>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 14 de novembro de 2010


*15/11/2010 - segunda-feira*
Na Roma Antiga celebrava-se o Festival de Feronia, deusa dos bosques e florestas - Feronia é outra deusa dos bosques e florestas da mitologia romana e é mais um aspecto da Mãe Natureza. Hoje, magnetize uma planta com todo o seu amor e ofereça-a a alguém. Tudo em magia consiste em colher mais tarde o que se planta agora.

Dia do Joalheiro – A partir do segundo milênio a.C., o ser humano começou a explorar o ouro. Na Antigüidade, o ouro era considerado um sinal de poder e riqueza, utilizado nos negócios e no financiamento de guerras. Raramente era fundido para a confecção de jóias ou objetos valiosos. Essa técnica só começou a ser utilizada na Europa durante a Idade do Ferro. Nessa época, os ourives – artesãos que trabalhavam com o ouro – produziram belos exemplares de jóias e objetos decorativos, que até hoje servem de inspiração aos desenhistas e joalheiros.


Foto: Uma homenagem à nossa atleta Paula Alessandra, que ganhou o campeonato de Bodyboard - categoria amador - no Guarujá.
Dia do Esporte Amador - Está nos dicionários: amador é aquele que pratica qualquer arte ou esporte por prazer. Esta explicação, entretanto, não diz tudo. De acordo com esta definição, qualquer um pode ser amador em qualquer esporte.
De fato, certos esportes e modalidades podem ser exercidos por diferentes pessoas, em diferentes condições físicas. A maioria das atividades, no entanto, requer conhecimentos aprofundados, treinamento rigoroso, adaptação de estilo de vida e muitas vezes, o acompanhamento de um especialista - seja na área médica ou técnica. Parabéns a todos aqueles que, sem qualquer patrocínio, conseguem se projetar nos esportes, apenas com sua perseverança.

                         quadro de Benedito Calixto
Proclamação da República do Brasil - Feriado nacional  -  Após a criação de vários partidos republicanos desde 1870, a República foi proclamada no Rio de Janeiro pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em uma revolta militar com a presença de 600 soldados, no dia 15 de novembro de 1889, sem derramamento de sangue. Ao passar pelos portões do Ministério da Guerra, o marechal ordenou às tropas que se apresentassem. Os soldados se perfilaram e ouviram uma série de reclamações contra o governo, mas ninguém falou em República. Na verdade, o novo regime de governo brasileiro foi proclamado à noite, na casa de Deodoro que, doente, repousava em sua cama. Ele convocou Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Aristides Lobo e falou: "Digam ao povo que a República está feita". Dom Pedro II e sua família foram convidados a deixar o país e partiram para Portugal no dia 17 de novembro. (Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas -Autor: Marcelo Duarte )

===UMA OUTRA VERSÃO PARA A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA===
Quando Deodoro exercera o Comando Militar do rio Grande do Sul, Silveira Martins ocupara a Presidência da Província. Tornaram-se inimigos acírrimos, não só do ponto de vista político, mas principalmente no âmbito pessoal. Embora ambos fossem casados, nas horas vagas dispunham dos favores de uma mesma dama viúva. E, tudo indica… ela dava preferência ao Silveira Martins.
Isto tudo rodopiou na cabeça do malévolo Major Sílon, que pedindo licença ao Imperador, retirou-se da sala e partiu a galope, com sua calúnia venenosa que definia-se em dois boatos maquiavélicos: “Que o Imperador nomeara Presidente do Conselho de Ministros ao Gaspar da Silveira Martins e que dera ordem de prisão ao Marechal Deodoro da Fonseca”.
Em sua casa, o velho Marechal recusara-se a assinar, peremptoriamente, ao decreto de Proclamação da República que uma dezena de republicanos já tinha redigido. Estes, não se conformando da “questão militar” não ter resultado na queda da Monarquia, não largavam a sombra do Deodoro, não saiam de sua casa, como que esperando um milagre, que mudasse a situação.
O que veio a acontecer, não foi o milagre esperado, mas sim, um artifício ardiloso, as mentiras do Major Sílon Ribeiro. Quando ele chegou à casa de Deodoro e transmitiu ao velho homem alquebrando pelas doenças, a notícia caluniadora e falsa, o militar derrotado pela vida, enfureceu-se e julgando que o Imperador fazia aquilo diretamente para feri-lo, destemperou em um grito aos líderes republicanos: “Dêem-me este papel” e assinou-o. Estava proclamada a República no Brasil. Quando a notícia verdadeira chegou, ele só pode dizer: “Tarde demais”. Para ele foi “tarde demais”. Para os brasileiros foi o entardecer da pátria. (leia mais: http://frankherles.wordpress.com/2008/06/30/proclamacao-da-republica-do-brasil-o-que-se-conta-e-o-que-nao-se-conta-2/)


EVENTOS HISTÓRICOS:

1889 – Proclamação da República Brasileira.
Rui Barbosa assina o primeiro decreto do governo provisório.


1982 - São realizadas as primeiras eleições diretas no Brasil
desde o golpe de 1964 (exceto para presidente).

1989 - Realizada, em meio às comemorações dos cem anos da República brasileira, a primeira eleição presidencial direta em quase trinta anos. O resultado é prorrogado para um segundo turno.


2008 – Concedida anistia política ao presidente brasileiro João Goulart, o único a morrer em exílio após ser deposto pelo golpe de 1964.
===NOTA PARA REFLEXÃO===
Viúva de João Goulart recebe indenização retroativa - A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça garantiu à viúva do ex-presidente João Goulart, Maria Thereza Fontella Goulart, o pagamento de indenização retroativa pela anistia política do marido que morreu. À época da edição da portaria que reconheceu a condição de anistiado político "post mortem" de Jango, em 2009, o valor era de R$ 643.947,50, referente ao período de 30 de setembro de 1999 até a data do julgamento do processo de anista pelo Ministério da Justiça, em 15 de novembro de 2008.
Maria Thereza já vem recebendo, desde então, prestação mensal no valor de R$ 5.425,00. No entanto, a União não fez o pagamento da indenização retroativa.


Aniversariantes (amigos do Orkut)
Dhrayan Gato Dan
Lucas (Deus é meu escudo)
Rosemeire Gonçalves
Sérgio Lucas Camargo

 Aniversariantes (menos famosos)   
1894 - Osvaldo Aranha, político brasileiro (morreu em 1960).
1923 - Samuel Klein, empresário brasileiro.
1932 - Petula Clark, cantora inglesa.
1958 - Leilane Neubarth 
1971- Marcelo Faria, ator brasileiro.

ANJO DO DIA:
Príncipe: Tsaphkiel (Auriel) 
O príncipe dos Tronos é o Anjo Tsaphkiel (Auriel). Ele é o protetor das doze tribos de Israel.
O Rei David, em agradecimento pela sua proteção, criou os salmos, originalmente cantados.
Sua proteção angelical é sentida ao ouvirmos músicas ou quando estamos em profunda paz. A morada de Tsaphkiel chama-se "Harmonia".
22º Gênio - IEIAIEL 
(10/Abr - 22/Jun - 03/Set - 15/Nov - 27/Jan) - SALMO 9
Este anjo domina a fortuna, o renome, a diplomacia e o comércio. Influencia nas viagens e na descoberta de novos caminhos ou vocações. Quem nasce sob esta influência tem o espírito norteado pelo princípio da mudança, porque sabe que nada é permanente e por isso não se pode desperdiçar nenhum momento da vida. Original e exótico no pensar e no agir, é muitas vezes considerado um mágico, um louco. É generoso, detesta o sofrimento humano e estará sempre trabalhando pelo bem comum. Compreensivo, diplomático, distribui alegria e todos gostam de viver ao leu lado. Profissionalmente, poderá fazer sucesso como professor, psicólogo, ator e em atividades que lhe permitam estar sempre viajando.
Gênio Contrário: domina o racismo, a pirataria, a apropriação indébita e o plágio. A pessoa sob a influência deste gênio contrário, poderá explorar e oprimir seus subalternos, viver sofisticadamente a custa de outras pessoas.
(fonte:Comamor).
 

IN MEMORIAM:
 
JOHANNES KEPLERMatemático e Astrônomo
Astrônomo alemão (27/12/1571-15/11/1630). Conhecido pela elaboração dos três princípios que regem os movimentos dos planetas em torno do Sol. Nasce em Weil der Stadt, de família pobre. A inteligência precoce permite que ingresse na Universidade de Tubingen com apenas 16 anos, em 1587.
Começa a desenvolver suas pesquisas no mesmo ano. Em 1593 passa a ensinar o sistema de Copérnico no colégio luterano de Graz, na Áustria. Entre 1600 e 1612, vive em Praga, onde se torna discípulo do astrônomo Tycho Brahe. É o período mais importante de sua vida científica, pois o contato com Brahe lhe permite usar os dados obtidos por ele para formular as três Leis dos Movimentos dos Planetas, origem da Mecânica Celeste.
Duas dessas leis são descritas em seu trabalho mais importante, Astronomia Nova (1608). Sua vasta obra compreende mais de 86 títulos, entre os quais os estudos Nova Esteriometria dos Tonéis de Vinho (1615), A Doutrina Esférica, vol. I, II, e III (1618) e A Doutrina Teórica (1621). O último livro, O Sonho ou Obra Póstuma de Astronomia Lunar, escrito em 1628, é publicado postumamente, em 1634. Morre cego. (fonte: http://www.algosobre.com.br/biografias/johannes-kepler.html)

 

Ana Carolina Reston Macan
Jundiaí, 04/06/1984 – 15/11/2006)
Foi uma modelo brasileira. Ficou nacionalmente conhecida por ocasião de sua morte, por complicações decorrentes da anorexia.
Ana Carolina nasceu no interior de São Paulo, numa família de classe média. De acordo com familiares, ela sonhava em ser modelo desde criança. Após vencer um concurso realizado no interior, foi "descoberta" por uma olheira de agência e começou a trabalhar com 13 anos. Trabalhou no Brasil, na França, no Japão, país onde sua obsessão passou a se tornar doença.
Com 1,70 metro ela pesava 46 quilos, e ainda assim tomava remédios para emagrecer. Chegou a pesar 42 quilos.
Após tratamento em psicólogo, ela voltou a pesar 46 kg. Embora continuasse o tratamento, sua anorexia persistiu, fazendo com que Ana Carolina fosse internada em 25 de outubro com um quadro de insuficiência renal.
Em consequência da anorexia nervosa, a pressão arterial dela despencou, o que fez com que passasse a ter dificuldades respiratórias.
Seu quadro clínico evoluiu então para uma infecção generalizada, e morte.
Quando morreu, a modelo pesava 40 kg. Seu IMC (Índice de Massa Corporal) era de apenas 13,52, quando o ideal é 18,5, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Seu corpo foi enterrado no cemitério de Pirapora do Bom Jesus, na grande São Paulo.(fonte: wikipedia)


 



QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário