>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

                I VIRADA CAIÇARA
Acontecerá em São Vicente a I Virada Caiçara             
Nos dias 06 e 07 de novembro de 2010 em São Vicente - SP, a I VIRADA CAIÇARA contará com mais de 50 artistas do Litoral Paulista, além dos convidados das cidades de São Paulo, Diadema, Santo André, Mauá, Rio de Janeiro e Paraty, compartilhando música, teatro, cinema, dança, circo, literatura e artes visuais.

Entre os escritores convidados para participar do 8º sarau na Casa Martim Afonso temos a presença confirmada do escritor Hermes Machado de Mongaguá, autor do romance Vitória na XXV (25), vários contos e crônicas publicados em jornais impressos e sites literários espalhados pelo Brasil.


ALGO SOBRE HERMES MACHADO
Nasceu na cidade de São Paulo em 1962 onde morou até 2002. Atualmente reside no litoral sul do mesmo estado. É autor do romance "Vitória na XXV". Possui contos e crônicas publicados no Jornal 'Folha da Cidade' em Itanhaém - SP e atualmente empreende esforços para lançar seu próximo livro. Aforismas de sua autoria: *** Um Homem sem conhecimento é como um cão amarrado e domesticado. *** A vida sem livros é obscura e sem direção.
Visite o site do autor Hermes Machado: http://pt.netlog.com/hermestiger


PROGRAMAÇÃO:

Confirmada para 6 e 7 de novembro, a I Virada Caiçara contará com mais de 50 artistas do Litoral Paulista e região do Grande ABC, envolvendo São Vicente, Santos, Praia Grande, Cubatão, Cananéia, Ubatuba e Paraty (RJ), além dos convidados de São Paulo, Diadema, Santo André e Mauá. 

Com uma programação de 24 horas, que começará as 18 horas no sábado (06/10), incluindo música, teatro, cinema, dança, circo, literatura e artes visuais, a Virada acontecerá na Praia da Biquinha, Praça Tom Jobim, Museu da Imagem e do Som (Cine 3D), Casa Martim Afonso e Parque Cultural Vila de São Vicente.

Os shows de música acontecerão na Praça Tom Jobim com Wylmar Santos, Percutindo Mundos, Julinho Bittencourt, Danilo Nunes, Chama Maré - Paraty /RJ, Tarso Ramos, Sidarta, Zéllus Machado, Trio Kaanoa, Moitará, Mirianês Zabot – São Paulo /SP, Grupo de Fandango Batido de São Gonçalo – Cananéia /SP,Olhos de Carla, Alessandro Atanes, Mantra Yoga Transcendental e os índios Guarani Mbyá de São Vicente.

Na praça Tom Jobim apresentações de Teatro de Rua e Circo com os grupos Gaia’thos Cia de Circo, Grupo Ubacunhã (Ubatuba /SP) e Trupe d’Areia, capoeira com Mestre Sombra – Vozes da Senzala (Instituo CAE), além da manifestação “Eureca” do Instituto Camará de apoio à criança e ao adolescente. Cris Oliveira apresentará Esculturas em Areia.

O Museu da Imagem e do Som (Cine 3D) terá exibição do “Olhar Caiçara”, filmes selecionados no 8° Curta Santos, “Caiçarismos”, curtas de novos autores do Litoral Paulista e os trabalhos da Oficina Querô. Acontecerá também mostra de dança contemporânea com Célia Faustino, Rita Nascimento, Poliana Nataraja, Virginia Sposito e Fernanda Carvalho.

Dentro da programação que acontecerá na Casa Martim Afonso o “8° Sarau Caiçara” contará com a participação dos escritores Flávio Viegas Amoreira, Ademir Demarchi,Marcelo Ariel, Lucius de Mello, Daniel Caldeira, Jorge Lampa, José Geraldo Neres – Santo André /SP, Edson Bueno de Camargo – Mauá /SP, Meire Berti, Chirstina Amorim, Hermes Machado, Madô Martins, Alessandro Atanes, Márcia Costa e Jap Krichinak – Diadema /SP e homenagem ao compositor Gilberto Mendes e ao ativista Beto Volpe ligado a ONG Hipupiara e à luta contra o preconceito e à favor da valorização da vida. 

As Artes Plásticas incluirão fotografia, escultura, e grafite expostas na Casa Martim Afonso e no Museu da Imagem e do Som. Adilson Félix – agraciado recentemente com o Prêmio Nacional “Mário Quintana”, Biga Appes, Tito Wagner, Raquel Ramires, Helena Araújo, Isabel Nascimento e Christina Amorim apresentam a mostra “Olhares Marítimos” de fotografia. As esculturas serão representadas por Anak Albuquerque e Giovane Nazareth (Aluminarte), Chico Melo (Ateliê 44), Galeno Malfatti (Esculturas em Equilíbrio). Participarão também os artistas plásticos Fabrício Lopez (Estúdio Valongo), Nice Lopes, Colection Action, Evelise Aguião e Maurício Adinolfi e grafite com Hugo Leal (Interagestúdio) e Valério da Luz (Ateliê 44).

No Parque Cultural Vila de São Vicente a Virada apresentará peças do último FESTA – Festival Santista de Teatro, além da peça “O Padre de Vera Cruz" com Rodrigo Caeser e "Pindá, A Menina do Mar", texto baseado no livro homônimo de Lucas Carrasco encenado pelo grupo Ciranda Caiçara.

Segundo Márcio Barreto (Instituto Ocanoa e Percutindo Mundos), organizador do evento, “ a Virada Caiçara é fruto de um longo trabalho de valorização e celebração de nossa identidade cultural, onde artista do litoral paulista se unem, debatem e lançam seu olhar sobre quem somos.”

A Virada Caiçara é uma realização da Secretaria de Cultura de São Vicente e do Instituto Ocanoa e conta com o apoio do Instituto Camará, Instituto CAE – Vozes da Senzala, Instituto Artefato Cultural, Museu de Pesca e Projeto Canoa. (fonte:  http://www.amigosdacultura.com.br/layout/layout2.php?cdConteudo=3617&codigo=24) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário