>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 20 de novembro de 2010

21/11/2010 - DOMINGO - DIA DE CRISTO REI

*21/11/2010 - domingo*

21 de novembro de 2010 - Dia de Cristo Rei - comemoração móvel da Igreja Católica: último domingo do Ano Litúrgico, ou 5 domingos antes do natal.
Neste Domingo celebramos o Dia de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, neste dia reflitamos sobre quão grandioso é esse nosso Rei, que a cada dia nos salva, é tempo de agradecimento, preparação para o Natal (Início do Advento), e grande expectativa pelo ano que se aproxima.


21 de novembro - Nossa Senhora da Apresentação - A memória da apresentação da Virgem Maria é celebrada no dia 21 de novembro, quando se comemora um dos momentos sagrados da vida da Mãe de Deus, sua apresentação no Templo por seus pais Joaquim e Ana.
Nenhum livro da Sagrada Escritura relata este acontecimento, sendo fartamente tratado nas escrituras apócrifas, que não são reconhecidas como inspiradas.  (saiba mais:
http://www.cademeusanto.com.br/NS_da_Apresentacao.htm)
21 de novembro de 1964  - o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

3º Domingo de Novembro - Dia Nacional de Conscientização do Estresse.
O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o stress através de informações e orientações ao público e oferecendo testes para medir o nível de stress, problema que afeta 70% da população do país, sendo que 30% estão em nível crítico.

21 de novembro - Dia Mundial da Saudação -  é um dia nobre e de grande motivação. Foi celebrado pela primeira vez em 1973. O dia tem como finalidade, cumprimentar 10 pessoas e através deste gesto, podemos demonstrar a importância do contato entre as pessoas como forma de preservar a paz no Mundo em vez da força.   Este dia é celebrado em todo o Mundo, por pessoas de 180 países diferentes. É um dia essencialmente para apelar à paz.

21 de novembro - Dia Mundial da Televisão -
É uma homenagem ao primeiro Fórum Mundial de Televisão, que aconteceu em 21 de novembro de 1996 e foi promovido pela ONU. O objetivo da comemoração é promover um intercâmbio entre programas de televisão que enfocam questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento econômico e social, e incentivar a troca de informações culturais.( Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte)
No Brasil, o primeiro canal, foi a TV Tupi, de São Paulo, de propriedade do empresário Assis Chatoubriand, inaugurada em 1950. A primeira transmissão em cores aconteceu em em 31 de março 1972, durante a Festa da Uva, em Caxias do Sul.
  

21 de novembro - Dia Nacional da Homeopatia e do Homeopata -  comemorado no Brasil, para marcar a data da chegada do homeopata francês, Jules Benoît Mure, em terras brasileiras, ocorrida em 21/11/1840, a partir do que, foram criadas Associações, Ambulatórios e cursos de Homeopatia no país, graças ao apoio dado pelo Governo Imperial brasileiro. (fonte: www.olocutor.com)

 

NA HISTÓRIA:

21/11/1830 – Líbero Badaró é assassinado por inimigos políticos. Sua morte agitou a opinião pública e precipitou a saída do imperador dom Pedro I. (veja biografia no in memoriam, abaixo).


21/11/1962 - Um show de bossa nova, responsável pelo lançamento do movimento nos Estados Unidos, é realizado no Carnegie Hall, em Nova York. João Gilberto e Tom Jobim participam da apresentação.
O ritmo brasileiro da bossa nova se apresentou no Carnegie Hall, a mais tradicional sala de concertos de Nova Iorque, para um público de cerca de três mil pessoas, que superlotou a casa com entusiásticos aplausos.
Durante o espetáculo, milhares de xícaras de café foram servidas, numa oportunidade de apresentar o cafezinho preparado à moda brasileira.
Os ingressos já se encontravam esgotados uma semana antes do concerto.
Os brasileiros João Gilberto, Bola Sete, Agostinho dos Santos, Carmem Costa, José Paulo, Luis Bonfá, Carlos Lira, Sérgio Mendes, Antonio Carlos Jobim, Miltinho Bana, C. Feitosa e Roberto Menescal comandaram o espetáculo.
Além dos artistas brasileiros, participaram do show o pianista e compositor argentino Lalo Schifrin com o sexteto de que se valeu para difundir a bossa nova, Stan Getz, amigo de João Gilberto e um de seus mais entusiastas admiradores e grande propagador da bossa nova, e o quarteto de Oscar Castro Neves.
O Itamarati recebeu despachos dos EUA informando que compareceram ao concerto 300 repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e críticos especializados de toda a América do Norte e da imprensa mundial, o que deveria garantir grande repercussão ao show de bossa nova.
A nova música do BrasilEste novo gênero musical deriva das estruturas típicas do samba em harmonia com o jazz americano.
A mulher do Presidente, Jacqueline Kennedy, a considerou "simplesmente maravilhosa", acentuando que "nunca houve coisa igual por aqui". Ela foi apresentada à bossa nova em um recital do sexteto de Paul Winter, que havia regressado de uma excursão pelo Brasil dois dia antes da apresentação no Carnigie Hall. (fonte:
http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=5930)



1966 – Criação do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS). 
Decreto-lei 72/66 | Decreto-lei nº 72, de 21 de novembro de 1966
Unifica os Institutos de Aposentadoria e Pensões e cria o Instituto Nacional de Previdência Social.  
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , usando da atribuição que lhe é conferida pelo art. 30 do Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965, combinado com o art. 2º do Ato Complementar nº 23, de 20 de outubro de 1966, DECRETA:
Art 1º Os atuais Institutos de Aposentadoria e Pensões são unificados sob a denominação de Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).  
Brasília, 21 de novembro de 1966; 145º da Independência e 78º da República.
H. CASTELLO BRANCO
L. G. do Nascimento e Silva
Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 22.11.1966, Retificado no D.O.U. de 1.12.1966, Retificado no D.O.U. de 1.12.1966 (fonte: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/103677/decreto-lei-72-66)

21/11/1975 - A Espanha volta a ter um regime monárquico. O rei Juan Carlos I assume o trono, legaliza os partidos políticos e marca eleições legislativas.


2010 - Deputados defendem legalização
de bingos durante reunião 
(Veja matéria completa em:



Aniversariantes (amigos do Orkut)

.Brisa do Mar - Cecília

.Ariadny  (amor eterno para sempre)


. Bidula

Aniversariantes (menos famosos)   


1945 – Goldie Hawn - atriz norte-americana.
1947 - Alcione, cantora brasileira.
1948 – Deborah Shelton, atriz norte-americana.
1953 – Fábio Júnior, cantor e ator brasileiro.

ANJO DO DIA: 
Categoria: Dominações

Príncipe: TSADKIEL (URIEL)

É dotado de grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.
28º Gênio - SEHEIAH(16/Abr - 28/Jun - 09/Set - 21/Nov - 02/Fev) – salmo 70
Este anjo auxilia contra os tormentos, as doenças e os parasitas. Protege dos incêndios, das maldades e ruína dos negócios. Favorece a vida longa. Tem bom senso, age com prudência e sabedoria. Autêntico, verdadeiro, consegue sempre sair-se bem nas situações mais caóticas, devido às idéias luminosas que surgem repentinamente, com a ajuda do anjo. Tem sempre uma palavra de otimismo para ajudar as pessoas (principalmente da família), em qualquer situação de insegurança, pois está sempre em sintonia com todas as forças divinas. Profissionalmente, pode fazer sucesso trabalhando em áreas ligadas à administração pública, escrevendo livros, matérias para rádio e televisão ou nos estudos da homeopatia e acupuntura.
Gênio Contrário: domina as catástrofes, os acidentes, a negligência, a desorganização. As pessoas sob esta influência deste gênio contrário, podem prejudicar seus semelhantes, fazendo uso descuidado de produtos de beleza (injeções de silicone, maquiagem definitiva) ou participando da produção de equipamentos com defeito, para baratear a produção. Muitas vezes, não refletem antes de agir, provocando insegurança entre todos com quem convive. Pode provocar incêndios, por sua atitude negligente. (fonte: comamor).




Mongaguá realiza testes gratuítos de HIV
         até 1º de dezembro
(veja endereços em:



Saúde
Saiba quais vacinas devem entrar no calendário de vacinação
G1
O Senado aprovou na última quarta-feira um projeto de lei complementar que inclui cinco vacinas no Calendário Básico de Vacinação da Criança. O texto segue agora para sanção do presidente Lula e, se sancionado, deve começar a valer no ano que vem. Veja quais são as vacinas:
1- Contra Hepatite A: previne a inflamação do fígado causada pelo vírus HAV
2 - Meningocócica conjugada C: protege as crianças da bactéria meningococo C,
que causa meningite principalmente em crianças de até quatro anos
3 e 4 - Pneucoco e Pneumocócica conjugada sete valente: previnem a pneumonia.
5 - Contra varicela (catapora): previne a uma doença infecciosa e altamente contagiosa,
causada pelo vírus varicela-zoster.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra meningite já faz parte do calendário e que oferece uma ainda mais abrangente contra a pneumonia: a pneumocócica 10-valente. (fonte:
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=66565&idDepartamento=8&idCategoria=0)




VEJA PROGRAMAÇÃO ANIVERSÁRIO DE MONGAGUÁ:



MONGAGUÁ -ONG ANJOS ABANDONADOS PEDE AJUDA:



Estudo
Exercícios de Tai Chi reduzem dores artríticas
AFP
Os famosos exercícios de Tai Chi, de origem chinesa, ajudam a reduzir a fadiga e as dores artríticas, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.
"Nossa pesquisa mostra que os cursos de Tai Chi proporcionam benefícios significativos a indivíduos com todo o tipo de artrite, incluindo fibromialgia, artrite reumática e osteoartrite", disse Leigh Callahan, professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (sudeste) e principal autor do estudo.
Para a pesquisa, os cientistas recrutaram 354 participantes de áreas rurais e urbanas de 20 cidades dos estados de Carolina do Norte (sudeste) e Nova Jersey (leste).
Os pacientes foram divididos em dois grupos. Um deles seguiu um curso de Tai Chi de oito semanas, duas vezes por semana e obtiveram alívio; o outro grupo começou mais tarde para efeitos de comparação.
Ao final de oito semanas, o primeiro grupo que concluía o curso de Tai Chi registrava melhora moderada em termos de dor, fadiga e rigidez, além de um aumento no sentimento de bem-estar, com resultados satisfatórios em seu sentido de equilíbrio, precisou o médico.
O Tai Chi fica no meio do caminho entre o método de relaxamento e a arte marcial, sendo um dos exercícios de luta mais praticados do mundo.
(fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=64564&idDepartamento=28&idCategoria=65)


DISQUE 180 - DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER (leia matéria:




IN MEMORIAM:
 
Jornalista, político e médico ítalo-brasileiro
Líbero Badaró
Data desconhecida, 1798, Laignelia, Itália
21/11/1830, São Paulo (SP)
Giovanni Battista Líbero Badaró (ou Dr. João Batista Líbero Badaró), jornalista, político e médico, formou-se pelas universidades de Turim e Pávia, na Itália.
Chegou ao Brasil em 1826, aos 28 anos de idade. Estabelecendo-se em São Paulo, filiou-se à corrente liberal que pregava a autonomia para o Brasil e participou de lutas políticas ligadas à independência.

Em 1829 fundou o jornal periódico "Observador Constitucional" onde denunciava os desmandos e excessos cometidos pelos governantes. Já no primeiro dia de circulação, escreveu: "Não devia vegetar no Brasil a planta do despotismo".

No dia 20 de novembro de 1830, Badaró sofreu um brutal atentado à bala. A primeira pessoa a socorrê-lo foi o estudante de direito Emiliano Fagundes Varela, pai do futuro poeta Fagundes Varela. Suas últimas palavras foram: "Morre um Liberal, mas não morre a Liberdade". No dia seguinte estava morto.

Um alto funcionário do Judiciário imperial chegou a ser processado como mandante do crime, mas foi absolvido, por falta de provas. Segundo historiadores, a ordem para matar Badaró pode ter partido do próprio imperador dom Pedro 1o.
A contribuição de Líbero Badaró para a defesa da liberdade de expressão vai além da tragédia pessoal. É seu um dos primeiros escritos publicados no Brasil em defesa da liberdade de imprensa, refutando sempre a tese de que os abusos praticados pela imprensa justificariam o cerceamento da liberdade.
Com sua morte, aumentaram o descontentamento e as manifestações de protesto contra o absolutismo de D. Pedro 1o, que abdicou em 7 de abril de 1831.
(fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u698.jhtm)




QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,

 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário