>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 13 de novembro de 2010


*14/11/2010 - domingo*

Dia Mundial de Combate ao Diabetes - para marcar a data do nascimento do cientista canadense, Frederick Banting (14/11/1981 – 21/02/1941) que, em parceria com seu colaborador Charles Best, em 1921,  isolam do pâncreas de cães uma substância capaz de eliminar os sintomas do diabetes. O extrato é batizado de insulina.
Em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.
Pão de Açúcar - Em 2010, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro aderiu a campanha do Dia Mundial do Diabetes. Os dois bondinhos do Pão de Açúcar estarão iluminados de azul em 14 de novembro.

Dia do Bandeirante - comemorado nesta data para homenagear os desbravadores das terras brasileiras, que tinham como missão sair em busca de ouro e pedras preciosas, em expedições a pé, caminhando por milhares de quilômetros pelo território do Brasil.
Os principais bandeirantes do Brasil foram:
- Antônio Raposo Tavares (1598 -1658), português, segurou a invasão dos espanhóis e dos holandeses, no nordeste do Brasil; garantiu para o país os estados do Paraná e Santa Catarina.
- Fernão Dias Pais Leme (1608 – 1681), era paulista, foi o responsável pela bandeira das esmeraldas, onde explorou os vales de vários rios, como o Paraopeba, das Velhas, das Mortes, Aracuaí e Jequitinhonha. Participou também das bandeiras dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando ao Uruguai.
- Bartolomeu Bueno da Silva (1672 – 1740), era paulista e um dos mais importantes do ciclo do ouro em Minas Gerais, mais tarde desbravou as regiões de São José do Pará e Pintangui, encontrou muito ouro no rio Vermelho e algumas jazidas no rio dos Pilões e rio Claro.
- Domingos Jorge Velho (1614 – 1703), era paulista, mas falava a língua dos indígenas, foi o responsável pelo extermínio do quilombo dos Palmares - onde os escravos refugiados se abrigavam, depois das tentativas de quinze outras expedições, também dominou vários grupos indígenas do Maranhão, Ceará e Pernambuco.
- Borba Gato (1628 – 1718), também era paulista, foi um dos responsáveis pelo ciclo do ouro no século XVII, foi nomeado guarda-mor de Rio das Velhas, ganhou terras na região, onde fundou o arraial de Sabará, também ocupou o cargo de superintendente das minas. (fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-bandeirante.htm)

Dia Nacional da Alfabetização  - Comemora a fundação do Ministério da Educação, em 14 de novembro de 1930, ainda com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública. Sua criação foi uma das primeiras resoluções do governo provisório de Getúlio Vargas, que havia tomado posse no dia 3 de novembro. O objetivo inicial do ministério era promover o ensino primário e combater o analfabetismo. Mais tarde, a pasta criou normas para estruturar o ensino secundário e as universidades.


A Igreja celebra o dia de São Serapião, mártir - protetor contra as dores de artrose

Os muçulmanos disseram a Serapião que poderia ser libertado se renegasse a fé cristã. Ele recusou. Enlouquecidos, deram-lhe uma morte terrível. Colocado numa cruz em forma de X, como o apóstolo André, teve todas as juntas dos seus ossos quebradas, e assim foi deixado até morrer. Tudo aconteceu no dia 14 de novembro de 1240, em Argel, atual capital da Argélia.
O culto que sempre foi atribuído a são Serapião, protetor contra as dores de artrose, foi confirmado em 1625 pelo papa Urbano VIII. A festa religiosa ao santo mártir ocorre no dia de sua morte. (saiba mais em: http://www.bethania.com.br/santos/sao-serapiao)

Aniversariantes (amigos do Orkut)

. LECAH

 Aniversariantes (menos famosos) 
1840 - Claude Monet, pintor francês (m. 1926).
1921 - Dick Farney, cantor brasileiro (m. 1987).
1923 - Cleide Yáconis, atriz brasileira.
1927 - Fernando Torres, ator brasileiro (m. 2008).
1935 - Rei Hussein da Jordânia (m. 1999).
1948 - Carlos de Mountbatten-Windsor, Príncipe de Gales.
1954 - Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos EUA.
1956 - Almir Sater, violeiro e cantor brasileiro.
1972 - Max de Castro, cantor, compositor, produtor e arranjador brasileiro (é filho de Wilson Simonal)


ANJO DO DIA:
Categoria: TRONOS
Príncipe: Tsaphkiel (Auriel) 
O príncipe dos Tronos é o Anjo Tsaphkiel (Auriel). Ele é o protetor das doze tribos de Israel.
O Rei David, em agradecimento pela sua proteção, criou os salmos, originalmente cantados.
Sua proteção angelical é sentida ao ouvirmos músicas ou quando estamos em profunda paz. A morada de Tsaphkiel chama-se "Harmonia".
21º Gênio - NELCHAEL(09/Abr - 21/Jun - 02/Set - 14/Nov - 26/Jan)- SALMO 30
 Este anjo é invocado para destruir o poder do inimigo, contra as calúnias ou pessoa que utilizam sortilégios para tirar proveito próprio contra os inocentes. Quem nasce sob esta influência domina a astronomia, a astrologia, a geologia, a matemática e todas as ciências exatas. Demonstra serenidade, moderação nas palavras, equilíbrio entre o espiritual e o material. Tem forte capacidade de liderança, autocontrole, paciência. Não aceita perdas, persegue seu ideal. Tem grande inteligência e imaginação, maturidade e domínio sobre seu "eu". Tendência a ser um solitário. Ama o belo e detesta o que é feio e vulgar. Respeitado em seu ambiente de trabalho. Ama a poesia e a pintura. Sua missão será unir a ciência e a arte com a religião. Profissionalmente poderá ter sucesso lecionando matemática, geografia, geometria, administração, computação; trabalhando como psicólogo ou assistente social.  Gênio Contrário: domina o erro, a violência, a agressividade, a ignorância e o preconceito. Poderá facilitar a promulgação de leis errôneas. Em sua visão do futuro haverá trabalho só para a máquina, anulando o valor do homem na empresa. (fonte:Comamor).




IN MEMORIAM:

PRINCESA ISABEL do BRASIL
Dona Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon
Rio de Janeiro, 29/07/1846
Eu, França, 14/11/1921



Foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbom-Duas Sicilias. Foi a terceira Chefe de Estado brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavô Dona Maria I. Foi cognominada “A REDENTORA” por ter, através da Lei Áurea, abolido a escravidão no Brasil.
Após seu casamento com o príncipe Gastão de Orleans, Conde d´Eu, em 1864, ocorreu uma junção matrimonial entre a Casa de Bragança e a de Órleans, originando o nome Orléans e Bragança, que foi passado, exclusivamente, aos descendentes de Gastão de Orléans e D. Isabel. Também, por a mesma ter sido a herdeira do trono imperial brasileiro, os seus dewcendentes, os únicos detentores do sobrenome Orléans e Bragança, são os atuais herdeiros da extinta coroa imperial do Brasil.


A princesa Isabel foi também a primeira senadora do Brasil, cargo a que tinha direito como herdeira do trono a partir dos 25 anos de idade, segundo a constituição imperial brasileira de 1824.


Postura política:
Liberal, a princesa uniu-se aos partidários da abolição da escravidão. Apoiou jovens políticos e artistas, embora muitos dos chamados abolicionistas estivessem aliados ao incipiente movimento republicano. Financiava a alforria de ex-escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do  Quilombo do Leblon, que cultivava camélias brancas, símbolo do abolicionismo. Chegava mesmo a receber fugitivos em sua residência em Petrópolis:
"A Princesa Isabel também protegia fugitivos em Petrópolis. Temos sobre isso o testemunho insuspeito do grande abolicionista André Rebouças, que tudo registrava em sua caderneta implacável. Só assim podemos saber hoje, com dados precisos, que no dia 4 de maio de 1888, “almoçaram no Palácio Imperial 14 africanos fugidos das Fazendas circunvizinhas de Petrópolis”. E mais: todo o esquema de promoção de fugas e alojamento de escravos foi montado pela própria Princesa Isabel. André Rebouças sabia de tudo porque estava comprometido com o esquema.



O Imperador Pedro II morreu em Paris, em 5 de dezembro de 1891 e Isabel passou a ser considerada pelos monarquistas imperatriz de jure do Brasil, ou sua imperatriz titular.



Princesa Isabel e o conde D'Eu com alguns de seus netos.
Apesar da dor do exílio, D. Isabel teve uma velhice tranqüila, instalada no castelo da família em Eu, na Normandia, propriedade de Gastão de Orleans. Rodeada pelos filhos e netos, fez de sua casa uma embaixada informal do Brasil. Recebia brasileiros de passagem, ajudou o jovem Alberto Santos Dümont quando desenvolvia suas invenções. Passou os últimos anos da vida com dificuldades de locomoção. Em 1920 teve a felicidade de saber que a lei que bania a Família Imperial do Brasil havia sido revogada pelo presidente Epitácio Pessoa.
Com a saúde frágil, já abalada pela mortes dos dois filhos mais novos, faleceu em 14 de novembro de 1921. Foi sepultada no cemitério local, de onde seria trasladada em 6 de julho de 1953 para um jazigo no Mausoléu Imperial da Catedral de Petrópolis. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_do_Brasil)


Zé Kéti - (6/10/1921 – 14/11/1999)
Considerado um dos maiores nomes da música brasileira, ficou conhecido por popularizar o samba do morro na alta sociedade e intelectualidade da Zona Sul carioca.
Sambista carioca, começou a atuar nos anos 40 na ala dos compositores da Portela. Em 1946 o grupo Vocalistas Tropicais fez a primeira gravação de um samba de sua autoria, "Tio Sam no Samba". Na década de 50 outros sucessos seus, como "Leviana" e "A Voz do Morro" foram incluídos no filme "Rio 40 Graus", clássico do cinema nacional, dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Idealizou e participou do conjunto A Voz do Morro, que contava com Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Anescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho, José da Cruz, Oscar Bigode e Nelson Sargento, e que gravou três discos. 
Em 1964, levado por Nara Leão, participou do espetáculo "Opinião" ao lado de João do Vale, no Teatro de Arena (Rio de Janeiro), que tornou conhecidas músicas suas como "Opinião" e "Diz que Fui por Aí" (com Hortênsio Rocha). Outro enorme sucesso de sua carreira foi a marcha rancho "Máscara Negra" (com Hildebrando Matos), composta para o carnaval de 1967. Nos anos 80 viveu um período de relativo ostracismo, esquecido por intérpretes e gravadoras e morando em São Paulo. Essa situação modificou-se nos anos 90, quando voltou a morar no Rio, a se apresentar ao lado da Velha Guarda da Portela e a ter várias músicas regravadas. Um dos tributos foi "Natural do Rio de Janeiro", CD do cantor Zé Renato dedicado exclusivamente à obra de Zé Kéti. Outros sucessos de Zé Kéti são "Mascarada" (com Elton Medeiros), "Malvadeza Durão", "Nega Dina", "Jaqueira da Portela" e "Meu Pecado".
No dia 14 de novembro de 1999, cerca de 150 pessoas compareceram ao velório do compositor no cemitério de Inhaúma. Durante o velório, o caixão foi coberto com a bandeira azul e branca de sua escola de samba, a Portela. Foi enterrado ao som de A voz do morro. (fonte:cliquemusic.uol.com.br)

QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário