>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fotógrafo 'captura' estação espacial em frente ao Sol na hora do eclipse

Fotógrafo 'captura' estação espacial em frente ao Sol na hora do eclipse

Momento em que os três objetos se alinharam durou 0,86 segundo.
ISS viaja a cerca de 28 mil quilômetros por hora no Espaço.

Do G1, em São Paulo

Uma cena rara foi registrada pelo astrofotógrafo Thierry Legault no ultimo dia 4, quando um eclipse parcial pode ser visto em parte no Homisfério Norte (veja abaixo). No mesmo momento em que a Lua tampava parte do Sol e causava sombra na Terra, ele conseguiu capturar a imagem da Estação Espacial Internacional (ISS) passando em frente ao astro luminoso.
Segundo a Nasa, que divulgou a foto nesta sexta-feira (7) no site “Observatório da Terra”, a ISS ficou em frente ao Sol por apenas 0,86 segundo, já que viaja a cerca de 28 mil quilômetros por hora.
À esquerda, na parte superior da imagem, é possível ver a Estação Espacial Internacional.
À esquerda, na parte superior da imagem, é possível ver a Estação Espacial Internacional. Embaixo, a Lua tampa parte do Sol. (Foto: Cortesia de Thierry Legault, via Nasa)


ISS viaja a cerca de 28 mil quilômetros por segundo.
ISS viaja a cerca de 28 mil quilômetros por hora. (Foto: Cortesia de Thierry Legault, via Nasa)
  


Primeiro eclipse solar de 2011 é registrado em diferentes países

O fenômeno foi apenas parcial.
Eclipse foi visto na Europa, Norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.

Do G1, com agências internacionais
Visão do eclipse parcial é vista da Cidade de Gaza, nesta terça-feira (4)
Visão do eclipse parcial é vista da Cidade de Gaza, nesta terça-feira (4). O eclipse ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol (Foto: Hatem Moussa/AP)
Sol parcialmente encoberto é observado na Alemanha.
Sol parcialmente encoberto é observado na Alemanha. (Foto: Mark Keppler/AP)
Fenômeno é observado sob cruz de catedral na Bulgária.Fenômeno é observado sob cruz de catedral na Bulgária. (Foto: Reuters)
Montagem mostra a evolução do eclipse observado em Viena, na Áustria.Montagem mostra a evolução do eclipse observado em Viena, na Áustria. (Foto: Reuters)

Israelenses observam Lua entre o Sol e a Terra em Tel Aviv.Israelenses observam Lua entre o Sol e a Terra em Tel Aviv. (Foto: AP)
Fenômeno foi visível na Europa e parte da Ásia e da África.Fenômeno foi visível na Europa e parte da Ásia e da África. (Foto: AP)

Outra visão do fenômeno é registrada em Viena, na ÁustriaOutra visão do eclipse é registrada em Viena, na Áustria (Foto: Ronald Zak/AP)
Imagem do fenômeno é registrada em Locon, norte da França, onde mais da metade e até dois terços do disco solar ficaram ocultos pela lua por volta das 8h GMT (6h de Brasília).Imagem do fenômeno é registrada em Locon, norte da França, onde mais da metade e até dois terços do disco solar ficaram ocultos pela lua por volta das 8h GMT (6h de Brasília). (Foto: Philippe Huguen/AFP)


(fonte G1 - GLOBO)

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/01/primeiro-eclipse-solar-de-2011-e-registrado-em-diferentes-paises.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário