>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

*20/11/2010 - sábado*

DIA DE MAWU - deusa suprema – em 20 de novembro, Na África, Mawu é a criadora suprema e pode enviar-nos mensagens através dos sonhos. Hoje acenda uma vela cor de prata para Mawu e durma com um objeto de prata sob o travesseiro. A Deusa enviará mensagem através dos sonhos.

Dia da Consciência Negra  - é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. (fonte: wikipedia)  
Importância da Data:A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
Dia de ZUMBI DOS PALMARES - Nessa data, em 1695, Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, foi morto. O quilombo ficava num local de difícil acesso na Serra da Barriga, situado atualmente no estado de Alagoas, que na época era uma capitania do estado de Pernambuco. Em seu auge, por volta de 1654, a população total de Palmares atingiu vinte mil habitantes, o que representava 15% da população do Brasil. Zumbi havia sido capturado um ano antes, após ter fugido do quilombo, e foi morto numa emboscada na Serra Dois Irmãos. Ele foi traído por um de seus principais comandantes, António Soares, que revelou onde o líder se encontrava. Após sua morte, Palmares foi destruído. Segundo grupos que defendem os direitos dos negros, é esta data, e não a assinatura da lei Áurea, a mais importante para os negros no Brasil. (Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte )
NOTA: Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África. 

Dia do Esteticista  - comemorado nesta data, para evidenciar o profissional que cuida da saúde e da beleza.

Dia do Biomédico - Em 20 de novembro de 1985 foi assinada a última lei referente à regulamentação dessa profissão. O biomédico é especializado em análises clínicas, análises relacionadas ao saneamento do meio ambiente, e também manipula soros e vacinas em indústrias químicas e biológicas. (Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte)

Dia do Auditor Interno – 20 de novembro é a data da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - Audibra - em 1960, em São Paulo. A entidade representa os auditores internos do país com o objetivo de proporcionar formação, capacitação e desenvolvimento profissional da categoria nas principais capitais do país.
Dia Internacional da Declaração dos Direitos das Crianças – 20 de novembro -  Esta é a data da aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças pela ONU, em 1959. O documento é uma adaptação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Ficou estabelecido que a criança deve ter seus direitos garantidos, já que ainda é imatura física e mentalmente e precisa de proteção e cuidados especiais, antes e depois do nascimento.(Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte)
NA HISTÓRIA: 
1695 – ZUMBI é morto no QUILOMBO DOS PALMARES, pelas tropas do bandeirante DOMINGOS JORGE VELHO.

1910 - Fundação do VITÓRIA FUTEBOL CLUBE.

1917 - Fundação do clube PORTUGUESA SANTISTA..

1959 - Publicada pela ONU  a Declaração dos DIREITOS DA CRIANÇA.

1959 - Inauguração da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada conceição -  é uma basílica católica romana localizada em Washington, DC.. A basílica é dedicada a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira dos Estados Unidos.  Esta basílica é o maior templo católico dos Estados Unidos, a oitava maior estrutura religiosa do mundo e o prédio mais alto de Washington, DC. Cerca de 1 milhão de peregrinos de todo o país e do mundo visitam anualmente a basílica, que está localizada na Avenida Michigan, num terreno doado pela Universidade Católica da América.


Aniversariantes (amigos do Orkut)
Eric Lima
Eric Arruda
Marco Cachoeira
Maibi Soares Bandeira da Silva
Janaina (a nossa Jannaaa)
Aniversariantes (menos famosos)   
1925 – Robert Kennedy, político norte-americano (morreu em 1968).
1949 – Luís Fernando Guimarães, ator brasileiro.
1959 – Bo Derek, atriz norte-americana.
1976 – Caio Junqueira, ator brasileiro.

 
ANJO DO DIA: 
Categoria: Dominações
Príncipe: TSADKIEL (URIEL)
É dotado de grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.
27º Gênio - IERATHEL(15/Abril - 27/Jun - 08/Set - 20/Nov - 01/Fev)- SALMO 139
Este anjo ajuda a confundir os conspiradores, protege contra as pessoas que nos atacam judicialmente, interfere na propagação das luzes e na libertação da sociedade. É inteligente, equilibrado e maduro. Equilibra seus instintos individuais aceitando, sem necessariamente segui-los os conselhos e demonstrações de carinho de todos. Tem proteção contra qualquer tipo de força negativa e seu poder de ação é invencível. Tem capacidade para conhecer o futuro, seja através dos oráculos, sonhos, projeções, reavaliando constantemente suas atitudes. Defensor das ciências e artes. Profissionalmente, poderá fazer sucesso como escritor, jornalista, assistente social ou qualquer atividade ligada à cultura e lazer.
Gênio Contrário: domina a ignorância, a intolerância e a violência. A pessoa sob influência deste gênio contrário poderá ser um defensor de sistemas autoritários, apoiando a exploração do trabalho escravo. Poderá praticar atos bárbaros e viver num mundo utópico e inacessível. (fonte:Comamor).

VEJA PROGRAMAÇÃO ANIVERSÁRIO DE MONGAGUÁ:


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA
CONSCIÊNCIA NEGRA EM MONGAGUÁ
INFORMAÇÕES 13 3448-6703
Dia 20 (sábado): praça Fernando Aires
Apresentação apresentações musicais.
14:00hrs - abertura com mestre de cerimônia.
14:15hrs - escola de samba  (10 componentes)
15:00hrs - apresentação de Samba rock
15:20hrs - oficina de samba rock.
16:00hrs - 15 minutos de intervalo.*
16:15hrs - Plena confiança. (pagode). (8 componentes)
17:15hrs - grupo convidado pelo Plena confiança.
17:00hrs - VillaSul (grupo de rap). (5 componentes)
18:00hrs - Grupo de apresentação afro *


PRESENTEIE NESTE NATAL COM BELÍSSIMAS CESTAS
DA PURA MANIA...PRESTIGIE NOSSA CIDADE!
VISITE O BLOG: 


Deputados defendem legalização
de bingos durante reunião 
Veja matéria completa em:




DISQUE 180 - DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER



IN MEMORIAM:

Zumbi dos Palmares – Último dos Líderes do Quilombo dos Palmares
Alagoas, 1655 – Viçosa, 20/11/1655
Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zumbi_dos_Palmares)
 
Liev Tolstói, também conhecido como Léon Tolstói
*(09/12/1828 – 20/11/1910)
É considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.
Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.
Tolstói foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.
Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i)

GENERAL FRANCISCO FRANCO,  político espanhol
Militar e estadista espanhol (4/12/1892-20/11/1975). Francisco Franco y Bahamonde nasce em El Ferrol, noroeste da Espanha. Ao 15 anos, entra para a Academia Militar de Alcázar, na cidade de Toledo, e aos 32 anos torna-se o mais jovem general do país.
Ascende rapidamente na carreira até 1931, quando o rei Alfonso XIII abdica e um governo republicano de orientação esquerdista o substitui. Em 1933, Franco já é chefe do Estado-Maior do Exército, mas identifica-se com a oposição ao governo.
Em junho de 1936, lidera os militares contrários ao governo e dá início à Guerra Civil Espanhola. Com a ajuda da Alemanha e da Itália, que tinham afinidades ideológicas com a direita espanhola, vence a guerra em 1939
Apoiado pelo Exército e pela Igreja Católica, institui um regime de partido único, autoritário, em que exerce os poderes Executivo e Legislativo e controla o Judiciário. A Espanha não participa da II Guerra Mundial, mas Franco envia soldados para ajudar os nazistas na invasão da União Soviética.
Com a derrota do Eixo, fica isolado na Europa e é hostilizado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em 1947 declara a Espanha uma monarquia e assume o cargo de regente vitalício. Em 1969 nomeia seu sucessor o príncipe Juan Carlos I, neto do antigo rei Alfonso XIII. Após a morte do ditador, em Madri, Juan Carlos I assume o trono e promove a redemocratização do país. (fonte: http://www.algosobre.com.br/biografias/francisco-franco.html)
DITADURA DE FRANCO:
Conhece-se como ditadura de Francisco Franco, ditadura de Franco ou ditadura franquista, ao período da história de Espanha correspondente com o exercício pelo general Francisco Franco Bahamonde desde o final da Guerra Civil Espanhola em 1939, até sua morte e sucessão em 1975.  Sua ampla dimensão temporária e a marcada presença do próprio Franco em toda ela faz que com freqüência se utilize para a designar a expressão Era de Franco. (saiba mais: http://pt.wikilingue.com/es/Ditadura_de_Francisco_Franco)


Giorgio de Chirico – Pintor Italiano
(Volos, Grécia, 10/07/1888 – Roma, Itália,  20/11/1978)
Também conhecido como Népo, foi um pintor italiano. Fez parte do movimento chamado Pintura metafísica, considerado um precursor do Surrealismo.
Influência sobre os pintores brasileiros:
No Brasil, alguns críticos localizam influências da pintura metafísica em obras de Hugo Adami (1899-1999), Tarsila do Amaral (1886-1973), Di Cavalcanti (1897-1976), Candido Portinari (1903-1962), Milton Dacosta (1915-1988) e Ismael Nery (1900-1934). Posteriormente na fase metafísica Iberê Camargo (1914-1994), estuda com De Chirico. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Giorgio_de_Chirico)


Celso Monteiro Furtado
(Pombal, Paraíba, 26/07/1920 – Rio de Janeiro, 20/11/2004)
Foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX.  Suas idéias sobre o desenvolvimento e o sub-desenvolvimento divergiram das doutrinas econômicas dominantes em sua época e estimularam a adoção de políticas intervencionistas sobre o funcionamento da economia. (conheça suas obras: http://pt.wikipedia.org/wiki/Celso_Furtado)

Fábio Junqueira
(São Paulo, SP, 30/03/1956 – Riio de Janeiro, RJ, 20/11/2008)
Foi um ator brasileiro de televisão, teatro e cinema. Era pai de Caio Junqueira e padrasto de Jonas torres, ambos também atores.
Em julho de 2008 deu entrada com um edema cerebral na Casa de Saúde São José, no Humaitá (RJ). Morreu após meses internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital. Seu corpo foi velado no dia seguinte no Cemitério São João Batista, em botafogo. (saiba mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bio_Junqueira)

Herbert Richers
(Araraquara, SP, 11/03/1923 – Rio de Janeiro, RJ, 20/11/2009)
Foi um produtor de cinema e empresário brasileiro. Radicado no Rio de Janeiro desde  1942, fundou oito anos mais tarde a empresa homônima Herbert Richers, que começou no ramo de distribuição de filmes e depois se tornou o principal estúdio de dublagem da América Latina.
A empresa Herbert Richers foi uma das pioneiras da dublagem no Brasil. Hoje possuì também os maiores estúdios de dublagem da América Latina com mais de 10 mil m². (fonte: wikipedia)

Celso Roberto Pitta do Nascimento
Rio de Janeiro, 29/09/1946 – São Paulo, 20/11/2009
Foi um político e economista brasileiro, graduado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em economia na Universidade de Leeds (Inglaterra) e curso de Administração Avançada na Universidade Harvard (Estados Unidos).
Foi o prefeito da cidade de São Paulo de 1/01/1997 a 26/05/2000) e de 13/06/ a 31/12/2000). Foi o segundo negro a ser prefeito da cidade de São Paulo. O primeiro foi o advogado Paulo Lauro, que ocupou o cargo entre 1947 e 1948. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Celso_Pitta)



QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário