>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 7 de novembro de 2010


*08/11/2010 - segunda-feira*

Dia de Gwynn ap Nudd -  (Mitologia Gaulesa) -Neste dia, pela tradição de Gales, celebrava-se o Dia de Gwynn Ap Nudd, o Lorde do País das Fadas que, nesse período, abre as portas do mundo mágico e permite que suas fadas realizem alguns desejos dos mortais que mereçam. Coloque três flores azuis em um vaso durante este dia e um prato de mel na janela durante a noite. Escreva seu desejo num papel azul e deixe embaixo do vaso e do pires.(fonte: bruxaguinevere) 

Dia Mundial do Urbanismo - Estabelecido em comum acordo entre os países membros da ONU -  O período de transição pelo qual as cidades estão passando, com cada vez mais gente e menos emprego, saúde e qualidade de vida, é uma preocupação do urbanismo atual. O campo de atuação do profissional dessa área compreende uma grande diversidade de ações, entre as quais, a urbanização de favelas, a reciclagem de espaços, o gerenciamento de obras públicas e a participação em equipes multidisciplinares para elaboração de relatórios de impacto ambiental. (fonte: www.portalsaofrancisco.com.br).

Dia dos Profissionais das Técnicas Radiológicas -(Técnicos e Tecnólogos em Radiologia) - O profissional desta área, o Radiologista, é o médico responsável pela realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas e, também, pela emissão de laudos ou relatórios. A comemoração homenageia o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que em 8 de novembro descobriu acidentalmente, o Raio X.
CURIOSIDADES:
. A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen.
. O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga.
. O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, Estados Unidos. (fonte: www.portalsaofrancisco.com.br).


Eventos históricos:
1793 - Primeira abertura do Louvre ao público como museu - O Museu do Louvre, localizado em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O edifício construído por Napoleão, no centro de Paris, situa-se entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro do Louvre, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées. O Louvre era a sede do governo monárquico francês desde a era medieval, tendo sido abandonado por Luís XVI em favor do Palácio de Versalhes.  
Parte do palácio real do Louvre foi aberta primeiramente ao público como um museu em 8 de Novembro de 1793, durante a Revolução Francesa. É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vênus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, dos artistas clássicos da Europa como Ticiano, Rembrandt, Goya, Rubens ou Renoir, numa das maiores amostras do mundo da arte e cultura humanas. No Museu do Louvre encontra-se entre outras obras de artistas brasileiros, peças do Mestre Vitalino de Caruaru-PE.

1895 - Descoberta dos Raio X por Rontgen -  Poucas descobertas influenciaram a medicina, tecnologia e ciência tanto quanto os raios-X. Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen acidentalmente descobriu este raio quando fazia experiências com raios catódios. Ele os chamou de Raios-X por causa de suas propriedades físicas desconhecidas.
Em novembro de 1895, Rötgen apresentou as primeiras fotografias de raios-X: elas mostravam os ossos de uma mão, e causaram uma sensação mundial. A receptividade foi tão grande que foram instalados, por exemplo, equipamentos de Raios-X em sapatarias para que os clientes pudessem examinar os seus pés dentro dos sapatos.(saiba mais: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-nuclear/descoberta-dos-raios-x-5.php)

1920 - Legalização do aborto na união Soviética. - foi o primeiro País do mundo a legalizar o aborto.

2010 - Semana da Educação de Mongaguá tem Gabriel Chalita e Peninha - Nesta segunda (8), Mongaguá inicia a I Semana da Educação. Com o tema: “Construindo saber, transmitindo valores”, cerca de 400 professores participarão de palestras e apresentações culturais, no Centro Cultural Raul Cortez, no Vera Cruz.


ANIVERSARIANTES (amigos do Orkut - Mongaguá)

Everaldo Batista
Nádia & César Caixeta


ANIVERSARIANTES (menos famosos):

1922-Aldemir Martins, artista plástico brasileiro (morreu em 2006).
1935 - Alain Delon, ator francês.
1945 - Antônio Marcos, ator, compositor e cantor brasileiro (morreu em 1992).
1951-Herson Capri, ator brasileiro.
1978- Júlio Sérgio, goleiro brasileiro, atual jogador do Roma, Itália.
1980-Luís Fabiano, futebolista brasileiro, atualmente no Sevilla – Espanha - Fabiano entrou para a história do Sevilla em 2007 ao marcar o gol de número dois mil da história do clube.





ANJO DO DIA 08/11:
Categoria: QUERUBIM
Príncipe: RAZIEL
Pessoas que suportam qualquer coisa para conseguir alcançar sempre um resultado positivo. Extremamente emotivos, sentimentos profundos e estáveis. Compreendem o mundo de maneira própria, dão grande importância à família. Tímidos, generosos, carinhosos, amigos leais, bons confidentes. Perdoam sempre. Têm boa saúde e mãos para cura. Constroem coisas permanentes, inclusive casamento e amizades.
15º Gênio - HARIEL - (04/Abr - 16/Jun - 27/Ago - 08/Nov - 21/Jan)-  SALMO 93 - Este anjo é invocado contra os incrédulos da religião. Sua influência está ligada aos sentimentos religiosos, que se distinguem pela pureza. Ajuda a descobrir tudo o que é útil e novo, protegendo as ciências e as artes. Tem grande pureza de sentimentos, é simples mas refinado para os valores materiais e sociais. Irresistivelmente perfeito, terá tendência a estudos das ciências esotéricas. Terá grande iluminação instituindo ritos e costumes que poderão contribuir para a expansão da espiritualidade. Realista, estará sempre com os pés no chão. Tem facilidade em aprender, criar e estudar. Sempre bem humorado. Profissionalmente poderá fazer sucesso como professor, advogado, artesão, restaurador e estudioso de pinturas e objetos antigos.
Gênio Contrário: Domina os cataclismas e as guerras de religião. Influencia os hereges na propagação de métodos perigosos, dificultando a descoberta de métodos novos e apoiando manifestações contrárias a movimento esotéricos. Terá percepção individual e egoísta da espiritualidade, podendo intitular-se guru ou guia espiritual. Será brilhante defensor e propagador de doutrinas errôneas e grande organizador de guerras religiosas.(fonte: comamor).


IN MEMORIAM:
CARLOS CHAGAS – Médico sanitarista –
Médico, sanitarista e cientista mineiro (9/7/1879 - 8/11/1934). Responsável por desvendar o processo de contágio e evolução de duas das mais graves moléstias tropicais: a malária e a doença de Chagas. Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasce em Oliveira, filho de um fazendeiro. Estuda medicina no Rio de Janeiro, terminando o curso em 1903.
Nesse mesmo ano ingressa no Instituto Bacteriológico Osvaldo Cruz, no Rio, que dirige a partir de 1917. Em 1905, enviado pelo médico Osvaldo Cruz a Santos, São Paulo, para deter uma epidemia de malária, descobre que a transmissão é feita por um mosquito. Com isso viabiliza o combate eficaz à doença.
Em 1907, ao chefiar a comissão de estudos e prevenção da malária em Minas Gerais, começa a pesquisar uma endemia de causa ignorada, mais tarde chamada de doença de Chagas.
Em 1909 identifica o agente causador da moléstia, um protozoário ao qual dá o nome de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Osvaldo Cruz. Também encontra o inseto transmissor, o barbeiro. Suas investigações permitem o desenvolvimento de métodos para o tratamento e a erradicação dessas doenças, o que lhe traz reconhecimento internacional. Morre no Rio de Janeiro, com extensa obra publicada.  (fonte:www.algosobre.com.br).
OUTRA FONTE: Foi diversas vezes laureado com prêmios de instituições do mundo inteiro inteiro, sendo as principais como membro honorário da Academia Brasileira de Medicina e doutor honoris causa da  Universidade de Harvard e Universidade de Paris. Também trabalhou no combate à leptospirose e às doenças venéreas, além de ter sido o segundo diretor do Instituto Oswaldo Cruz. Carlos Chagas faleceu aos 55 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro. A causa de sua morte foi um infarto do miocárdio. (saiba muito mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Chagas)


EM PERUÍBE ACONTECE:

MILENA BARGIERI 
CONVIDA 
OS AMIGOS DE MONGAGUÁ



"QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário