>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 16 de novembro de 2010

*17/11/2010 - quarta-feira*

Dia do Flamengo  - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, sancionou a Lei Estadual 4.998/2007 criando o Dia do Flamengo em 17 de novembro, data da fundação do Clube..
NOTA: O Prefeito Municipal, em 2007, criou o Dia do flamenguista em 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu que é padroeiro do Flamengo. E aí??? Será que outros governantes criarão outras datas comemorativas para o Flamengo????

Dia Nacional de Combate à Tuberculose -  Embora a medicação para o tratamento seja oferecida gratuitamente pelo Governo Federal, a doença é a quarta maior causadora de mortes entre os males infecciosos e continua entre as dez que mais provocam hospitalizações no Brasil.
Principais sintomas: tosse, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento, cansaço e febre baixa.

Dia mundial da DPOC ou "World COPD Day"
A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é uma doença devastadora que limita progressivamente a capacidade de uma pessoa respirar. A Organização Mundial de Saúde calcula que a DPOC mata mais de 2,75 milhões de pessoas por ano. A nível mundial é considerada a quarta causa principal de morte juntamente com o HIV/SIDA e fica somente atrás da doença cardíaca, trombose e da infecção respiratória aguda (pneumonia). (comemorada na 3ª quarta-feira de novembro).


Dia Mundial do Não Fumante
Três semanas (21 dias) é o tempo suficiente para que uma jovem fique dependente do tabaco, mesmo que fume 2 cigarros por dia.
Passos para deixar de fumar
1 - Assinalar o dia na agenda e levar o compromisso a sério.
2 - Contar a intenção a familiares e amigos.
3 - Armazenar pastilhas sem açúcar, paus de canela ou outros substitutos.
4 - Escolher um plano para deixar de fumar: substitutos de nicotina? Consulta de apoio? Terapia?
5 - No dia em que deixar de fumar, deitar fora os cigarros e isqueiro. Contornar o hábito de juntar o tabaco com o café, ou fumar enquanto se espera, estuda, trabalha ou se está com os amigos.
6 - Manter-se ativo. Fazer exercício; beber muita água; reduzir o álcool. 
Relato de um ex-fumante
Após o último cigarro: melhoria para a saúde
20 minutos: Pressão arterial e pulso normalizam
8 horas: Níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue descem para metade. Oxigénio atinge valores normais.
24 horas: Os pulmões começam a expulsar os detritos do fumo
48 horas: A nicotina é eliminada do corpo. Apuram-se o paladar e o olfacto.
72 horas: A respiração é mais relaxada. Ganha-se energia.
2 a 12 semanas: O sangue circula bem pelo corpo. É fácil caminhar e fazer esforços. Diminuem as olheiras e a palidez da pele. O hálito melhora.
3 a nove meses: Diminui a farfalheira e a tosse. Inspira-se mais ar.
1 ano: Já se poupou mais de 750 euros.
5 anos: Risco de problemas cardíacos é 50% inferior ao do fumador.
10 anos: Risco de AVC e de ataque cardíaco é igual ao dos não fumadores. Probabilidade de cancro no pulmão é 50% inferior do que num fumador. Pouparam-se 10 mil euros. (fonte: www.audacia.org)
Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata - promovido no Brasil pela SBU - Sociedade Brasileira de Urologia, para conscientizar sobre a necessidade do exame para detecção do câncer mais freqüente nos homens. O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial, mas que pode ser detectado principalmente através do toque retal, além do exame de sangue conhecido como Antígeno Prostático Específico (do inglês PSA) e que, quando não diagnosticado a tempo, pode trazer seqüelas como infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até mesmo a morte. (fonte: www.olocutor.com)


DIA DA CRIATIVIDADE -  Todo ser humano possui criatividade em diferentes habilidades. Acredita-se que a habilidade criativa das pessoas esteja de certa forma ligadas a seus talentos.


NA HISTÓRIA: 
 

1869 - Inauguração oficial do Canal de Suez -  Após dez anos de obras no escaldante calor do deserto, era inaugurado o Canal de Suez, hidrovia que interligou o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O canal de Suez de inicio com um comprimento de 160 Km e agora com 195 Km, com uma largura de 190 m e uma profundidade de 20 m, foi escavado no territorio egipcio. (saiba mais: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/egito/canal-de-suez-2.php)
Você sabia que o Canal de Suez ...
... é o mais longo canal do mundo, com 163 quilômetros de extensão, e sua travessia dura cerca de 15 horas a uma velocidade de 14 km/h
... tem três lagos em seu percurso e não possui eclusas
... a sua largura mínima é de 55 metros
... comporta navios de até 500 metros de comprimento por 70 metros de largura
... o valor médio das taxas pagas por petroleiros é de US$ 70 mil
... entre 1996 e 1997, o Egito arrecadou, apenas com o pedágio, US$ 1,8 bilhão Fonte: educaterra.terra.com.br

1889 - Após a Proclamação da República,  a família real brasileira parte para o exílio em Paris, durante a madrugada, a bordo do navio mercante Alagoas.

1903 - Assinatura do Tratado de Petrópolis: o Acre é incorporado ao Brasil -  A assinatura do Tratado de Petrópolis representou a formalização da incorporação do Acre, antes pertencente à Bolívia, ao território brasileiro. As negociações foram dirigidas pelo Barão do Rio Branco e custou ao Brasil 2 milhões de libras esterlinas .
Consagrou-se como uma das maiores vitórias diplomáticas do Brasil visto que conseguiu incorporar ao território nacional, sem deflagrar guerra, uma extensão de terra de quase 200.000 km², que foi entregue a 60 mil seringueiros e suas famílias para que lá pudessem exercer as funções extrativas da borracha.
E, fundamentalmente, evitou-se um conflito bélico com a Bolívia, um país pobre e isolado do mundo. Guerra que, se travada, traria uma mancha indelével para a imagem do Brasil, pois iria aparecer no cenário mundial como um valentão prepotente tirando proveito dos mais fracos. O barão do Rio-Branco, por sua parte, foi homenageado pelo povo acreano com a fundação da Vila de Rio-Branco, atual capital do estado do Acre.

1913 – O canal do Panamá, na América Central, é aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.


1980 - Lennon e o Double Fantasy - Em 17 de novembro de 1980, após cinco anos sem lançar um disco apenas se dedicando ao seu filho Sean, John Lennon volta à ativa com um novo álbum. Ele foi assassinado quando a música (Just Like) Starting Over estava no topo das paradas de sucesso em todo o mundo.



Aniversariantes (amigos do Orkut)
 
Lição Alves - (surf in pier)

Gabrilli Solani

Aniversariantes (menos famosos)   
1910 – Rachel de Queiroz, escritora brasileira, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letrs (morreu em 2003).
1925 – Rock Hudson, ator norte-americano (morreu em 1985).
1942 – Martin Scorsese, diretor de cinema norte-americano.
1944 – Danny DeVito, ator norte-americano.
1952 – Jane Duboc, cantora brasileira.

ANJO DO DIA: 
Príncipe: Tsaphkiel (Auriel) 
O príncipe dos Tronos é o Anjo Tsaphkiel (Auriel). Ele é o protetor das doze tribos de Israel.
O Rei David, em agradecimento pela sua proteção, criou os salmos, originalmente cantados.
Sua proteção angelical é sentida ao ouvirmos músicas ou quando estamos em profunda paz. A morada de Tsaphkiel chama-se "Harmonia".
24º Gênio - HAHEUIAH 12/Abr - 24/Jun - 05/Set - 17/Nov - 29/Jan)-  SALMO 32
Este anjo ajuda a obter a graça e a misericórdia de Deus, protege os exilados, os prisioneiros e as pessoas que estão sofrendo penalidades legais injustamente. Protege contra os animais nocivos, assaltos a carros, colisões e a violência dos assassinos. Quem nasce sob esta influência, tem ligação kármica com os pais e provavelmente mora junto com a família. Dotado de amadurecimento e discernimento, é o grande amigo com quem todos gostam de conviver. Dignidade e respeito, são componentes que marcam sua forte personalidade. Ótimo administrador, bom para os negócios. Tem grande preocupação com a segurança tanto da família como do grupo ou comunidade. Profissionalmente, fará sucesso como político, advogado, defensor dos direitos humanos ou atividades relacionadas com ciências exatas e segurança. Apreciador das artes, adora estudar e seu hobby será a leitura. Gênio Contrário: domina a violência, o seqüestro, o terrorismo. Poderá através de seus escritos, incitar as pessoas a crimes e violência. Poderá ser protetor de delinqüentes e praticar crimes em nome da religião ou da espiritualidade.
(fonte:Comamor).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA
CONSCIÊNCIA NEGRA EM MONGAGUÁ
17/11 - Das 08h00 às 17h00 - aferimento de pressão, e orientação sobre as doenças da raça Negra , como anemia falciforme nos postos de Saúde da Pedreira e Vila Operária.
17/11 - 19h00 - PALESTRA COM O TEMA "SAÚDE DA POPULAÇAO NEGRA E ANEMIA FALCIFORME "
Palestrante: DRA. MARIZE BORGES.
Local: TEATRO MUNICIPAL RAUL CORTEZ

18/11 - Das 08h00 às 17h00 - aferimento de pressão, e orientação sobre as doenças da raça Negra , como anemia falciforme nos postos de Jardim Praia Grande e Flórida Mirim.
18/11 - PREMIAÇÃO DOS TRES MELHORES TEXTOS DE TRABALHOS ESCOLARES DO TEMA "ZUMBI DOS PALMARES"
Local: CÂMARA MUNICIPAL DE MONGAGUÁ
Horário: a partir das 15h00.

19/11 - PREMIAÇÃO "TROFEU ZUMBI DOS PALMARES” AOS NEGROS DE DESTAQUES DO MUNICÍPIO DE MONGAGUÁ.
Local: ROTARY CLUB DE MONGAGUA
Horário: a partir das 19h00

20/11 – a partir das 14h00 - aferimento de pressão, e orientação sobre as doenças da raça Negra , como anemia falciforme em tenda na Praça fernando Arens
20/11 - PROGRAMAÇAO EXTENSA EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
APRESENTAÇAO DE PAVILHÃO DE ESCOLAS DE SAMBA.
APRESENTAÇAO DE SAMBA ROCK.
APRESENTAÇAO DE GRUPOS DE PAGODES.
APRESENTAÇAO DE GRUPOS AFRO.
APRESENTAÇAO DE GRUPO DE CAPOEIRA.
Local: PÇA. FERNANDO ARENS
Horário: a partir das 14h00.

21/11 - RITUAL RELIGIOSO AOS ORISAS EM HOMENAGEM A ZUMBI DOS PALMARES.
Local: R FERNANDES ONOFRE TRIZZINI, 571 – ITAÓCA – MONGAGUÁ.
Horário: a partir das 16h00. 
INFORMAÇÕES 13 3448-6703

 
IN MEMORIAM:
AUGUSTE RODIN – Escultor Francês
(12/11/1840-17/11/1917).
Considerado um dos maiores artistas plásticos de todos os tempos. Renova a escultura com um estilo que materializa os sentimentos. Nasce em Paris e aos 14 anos ingressa na Petite École de Dessin.
Reprovado no exame de admissão da École des Beaux-Arts, trabalha como moldador. Tem vida amorosa tumultuada. Seu caso mais famoso, com a escultora Camille Claudel, acaba muito antes da internação da amante em num sanatório
Sua primeira obra, O Homem do Nariz Quebrado (1864), é rejeitada pela crítica. Com A Idade do Bronze, causa polêmica no Salão de 1877: a perfeição da figura humana faz o júri suspeitar que tenha sido usado como molde um modelo vivo.
Recebe então a primeira encomenda pública, uma enorme porta de bronze para o Musée des Arts Décoratifs (Paris). O tema é A Divina Comédia, de Dante Alighieri. A Porta do Inferno o ocupa até o fim da vida. Entre suas quase 200 esculturas estão O Pensador, O Beijo e O Filho Pródigo. A partir de 1908 vive no Hôtel Biron, em Paris, transformado em Museu Rodin após sua morte, ocorrida em Meudon. (fonte: http://www.algosobre.com.br/biografias/auguste-rodin.html)


HEITOR VILLA LOBOS – Maestro Brasileiro
Compositor, instrumentista, regente e professor carioca (5/3/1887-17/11/1959). É um dos maiores nomes da música erudita do Brasil, com uma obra que faz parte do repertório de grandes orquestras internacionais.
Filho de um funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, Heitor Villa-Lobos nasce e cresce no Rio de Janeiro. Na infância aprende com o pai a tocar violoncelo e clarinete, e tem noções de teoria musical. Começa a tocar violoncelo profissionalmente com 12 anos.
Dos 18 aos 26, viaja pelo país, interessa-se pelo folclore brasileiro e compõe Amazonas e Uirapuru. Retorna ao Rio de Janeiro em 1913, já tendo composto, entre outras obras, Cânticos Sertanejos, Brinquedo de Roda, Sonata Fantasia Nº 1 e as óperas Aglaia e Elisa. Participa ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922, promovendo as primeiras apresentações de seus trabalhos.
Vive em Paris de 1923 a 1925 e é influenciado pelo impressionismo. Numa segunda estada na Europa (1927-1930), torna-se amigo de músicos como Stravinski, Varèse e Prokofiev. Volta ao Brasil, dirige concertos corais gigantescos, em estádios de futebol, chegando a reunir 40 mil alunos sob sua regência em 1942.
 Em 1945 funda a Academia Brasileira de Música. Em sua vasta produção, destacam-se Bachianas Brasileiras e Choros. Prestigiado em toda parte, recebe 66 títulos e condecorações, oferecidos por importantes instituições culturais. Morre no Rio de Janeiro. (fonte: http://www.algosobre.com.br/biografias/heitor-villa-lobos.html)


QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,


 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário