>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 2 de janeiro de 2011

CONHEÇA OS MINISTROS DO GOVERNO DILMA


Multidão acompanha a posse de Dilma em Brasília

De A Tribuna On-line


Créditos: Reprodução/TV Globo

Os 37 ministros da gestão da presidente da República, Dilma Rousseff, estão sendo empossados neste sábado, no Palácio do Planalto, em Brasília. Após a assinatura do termo de posse, os novos ministros e a presidente posaram para a primeira foto oficial da equipe de governo. 

A cerimônia é acompanhada por parentes dos novos ministros e autoridades nacionais e estrangeiras.

Nesta tarde, Dilma também recebeu das mãos de seu padrinho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a faixa presidencial. 


Conheça os ministros indicados pela presidente eleita Dilma Rousseff
De A Tribuna On-line

Com informações do G1

Créditos: AFP

Wilson Dias/ ABr- Alexandre Padilha (PT) -Ministério da Saúde

O ministro Alexandre Padilha volta em 2011 a se dedicar a área de sua formação acadêmica. O médico, atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, será o ministro da Saúde de Dilma Rousseff.





Divulgação- Fernando Pimentel (PT) - Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Amigo da presidente eleita, Dilma Rousseff, desde os tempos de militância estudantil, Fernando Pimentel, 58, será ministro após sofrer uma derrota na disputa ao Senado e colecionar uma série de atritos com o PT.




Gervársio Baptista/ ABr- Fernando Haddad (PT) - Educação

O ministro Fernando Haddad assumiu o ministério em 2005, após o escândalo do mensalão –suposto esquema que envolvia pagamentos a deputados em troca de apoio ao governo. Ele era o secretário-executivo do Ministério da Educação, então comandado por Tarso Genro, que deixou o cargo para assumir a presidência nacional do PT no auge da crise.



Moreira Mariz/ Agência Senado- Aloízio Mercadante (PT) - Ciência e Tecnologia

Derrotado na disputa pelo governo de São Paulo, o senador Aloizio Mercadante é mais um militante do PT paulista contemplado com um cargo no governo Dilma Rousseff. O santista de nascimento foi confirmado pela presidente eleita no comando do Ministério de Ciência e Tecnologia.




Waldemir Barreto/ Agência Senado- Ideli Salvatti (PT-SC) - Ministério da Pesca

Primeira mulher eleita ao Senado pelo estado de Santa Catarina, a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), foi indicada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para assumir o Ministério da Pesca. Aos 58 anos, a senadora disputou o governo de Santa Catarina nas eleições deste ano e ficou em terceiro lugar, atrás de Angêla Amim (PP) e do governador eleito, Raimundo Colombo (DEM).


Agência Câmara- Maria do Rosário (PT-RS) - Secretaria dos Direitos Humanos

Escolhida para comandar a Secretaria de Direitos Humanos, órgão vinculado à Presidência da República, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista. Foi vereadora em Porto Alegre por dois mandatos (1993-1999), tendo presidido as comissões de Educação e de Direitos Humanos, além de ser líder do PT e do governo municipal na Câmara.

Divulgação- Paulo Bernardo (PT-PR) - Ministério das Comunicações

O autal ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, de 58 anos, assumirá o Ministério das Comunicações no governo Dilma Rousseff.





José Cruz/ ABr- Antonio Palocci (PT-SP) - Casa Civil da Presidência

Quatro anos depois do escândalo que o derrubou do ministério da Fazenda, Antônio Palocci, 50 anos, volta ao primeiro escalão do governo federal como um dos principais nomes do governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).





Ricardo Stuckert/ ABr- Gilberto Carvalho (PT-SP) - Secretaria-Geral da Presidência

Chefe de Gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o começo do primeiro mandato, em 2003, Gilberto Carvalho é mais um dos nomes próximos de Lula que vai manter uma cadeira no Palácio do Planalto. Nesta sexta-feira, Carvalho foi confirmado no comando da Secretaria Geral da Presidência da República.



José Cruz/ ABr- José Eduardo Cardozo (PT-SP) - Ministério da Justiça

O deputado federal José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP), 51 anos, é, desde 2008, secretário-geral do Diretório Nacional do PT. Nas eleições de 2010, foi coordenador da campanha petista e secretário do comitê de finanças. Após a vitória de Dilma Rousseff, ocupou posição estratégica como um dos três integrantes da coordenação política da equipe de transição do governo e foi um dos chamados “três porquinhos”.


ÂBr- Guido Mantega (PT-SP) - Ministério da Fazenda

Alçado ao posto de ministro da Fazenda em março de 2006 após a demissão de Antonio Palocci, envolvido no escândalo da quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos, Guido Mantega foi confirmado para o Ministério da presidente eleita Dilma Rousseff, que assume em 2011.




ABr- Miriam Belchior (PT-SP) - Ministério do Planejamento

A futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, 54 anos, está há oito anos no governo. Em 2002, ela participou da equipe que fez a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso para o de Luiz Inácio Lula da Silva.





Divulgação/ Roberto Viana/ AGECOM Bahia- Luiza Helena de Bairros (PT) - Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial

Reconhecida como uma das principais lideranças do movimento negro no Brasil, a socióloga Luiza Helena de Bairros foi escolhida pela presidente eleita Dilma Rousseff para assumir a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).




Ubijara Machado/ Divulgação- Tereza Campello (PT) - Ministério do Desenvolvimento Social

A economista Tereza Campello, que vai comandar o Ministério do Desenvolvimento Social, tem 48 anos, nasceu em Descalvado, no interior de São Paulo, mas fez carreira no Rio Grande do Sul. Ela chegou a Porto Alegre no final dos anos 1980, para trabalhar na Fazenda durante o primeiro mandato petista na capital. Além de cargos na prefeitura, atuou no governo Olívio Dutra.


Divulgação/ Alerj- Luiz Sérgio (PT-RJ) - Secretaria de Relações Institucionais

O deputado  Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (PT-RJ) assumirá no governo Dilma Rousseff a Secretaria de Relações Institucionais, pasta que foi comandada por Alexandre Padilha no governo Lula. Em Brasília, o político vai representar PT fluminense no governo federal.




Divulgação - Afonso Bandeira Florence (PT-BA) - Desenvolvimento Agrário

O deputado federal eleito Afonso Bandeira Florence (PT-BA) foi indicado para comandar o Ministério do Desenvolvimento Agrário, no dia em que a presidente eleita Dilma Rousseff encerrou os reponsáveis pelas pastas a partir de 2011.




Agência Câmara- Iriny Lopes (PT-ES) - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

A deputada federal eleita Iriny Lopes (PT-ES) foi indicada para comandar a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, no dia em que a presidente eleita Dilma Rousseff encerrou os reponsáveis pelas pastas a partir de 2011.




PMDB

Fábio Rodrigues Pozzebom/ ABr- Nelson Jobim (PMDB) - Ministério da Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, de 64 anos, foi confirmado no cargo para o governo da presidente eleita Dilma Rousseff após as operações de combate ao tráfico no Rio de Janeiro, que receberam o apoio do governo federal por meio do envio de militares das Forças Armadas, policiais federais e equipamentos como tanques e helicópteros.



Fábio Rodrigues Pozzebom/ ABr- Edison Lobão (PMDB-MA) - Ministério das Minas e Energia

O senador reeleito Edison Lobão (PMDB-MA) foi anunciado como ministro de Minas e Energia do governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Lobão já ocupou o posto anteriormente, de janeiro de 2008 a março deste ano. Ele deixou o cargo para voltar ao Senado e se candidatar à reeleição.




ABr- Wagner Rossi (PMDB-SP) - Ministério da Agricultura

Um dos ministros nomeados mais recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Wagner Gonçalves Rossi, de 67 anos, é ligado ao setor agrícola há mais de três décadas. Rossi assumiu a pasta no final de março de 2009, quando o então ministro Reinhold Sthephanes deixou o cargo para concorrer a deputado federal. A indicação de Rossi manteve o PMDB no comando do ministério.


Diógenes Santos/ Agência Câmara- Pedro Novais (PMDB-MA) - Ministério do Turismo

Reeleito para o sexto mandato, o deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA) deverá se licenciar da Câmara dos Deputados para assumir o Ministério do Turismo. Próximo à família Sarney, Novais, de 80 anos, foi indicado pelo partido para integrar o primeiro escalão da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).



Wilson Dias/ ABrGaribaldi Alves (PMDB-RN) - Ministério da Previdência

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) foi reeleito ao Senado pelo Rio Grande do Norte com mais de um milhão de votos, a maior votação do estado. Alves faz parte de uma das mais tradicionais famílias do estado – é sobrinho do ex-governador Aluisio Alves e primo do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.


Antonio Cruz/ ABr- Moreira Franco (PMDB-RJ) - Secretaria de Assuntos Estratégicos

Ex-governador do Rio de janeiro, entre 1987 e 1991, Moreira Franco tornou-se ministro graças à proximidade com o presidente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer. Apesar da relutância de alguns setores do PMDB em aceitar sua indicação para o comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos, a presidente eleita, Dilma Rousseff, nomeou Moreira Franco como parte da cota de Temer.

PSB

Divulgação- Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) - Integração Nacional

Fernando Bezerra Coelho assume no governo Dilma Rousseff a pasta que já foi ocupada por Ciro Gomes durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Membro da base de aliados de Eduardo Campos (PSB), Bezerra Coelho foi indicado pela legenda para assumir o Ministério da Integração Nacional.




Divulgação/ Prefeitura de Sobral - Leônidas Cristino (PSB) - Secretaria Especial de Portos

Anunciado pela presidente eleita Dilma Rousseff, como titular da Secretaria Especial de Portos, José Leônidas de Menezes Cristino (PSB) é o atual prefeito de Sobral (CE).





PDT

Carlos Lupi/ ABr- Carlos Lupi (PDT) - Ministério do Trabalho

O administrador de empresas e ex-deputado federal Carlos Lupi, de 53 anos, seguirá na Esplanada dos Ministérios defendendo a visibilidade do PDT no governo federal, partido que carrega o legado político de Leonel Brizola. Lupi conduziu desde março de 2007 o Ministério do Trabalho. Seguirá na pasta com a missão de ajudar a manter os bons números de empregos gerados durante sua gestão, resultado do crescimento econômico do país.

PR

Valter Campanato/ ABr- Alfredo Nascimento (PR-AM) - Ministério dos Transportes

Responsável pelo Ministério dos Transportes na maior parte dos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com apenas algumas saídas temporárias para concorrer em 2006 e 2010, o presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento, garantiu a manutenção da sua cadeira frente à pasta. Depois de uma conversa com a presidente eleita, Dilma Rousseff, Nascimento foi confirmado como ministro do Transportes a partir de janeiro.

PP

Agência Câmara- Mário Negromonte (PP) - Ministério das Cidades

O advogado Mário Silvio Mendes Negromonte (PP - BA) exerceu por quatro vezes o cargo de deputado federal e foi reeleito pelo PP da Bahia nas eleições de outubro. Aos 60 anos, foi escolhido para ocupar o Ministério das Cidades no governo Dilma Rousseff após ter sido ponto de apoio na relação de ex-ministro do PP com o Congresso.


PC do B

Roosewelt Pinheiro/ ABr- Orlando Silva Jr. (PC do B) - Ministério dos Esportes

Orlando Silva de Jesus Júnior continua no governo Dilma o trabalho de desenvolver o esporte nacional que assumiu em março de 2006 como Ministro dos Esportes no governo Lula. O desafio, no entanto, será maior já que ele estará no cargo durante dois grande eventos esportivos sediados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016.


Sem partido

ABr- Izabella Teixeira - Ministério do Meio Ambiente

Izabella Mônica Vieira Teixeira assumiu o comando do Ministério do Meio Ambiente em abril de 2010, quando o então ministro Carlos Minc (PV) deixou o cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Durante os meses que passou frente à pasta, ganhou da presidente eleita Dilma Rousseff a confiança para permanecer no cargo.



Divulgação/ Site oficial- Ana de Hollanda - Ministério da Cultura

Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e irmã do cantor Chico Buarque, Ana Maria Buarque de Hollanda foi escolhida pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para comandar o Ministério da Cultura.





ABr-
 Helena Chagas - Secretaria de Comunicação Social

A jornalista Helena Chagas, indicada para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, chegou ao governo em 2007, para ocupar a Diretoria de Jornalismo da Empresa Brasileira de Comunicação, criada por medida provisória pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.




Antonio Cruz/ ABr- Alexandre Tombini - presidência do Banco Central

O economista Alexandre Tombini, que ocupa atualmente a diretoria de Normas do Banco Central, assumirá a Presidência da autoridade monetária no início de 2011 em substituição a Henrique Meirelles, de acordo com anúncio feito pela assessoria de imprensa da presidente eleita Dilma Rousseff.




Wilson Dias/ ABr- Luís Inácio de Lucena Adams - Advocacia Geral da União (AGU)

Cotado para assumir uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro- chefe da Advocacia Geral da União, Luís Inácio de Lucena Adams, permanecerá no cargo no governo Dilma Rousseff. Adams está à frente da AGU desde outubro de 2009, quando José Antonio Dias Toffoli deixou o cargo para assumir a cadeira de ministro do STF.



Renato Araújo/ ABr- Antonio Patriota - Relações Exteriores

O embaixador Antonio de Aguiar Patriota, 56 anos, anunciado como futuro ministro das Relações Exteriores, é secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores desde outubro de 2009. O cargo de secretário-geral é o segundo na hierarquia do Itamaraty. Ele é o principal auxiliar do atual ministro, Celso Amorim.




Divulgação- General José Elito Carvalho - Gabinete de Segurança Institucional

O embaixador Antonio de Aguiar Patriota, 56 anos, anunciado como futuro ministro das Relações Exteriores, é secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores desde outubro de 2009. O cargo de secretário-geral é o segundo na hierarquia do Itamaraty. Ele é o principal auxiliar do atual ministro, Celso Amorim.




Renato Araújo/ ABR

- Jorge Hage - Controladoria-Geral da União (CGU)

O ministro Jorge Hage Sobrinho permanece à frente da Controladoria-Geral da União (CGU), posição que ocupa desde junho de 2006. O anúncio foi feito por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa da presidente eleita Dilma Roussef.


Nenhum comentário:

Postar um comentário