aruaru o adotou como a personalidade homenageada de 2009.
Suas obras mais famosas são Violeiro, O enterro na rede, Cavalo-marinho, Casal no boi, Noivos a cavalo, Caçador de onça e Família lavrando a terra.
A casa onde viveu parte de sua vida atualmente é a instalação da Casa Museu Mestre Vitalino. O entorno é ocupado por oficinas de artesãos.
Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris, França. No Brasil, a maior parte está nos museus Casa do Pontal e Chácara do Céu, RJ, no Acervo Museológico da UFPE, em Recife; e em Alto do Moura.(fonte: Wikipedia)

GARRINCHA
MANUEL FRANCISCO DOS SANTOS
Nascimento: 28/10/1933, Pau Grande, Magé, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: separado (11 filhas); rumuroso caso com Elza Soares
Falecimento: 20/01/1983, Rio de Janeiro, BrasilCausa: Edema pulmonar, Debilitado pela bebida
Jogador de Futebol, conhecido também como "Mané Garrincha", com o joelho esquerdo virado para fora e o direito para dentro, é tido como um dos maiores pontas-direitas do mundo; ídolo do BOTAFOGO/RJ (1953 a 1965), onde inicia a carreira (com o técnico Gentil Cardoso); o folclore sobre sua simplicidade começa com esse técnico: quando lhe pergunta "Você joga de que, meu filho:" e Garrincha responde inocentemente: "De chuteiras". Mas, se quiser, posso jogar descalço. Não ligo para isso, jogo de qualquer jeito"; atua pelo CORINTHIANS/SP (1966), PORTUGUESA/RJ (1967), ATLÉTICO JR/COL (1968), FLAMENGO/RJ (1968, seu clube de coração), OLARIA/RJ (1971 a 1972), JUVENTUS/AC, CEUB/BR, SOUZA/PB, MILLONARIOS/COL (1974 a 1982); 61 jogos pela seleção (17 gols); campeão nas Copas de 1958 e 1962; Campeão carioca (1957, 1961 e 1962 pelo BOTAFOGO), do Rio-São Paulo (1962 e 1964 pelo BOTAFOGO e 1966 pelo CORINTHIANS).(fonte:
http://www.projetovip.net/0120.htm)

BARBARA STANWYCK –
RUBY CATHERINE STEVENS
Nascimento: 16/07/1907, Brooklyn, New York, Estados Unidos
Casamento: Frank Fay (26/08/1928 a 30/12/1935, divórcio): um filho; Robert Taylor (13/05/1939 a 21/02/1951, divórcio)
Falecimento: 20/01/1990, Santa Monica, California, Estados Unidos
Causa: Falha cardíaca (enfisema)
Atriz cinematográfica (estréia em "Broadway Nights", 1927, não creditada) e TV (estréia em "Letter to Loretta", 1955); destaca-se em filmes como "Baby Face" (1933), "California" (1946), "East Side, West Side" (1949), etc. e em seriados de TV como "The Christophers" (1957), "Wagon Train" (1961), "The Big Valley" (1965), etc; indicada ao OSCAR de Atriz por "Stella Dallas" (1937), "Ball of Fire" (1941), "Double Indemnity" (1944), "Sorry, Wrong Number" (1948). .(fonte:
http://www.projetovip.net/0120.htm)<⓰ʃ 춬瘪톐ʻ岰ʻ>

AUDREY HEPBURN
AUDREY KATHLEEN RUSTON
Nascimento: 04/05/1929, Bruxelas, Bélgica
Filiação: Ella Van Heemstra
Casamento: Mel Ferrer (1954 a 11/1968, divórcio): filho Sean (17/07/1960); Andréa Dotti (12/1968-1982, divórcio): filho Luca (08/02/1970); Robert Wolders
Falecimento: 20/01/1993, Lausanne, SuíçaCausa: Câncer no colo, dormindo (3 meses depois de constatar o mal)
Atriz de teatro (estréia em "Gigi", 1951, na Broadway), cinema (estréia em "Monte Carlo Baby", 1951) e TV (estréia em "CBS Television Workshop", 1952); naturalizada inglesa, fala fluentemente francês, italiano, inglês, holandês e espanhol; deixa a carreira para ficar com os 2 filhos (fim dos anos 1960); faz 26 filmes e ganha 2 OSCARS (um deles por "A Princesa e o Plebeu", 1953); Embaixatriz do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 1988; percorre a África, Ásia e Améria do Sul em luta contra a fome infantil; Medalha Presidencial da Liberdade (dada por George W. Bush, pai, 1992).(fonte:
http://www.projetovip.net/0120.htm)



EM PERUÍBE:
Milena Bargieri 


SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA,
NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!
 
 
“Quando a gente acha que tem todas as resposta, vem a vida e muda as perguntas”  (Luis Fernando Veríssimo).
Facebook: Vanisa Razuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário