>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

*01/11/2010 - segunda-feira*


NOVEMBRO - Pela tradição Celta o ano está começando! Depois do Samhain (Halloween), que fecha o ano, temos o primeiro mês no Ano Novo, Novembro, conhecido pelas religiões pagãs como Mês dos Portais Abertos. Acredita-se que todo tipo de criatura dos mundos mágicos visita o mundo dos mortais, facilitando todas as formas de magia. Considerado pelas antigas culturas como um período do entre mundos. Novembro é um momento de refletir sobre a sua vida e seus sentidos mais profundos.  Muitos rituais relacionados a portais são feitos nesse período, pois durante todo o mês as criaturas espirituais ainda transitam entre nós.


DIA 01 DE NOVEMBRO - DIA DE CAILLEACH  (Mitologia Celta).
Ela é a Deusa da Morte, que deixa morrer tudo o que não é mais necessário. Mas é também ela quem encontra as sementes da próxima estação. Ela é a guardiã da semente, a protetora da força vital essencial ao ressurgimento da vida após o inverno. Ela guarda a própria essência do poder da vida. Ela é o poder essencial da Terra.
A imagem de Cailleach foi distorcida e hoje ela está representada no vôo da bruxa que aparece na noite de Halloween. Foi caracterizada como uma fada do mal que traz consigo o Inverno e a morte. Apesar de ser perpetuada deste modo terrível, sabemos que esta Deusa Anciã, está repleta de sabedoria e beleza.
SIMPATIA: Hoje, escreva tudo o que você não deseja mais na sua vida e queime tudo em uma vela escura. Depois, lave as mãos com água e sal.


 

Dia de Todos os Santos - No dia 1 de Novembro comemora-se o dia de "Todos os Santos". Neste dia as pessoas vão ao cemitério arranjar as sepulturas dos seus entes queridos que já faleceram, com flores.
É também neste dia que logo pela manhã se juntam grupos de crianças que vão batendo de porta em porta pedindo às pessoas que lhes dêem os "santinhos" pela alma das pessoas que já morreram.
As crianças levam nas mãos uma bolsa de pano e quando fazem o pedido às pessoas, elas dão o que querem ou podem, como por exemplo: dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates etc.
Antigamente todas as pessoas iam pedir os "santinhos" porque havia muita miséria e estas pediam por necessidade. Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e quando chegavam os pedintes (pobres), eles entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam alguma coisa. (fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/)

Dia Nacional da Espeleologia -  ciência que estuda as cavernas, cavidades naturais e outros fenômenos cársticos, para marcar a data da fundação da SBE - Sociedade Brasileira de Espeleologia, ocorrida em 01/11/1969, em prol do estudo e da preservação das cavernas brasileiras.  (fonte: www.olocutor.com)


ANIVERSARIANTES (AMIGOS DO ORKUT):
Angela de Deus
Fininho

ANIVERSARIANTES (menos famosos):   
1945 – Gilberto Braga, dramaturgo brasileiro.
1978 – Lázaro Ramos, ator brasileiro.
1981 – Thiago Fragoso, ator brasileiro.

Anjo do Dia: 

CATEGORIA: SERAFIM
PRÍNCIPE: METRATON: Pessoas maduras, sábias; têm forte ligação com Seus. São fortes, nobres, pacientes e de maneiras agradáveis. Vivem em paz com todos. Amam a verdade, são intuitivas e têm poderes para o trabalho de cura com as mãos (energização).   
8º Gênio - CAHETHEL (27/Mar - 08/Jun - 20/Ago - 01/Nov - 13/Jan) - SALMO 94 e/ou 95
Quem nasce sob a influência deste Anjo possui harmonia e equilíbrio entre espírito e matéria, tem maturidade e domínio sobre seu "eu". Tem clara visão e compreensão do mundo e de suas leis, tendo muita força para resistir e sempre continuar em frente. Devido à sua maturidade espiritual, muitas vezes sente-se deslocado entre amigos ou familiares que têm dificuldade em entendê-lo. Segue sempre seu coração e não tem medo de nada. Sua terra será sua vida. Gosta de cultivar plantas aromáticas, flores e árvores frutíferas. Terá grande curiosidade a respeito de Florais de Bach. Poderá fazer sucesso com qualquer coisa que tenha relação com a terra ou com a natureza, pois respeita e defende suas leis.
Gênio Contrário: Domina o orgulho, a blasfêmia, o ateísmo e a corrupção. A pessoa dominada por este Anjo poderá provocar situações conflituosas com a família e superiores, agindo contra todas as leis, principalmente as da natureza. Por agir desta maneira suas atividades tem sempre um resultado medíocre. (fonte: comamor).

 
IN MEMORIAM:
LIMA BARRETO – Escritor
Rio de Janeiro, 13/05/1881
Rio de Janeiro, 01/11/1922
Escritor e jornalista fluminense. Com uma escrita realista e social, é considerado representante do pré-modernismo na literatura brasileira. Afonso Henriques de Lima Barreto nasce no Rio de Janeiro, em uma família pobre de mulatos.
Fica órfão de mãe aos 7 anos. Protegido pelo visconde de Ouro Preto, consegue entrar na Escola Politécnica em 1897, mas acaba abandonando o curso de engenharia para trabalhar como funcionário público na Secretaria da Guerra. Ocupa um pequeno cargo, de amanuense, e passa a colaborar na imprensa e a escrever seus primeiros romances.
Estréia na literatura com Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909). Em 1915 publica sua obra-prima, Triste Fim de Policarpo Quaresma, que trata do patriotismo ingênuo de um funcionário público apaixonado pelo Brasil.
Subsecretário do Arsenal de Guerra, o personagem central considera melhor tudo o que é autenticamente brasileiro e chega a pedir às autoridades federais que tornem o tupi-guarani a língua oficial do país. O naturalismo domina a ficção brasileira nessa época, mas ele não segue os princípios desse movimento em seu trabalho.
Sua linguagem busca ser fiel à fala do povo, ignorando muitas vezes as regras gramaticais. É considerado "o romancista da 1ª República". Vítima de crises de depressão e do alcoolismo, é internado duas vezes em um manicômio, em 1914 e 1919, antes de morrer, aos 41 anos, de infarto. (fonte: http://www.algosobre.com.br)
Algo mais:
Dedicou-se, desde o tempo de estudante, às letras. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta", "O Malho", "Brás Cubas" e muitas outras. Grande parte de sua notável obra literária foi de cunho satírico e humorístico, servindo de exemplo "Os Bruzundangas" e "Triste Fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaques seus romances "Recordações do Escrivão Isaias Caminha", "Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá" e "Clara dos Anjos". Deixou muitos contos, além dos constantes de seu livro "Histórias e Sonhos". (fonte: www.releituras.com)

"QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário