>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 18 de novembro de 2010




*19/11/2010 - sexta-feira*
Dia da Bandeira do Brasil  -comemorado conforme Decreto Nº 4 de 19/11/1889, para marcar a data da criação da Bandeira Brasileira em 1989, 4 dias após a Proclamação da República do Brasil.

O verde representa as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil. - A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Dia Internacional do Xadrez -comemorado para marcar a data do nascimento do enxadrista cubano, Jose Raúl Capablanca y Graupera, que veio ao mundo em 19/11/1888 e é tido como um dos maiores enxadristas de todos os tempos, além de ser o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial de xadrez.
No Brasil, o jogo existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de Autoria de Lucena.
Os estudiosos garantem que além de melhorar o desempenho do cérebro, jogar xadrez é também uma forma de desenvolver a criatividade.

Dia do Cordelista - Hoje, 19 de novembro, é o dia do cordelista. Uma arte que veio da Europa há mais de 300 anos. E que se mantém cheia de energia. O cordel faz parte da identidade do Nordeste e do Brasil.

NA HISTÓRIA: 

19/11/1919 - Inauguração do Museu do Prado em Madri, Espanha - O Museu do Prado é o mais importante museu de Espanha e um dos mais importantes do Mundo. Apresentando belas e preciosas obras de arte, está localizado em Madrid e foi mandado construir por Carlos III. As obras de construção prolongaram-se por muitos anos, tendo sido inaugurado somente no reinado de Fernando VII.

19/11/1889 - Há 121 anos, com a proclamação da República do Brasil, o  Governo provisório brasileiro baixou os primeiros decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e os selos nacionais. Símbolos da nova pátria.

19/11/1906 - Comemora-se pela primeira vez o Dia da Bandeira do Brasil.

19/11/1969 - Pelé marca o seu milésimo gol no Maracanã, no jogo Vasco 1 x Santos 2.- Na presença de um público impaciente e nervoso, Pelé marcou, no Maracanã, seu milésimo gol, após o qual caiu nas redes chorando, beijou a bola e fez um apelo “a todo mundo” para ajudar mais as crianças pobres e desamparadas.

19/11/1969 - Os astronautas da missão Apollo 12, Charles Conrad e Alan Bean, alunaram - A missão Apollo 12 esteve na Lua em novembro de 1969 e foi responsável por investigar crateras. Os tripulantes voltaram a Terra com muitas fotografias e material coletado no solo da Lua.
Curiosidade: Após o vôo da Apollo 12, Alan Bean deixou a NASA e tornou-se pintor, ficando rico pintando telas com as paisagens lunares que havia visto.


Aniversariantes (amigos do Orkut)
Caah
Katia Pomelli e Nilton (Boca)
Adote um amigo (cães e gatos) - lilian.soledad@hotmail.com

Aniversariantes (menos famosos)   
1912 - Domingos da Guia, futebolista brasileiro (m. 2000).
1917 - Indira Gandhi, política indiana (m. 1984).
1920 - Tinoco, cantor brasileiro de música sertaneja.
1924 - Marlene, cantora brasileira.
1936 - Francisco Milani, ator brasileiro (m. 2005).
1942 - Calvin Klein, estilista norte-americano.
1958 - Márcia Peltier, jornalista brasileira.
1959 - Leila Lopes, atriz brasileira (m. 2009)
1962 -  Jodie Foster, atriz norte-americana.
1966 - Narjara Turetta, atriz brasileira. 
 
ANJO DO DIA: 

Categoria: Dominações
Príncipe: TSADKIEL (URIEL)
É dotado de grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.
26º Gênio - HAAIAH(14/Abril - 26/Jun - 07/Set - 19/Nov - 31/Jan)- SALMO 118
Este anjo ajuda a ganhar ou fazer os processos e julgamentos favoráveis à sua causa, ajuda o homem a contemplar as coisas e os atos divinos. Domina a política, os diplomatas, os embaixadores e influencia os jornalistas. É justo, benevolente, gosta de afetos sólidos, tem apreço pelas soluções lógicas e é dotado de compaixão e equilíbrio. Respeita as leis do Universo. Trabalha em busca de conhecimento, para edificar seus ideais. Gosta de viajar e se adapta facilmente ao clima, às pessoas e ao idioma. Graças a sua personalidade marcante e à beleza de seu caráter, tem acesso às mais altas esferas sociais e governamentais. Mensageiro da paz. Profissionalmente, poderá fazer sucesso como guia turístico, piloto, político ou trabalhando com oráculos.
Gênio Contrário: domina a ambição, a traição, a conspiração, a indiscrição e a magia negra. A pessoa sob a influência deste gênio contrário não saberá guardar segredos, fará oposição às causas justas, violará correspondências e tratará mal as pessoas que querem ajudá-la. (fonte:Comamor).

Mongaguá realiza testes gratuítos de HIV
         até 1º de dezembro
(veja endereços em:


 
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA
CONSCIÊNCIA NEGRA EM MONGAGUÁ
INFORMAÇÕES 13 3448-6703


Consumidor poderá comprar novo feijão que tem mais proteínas e cozinha mais rápido em 2011.
Vinte e três por cento de mais proteínas e que fica pronto em apenas 20 minutos. Este é um novo tipo de feijão que será vendido a partir do próximo ano.
O produto foi desenvolvido pelo Instituto Agronômico, ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
Batizado de IAC Formoso, o superfeijão levou sete anos para ser criado pela equipe do pesquisador Alisson Fernando Chiorato.
E o produto não será bom apenas para o consumidor. O produtor também terá vantagens.
Da germinação à colheita ele se desenvolve em apenas 75 dias, 20 a menos comparado a outros tipos de feijões mais comuns na lavoura.
De acordo com o instituto, que também desenvolveu o popular feijão carioquinha, as sementes do IAC Formoso devem estar disponíveis para comercialização a partir de fevereiro de 2011.
O cultivar foi desenvolvido pelo Programa de Melhoramento de Genética do Feijão, que desde a década de 30 já lançou outros 40 tipos, dos quais seis são vendidos no mercado.(fonte: agenciaradio2)


Medicina e publicidade são os cursos mais disputados no vestibular da Fuvest.
Fuvest divulga a relação candidato/vaga do vestibular 2011, que vai selecionar alunos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Quase 133 mil candidatos estão inscritos para concorrer a 10 mil 652 vagas na USP e a cem na Faculdade de Ciências Médicas.
Desse total mais de 10 mil e 800 são treineiros, ou seja, são estudantes que ainda vão concluir o ensino médio e participam do processo seletivo para se familiarizar com o exame. 
Medicina é o curso mais concorrido, com 49,25 candidatos por vaga.
Em seguida vêm publicidade e propaganda, com 44,44, e relações internacionais, com 37,82.
A 1ª fase do vestibular da Fuvest acontece no dia 28 de novembro. Os locais da prova serão divulgados no dia 22.(fonte: agenciaradio2)


Matrícula antecipada no Ensino Médio da rede pública de SP deve ser feita até o dia 23.
Escolas estaduais de São Paulo iniciam o período de matrícula antecipada para o Ensino Médio. 

Deve fazer a reserva de vaga o aluno que estuda em colégio particular e quer migrar para a rede pública em 2011. 

O mesmo vale para quem está fora da escola e planeja retomar os estudos em 2011, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. 

A matrícula deve ser feita até o dia 23 de novembro, nos estabelecimentos de ensino da capital, Grande São Paulo, litoral e interior paulista.

O interessado só precisa ir até a escola mais próxima e fornecer seu nome, endereço e telefone de contato.

O resultado das inscrições será divulgado pela Secretaria da Educação do Estado entre os dias 6 e 14 de dezembro.

Vale lembrar que estudantes do último ano do Ensino Fundamental na rede pública serão consultados sobre o interesse em cursar o Ensino Médio na escola estadual. (fonte: agenciaradio2)


 

IN MEMORIAM:
João Guimarães Rosa
Cordisburgo, MG, 27/06/1908 – Rio de Janeiro, RJ, 19/11/1967
Foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Guimar%C3%A3es_Rosa)
OBRAS:
1969: Estas Estórias (póstumo)
1970: Ave, Palavra (póstumo)



Adolpho Bloch
Ucrânia, 8/10/1908 – São Paulo, 19/11/1995
Foi um dos mais importantes empresários da imprensa e televisão brasileira. Fundador do grupo de mídia que levava seu sobrenome, foi o criador da revista semanal Manchete, em 1952, e fundou, em 1983, a Rede Manchete, hoje extinta. Nascido Adolfo Bloch, no Brasil  ele passou a assinar como Adholpo, com o ph no lugar do f em seu primeiro nome. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolpho_Bloch



QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário