>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

*18/11/2010 - quinta-feira*

DIA DE ARDVI SURA - Ardvi Sura é a deusa persa das estrelas. Pegue um copo de cristal e encha-o com água da fonte (mineral). Deixe que a estrela mais brilhante que você vir reflita-se nele, enquanto conversa com Ardvi Sura. Tome a água e receberá as bençãos da deusa, que lhe fornecerá uma luz especial que a acompanhará a partir de então.

18 de novembro -
Dia Nacional do Conselheiro Tutelar 
comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 11.622 de 19/12/2007, para marcar a data da realização do 1º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, realizado pelo FCNCT (Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares), na cidade brasileira de Luziânia-GO, em 18/11/2001. (fonte: www.olocutor.com)
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos em lei. O conselho tem a responsabilidade de atender crianças e adolescentes em situação de risco, aplicando medidas de proteção, podendo requisitar serviços públicos na área da Saúde, Educação, Serviço Social, Previdência, Trabalho e Segurança, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

3ª Quinta-Feira de Novembro -
Dia Mundial da Filosofia -
Em 2002 a Unesco instituiu o “Dia Mundial da Filosofia”. Foi decretado, então, que na terceira quinta-feira do mês de novembro, em cada ano, comemorar-se-ia esse dia.
NOTA: O Dia Mundial da Filosofia foi instituído para fazer com que a consciência humana aprofunde a sua própria auto-crítica.
A nossa sociedade atual, salvo alguns, marginalizou a Filosofia; as situações do cotidiano impedem o nosso “filosofar”
A sociedade criou as Escolas Técnicas e baniu a Filosofia dos currículos.  A ordem, hoje, é = produzir Técnicos =  assim, o interesse em promover o gosto pela filosofia é praticamente nulo.
Como já dizia minha vovó! “CABEÇA QUE NÃO PENSA, O CORPO PADECE”.  Que esta data sirva como reflexão. Que a humanidade possa pensar no “ser humano”. (Vanisa Razuk)


18 de Novembro-
Dia Nacional do Exercício Físico –
promovido no Brasil pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Motivar a população a adquirir o hábito de fazer exercícios físicos diariamente com moderação.





NA HISTÓRIA: 

1307  - De acordo com a lenda, Guilherme Tell atirou uma flecha numa maçã na cabeça de seu filho.

Guilherme Tell visitava o vilarejo de Altdorf, quando ele atravessou a praça do mercado público sem dar atenção a um chapéu que estava pregado no alto de um poste. O estranho objeto havia sido colocado no mastro pelo prefeito Gessler, um representante autoritário do império austríaco dos Habsburgos nessa região de montanhas e camponeses. Todos os passantes eram obrigados a reverenciá-lo, sob pena de morte ou confisco de propriedades.  
Maçã na cabeça: A desobediência de Guilherme Tell foi descoberta pelas autoridades e ele terminou sendo preso. No dia seguinte, o herói seria punido em praça pública. Porém Gessler decidiu poupar a vida de Tell, se este conseguisse atirar uma flecha na maçã colocada sobre a cabeça do próprio filho. Guilherme Tell conseguiu perfurá-la, graças às suas habilidades. Porém os guardas acabam descobrindo que a manga da sua camisa escondia uma outra flecha. Ela seria utilizada para matar Gessler, caso tivesse ocorrido um acidente durante a prova. Condenado, Tell foi conduzido a um navio, que o levaria para a prisão no exílio. Porém uma forte tempestade obrigou a tripulação a libertá-lo para que ele, um exímio timoneiro, pudesse ajudar a salvar o barco. Ao se aproximar da costa, o guerreiro suíço pulou na margem e saiu correndo pela floresta. No terceiro dia, Guilherme Tell reapareceu na estrada que une o Gotthard a Zurique. Nesse momento passava o prefeito Gessler. Tell decidiu vingar-se e, escondido atrás de uma árvore, atirou uma flecha contra o tirano, o assassinando. Assim termina a lenda de Tell. A história da luta dos confederados pela independência continua nos séculos posteriores.(saiba mais: http://www.atzingen.kit.net/independencia.htm)


1626 - A Basílica de São Pedro em Roma foi consagrada pelo Papa Urbano Oitavo no dia 18 de novembro de 1626, aniversário da consagração da Basílica antiga.
A construção deste grandioso templo durou 170 anos, sob a direção de 20 Sumos Pontífices. Está construída na colina chamada Vaticano, sobre a tumba de São Pedro.
A Basílica de São Pedro mede 212 metros de comprimento, 140 de largura e 133 metros de altura na sua cúpula. Ocupa 15,000 metros quadrados. Não há outro templo no mundo que se compare em extensão. (saiba mais: http://es.catholic.net/sacerdotes/558/1778/articulo.php?id=39392)
Nota: O Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano ,  é o centro da Igreja Católica e uma cidade-estado soberana, cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km2) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área.(saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaticano)


1928 - O Mickey Mouse, um ícone do cinema americano, completa 82 anos hoje, 18/11.
Criado por Walt Disney, Mickey estreou nas telas dos cinemas em 1928, no filme Steaming Boat Willie, o primeiro desenho animado com som da história do cinema.
Mickey já participou de diversos filmes, milhares de programas de televisão e suas revistas em quadrinhos vendem milhões de exemplares no mundo inteiro.
Junto com a parceira, Minnie, o camundongo Mickey se tornou o maior anfitrião dos parques temáticos e a maior logo marca do império multiilionário iniciado por Walt Disney.

1930 – Criação da Ordem dos advogados do Brasil – OAB -  
 Após a Revolução de 1930, durante o Governo Provisório, seria finalmente criada a Ordem dos Advogados do Brasil. Levi Carneiro seria o primeiro a assumir a presidência da nova instituição que acabara de nascer dos quadros e pela iniciativa do antigo Instituto dos Advogados.

Reproduzimos aqui o artigo 17 do Decreto 19.408 de 18/11/1930..
“ Fica criada a Ordem dos Advogados Brasileiros, órgão de disciplina e seleção de advogados, que se regerá pelos estatutos que forem votados pelo Instituto dos Advogados Brasileiros, com a colaboração dos Institutos dos Estados, e aprovados pelo Governo”. (fonte: http://www.oabsp.org.br/)

1978 – Jim Jones comanda o Massacre de Jonestow, na Guiana Inglesa, onde 914 pessoas morreram no maior suicídio coletivo da História.  
O reverendo James Warren "Jim" Jones (Crete, Indiana, 13/05/1931  - Jonestown, 18/11/1978) foi o fundador norte-americano do grupo Templo do Povo, que tornou-se sinônimo de grupo suicida após o suicídio em massa de 18/novembro/1978  por envenenamento em sua isolada coletividade comunitária agrícola chamada Jonestown, localizada na Guiana. Jones foi encontrado morto com um ferimento de bala na cabeça junto a outros 913 corpos. Este suicídio em massa entrou para a história das seitas fanáticas.

(fonte: Wikipedia).


 

Curiosidade: Dia a partir do qual o sol não nasce na cidade de Hammerfest (até 1 de fevereiro). Hammerfest é uma comunidade, cidade-porto da Noruega, no condado de Finnmark, com 847km² de área e 9 157 habitantes (censo de 2004), situada na ilha de Kvalo, a 480 km do Círculo Polar Ártico. É a cidade com mais de 6.000 habitantes mais a norte no mundo.
O seu magnífico porto é uma base de pesca baleeira das ilhas Svalbard.
Nesta cidade, o Sol não se põe de Maio a Setembro e não aparece de 18 de Novembro a 1 de Fevereiro.Esta cidade foi destruída pelas tropas alemãs em 1940.

 
Aniversariantes (amigos do Orkut)
Sérgio Capuzzo
Izabel Rodrigues
Franciane Santana
Amanda

Aniversariantes (menos famosos)   
 
1914 - Iberê Camargo, pintor brasileiro (morreu em 1994).
1923 - Alan Shepard, astronauta estadunidense (morreu em 1998).
1950 - Tim Lopes, jornalista brasileiro (morreu em 2002)
1958- Cláudia Jimenez, atriz brasileira.
1978 - Júlio César Correa, futebolista brasileiro.

ANJO DO DIA: 
Categoria: Dominações
Príncipe: TSADKIEL (URIEL)
É dotado de grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.
25º Gênio - NITH-HAIAH(13/Abril - 25/Jun - 06/Set - 18/Nov - 30/Jan)- SALMO 9
Este anjo ajuda a descobrir a verdade nos mistérios esotéricos. Domina as revelações, influencia a paz, através do conhecimento da verdade. Ele gosta de práticas mágicas, seguindo as leis divinas. Quem nasce sob esta influência, possui serenidade, moderação, equilíbrio, autocontrole, harmonia e paciência. Assim, consegue com mais facilidade que os outros, estabilidade emocional, profissional e material. Benevolente mesmo com os inimigos, vive de maneira plena, tem alegria e prazer em viver. Geralmente um autodidata, é bem informado sobre qualquer assunto. Poderá possuir um grande poder paranormal e inspiração para dominar as ciências esotéricas. Terá curiosidade sobre a ciência do mal, para poder atacá-la através do bem e da bondade. Saberá entender e conjurar as orações para os elementais, fazendo revelações através do seu carisma, influenciando assim o comportamento das pessoas. Ama a paz, a solidão, a contemplação e os mistérios da natureza. Desde criança entenderá o significado das coisas, não sendo nunca um questionador, mas sim, um observador. Terá forte proteção dos ancestrais. Profissionalmente poderá fazer sucesso como psicólogo, escritor, cientista ou qualquer atividade ligada ao esoterismo.
Gênio Contrário: domina a magia negra (cultos a satã), a prostituição e a maldade. Ele poderá levar à utilização da força do mal para a vingança, empregando animais em rituais de sacrifício, ser autor de fórmulas de encantamento, causar mal à natureza (homens, animais e produtos da terra) e fazer pactos com o demônio. (fonte:Comamor).

IN MEMORIAM:

Bartolomeu Lourenço de Gusmão
Santos, SP, 1685
Toledo, Espanha, 18/11/1724
Foi sacerdote, cientista e inventor nascido no Brasil Colônia, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional. Cognominado o padre voador, é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial.
Foi suspeito aos olhos da Inquisição o seu próprio invento, pois nele perceberam obra de feitiçaria. Gusmão, destaca-se: o seu maior mérito está em haver sido o primeiro homem do novo mundo a apresentar um grande invento.(saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_de_Gusm%C3%A3o

                     suposto retrato de Aleijadinho
 realizado por Euclésio Mirando


ALEIJADINHO - Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, MG, 29/08/1730 — 18/11/1814), foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial. (leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho)
Filho de um mestre-de-obras português e de uma escrava. Seguindo os passos do pai, também entalhador, inicia-se na arte ainda criança. Ganha o apelido de "Aleijadinho" por volta dos 40 anos, quando passa a andar com dificuldade em conseqüência da hanseníase, doença que deforma suas pernas e mãos.
A limitação não o impede de continuar trabalhando na construção de igrejas, capelas e altares das cidades da região do ouro de Minas Gerais. Entre 1796 e 1805 executa sua obra-prima: o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo.
O trabalho, que reúne 66 imagens esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais representativos do barroco brasileiro. Aleijadinho morre em Ouro Preto e permanece esquecido até o início deste século, quando é reconhecido como o artista mais importante do período colonial brasileiro.(fonte: algosobre.com.br) 

Zózimo Barrozo do Amaral
(Jornalista brasileiro )
1941 - 1997
Jornalista brasileiro nascido no Humaitá, cidade do Rio de Janeiro, considerado um dos modernizadores do colunismo social brasileiro, um estilo carioca, bem-humorado e mordaz de dar notícias. Entrou para a profissão no Jornal do Brasil (1963) e, depois, assumiu a coluna Carlos Swann (1965). Aos poucos construiu um novo estilo, que além de trazer os acontecimentos sociais, passou a inserir também notícias exclusivas, particularmente de política e economia. Durante o Regime Militar foi preso duas vezes por curtos períodos por causa de notas envolvendo militares. No Jornal do Brasil, onde trabalhou cerca de 25 anos, foi também coordenador de colunas e editor do Caderno B. Passou para O Globo (1993), no qual passou a assinar a coluna Zózimo e, quatro anos depois, morreu de câncer no pulmão, no Hospital Mount Sinai, em Miami, EUA, aos 56 anos. Esse colunista carioca fez escola no jornalismo brasileiro, com suas notas diárias cheias de humor sutil e elegância. Em 34 anos de profissão foram mais de 200 mil registros escritos em até dez linhas. Quatro anos depois de sua morte, o nome do colunista que era a cara do Rio de Janeiro, foi dado a um espaço no final do calçadão do Leblon, bairro nobre dessa cidade, início da subida da Av. Niemeyer. A estátua hiper-realista, reproduzindo o jornalista em tamanho natural, 1m80, inspirou-se na imagem que ele tinha por volta dos seus 40 anos de idade. (fonte: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1611.html
CURIOSIDADE:  Seu estilo inconfundível e muitas vezes sem dizer explicitamente aquilo que efetivamente noticiava, e que lhe renderam processos (e nenhuma condenação) denotavam sua capacidade de crítica e percepção, como nesta nota, lembrada pela jornalista Belisa Ribeiro , em que noticiou o fato da atriz Sonia Braga ter ficado de cócoras durante um discurso presidencial:
"No cinema: É um pássaro? É um avião? Não, é o Super-Homem. No Planalto: É uma penosa? É uma enceradeira? Não, é a Sônia Braga."

DOMÊNICO INFORMA:
 A guerra contra a dengue não terminou. Vivemos em uma terra em que chove o ano inteiro ocasionando água empoçada em vários pontos, em bueiros, em calhas, e em muitos outros locais.
Combater a dengue deve ser uma preocupação constante de todos, munícipes, autoridades públicas e principalmente nossa, cuidando de nosso canto.
SAIBA TUDO SOBRE A DENGUE... CLIQUE NO LINK ABAIXO: 

"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!
 
 


QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,




 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário