>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MINISTÉRIO DA PESCA COLETA INFORMAÇÕES EM MONGAGUÁ

Ministério da Pesca coleta informações em Mongaguá

Representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) estiveram hoje em Mongaguá coletando informações sobre os peixes que apareceram mortos nas praias da Cidade na segunda-feira (24) pela manhã.

Ao longo de toda orla foram recolhidas cerca de 10 toneladas de animais. “São todos da nossa costa, como porquinho, por exemplo”, afirmou o oceanógrafo da Diretoria de Meio Ambiente, Fernando Gonçalves (foto).

“Nossa visita tem o único intuito de colher informações e repassar para Brasília”, explicou o assessor do MPA José Luiz Vasconcellos. “Ontem foi feito um relatório, mas solicitaram mais informações hoje”, continuou.

O encontro entre MPA e Prefeitura foi intermediado pelo gestor do terminal pesqueiro de Santos, Manuel dos Santos Martins. A união dos governos busca entender ao certo o que houve e buscar soluções para que isso não aconteça novamente.

Foram levantadas duas hipóteses pela Diretoria de Meio Ambiente do Município: alteração climática e pesca predatória. Ao que tudo indica, a segunda opção está sendo a mais provável, já que, de acordo com o oceanógrafo, pescadores e munícipes relataram a presença de 10 a 15 embarcações fazendo arrasto de camarão muito próximo da costa, na madrugada de domingo para segunda-feira.

Solicitação antiga – Desde 2009, a Diretoria do Meio Ambiente solicita mudanças no Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). Segundo o biólogo da Pasta, Fábio Azevedo (foto), o ideal seria que a área para embarcações artesanais fosse alterada de 12 metros de profundidade para 26 metros, afastando, assim, as embarcações industriais da costa.


Ibama – Na tarde de hoje (27), o diretor de Meio Ambiente, Vicente Domênico (foto), e os técnicos da diretoria terão uma reunião com representantes do Ibama em, Santos.

“Iremos entregar pessoalmente um pedido de abertura de procedimento legal. A fiscalização do mar não é responsabilidade da Prefeitura, mas nos preocupamos e não queremos que esse tipo de situação ocorra novamente”, afirmou Domênico.

(fonte: Prefeitura Mongaguá)

SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA,
NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário